Ligações entrantes estranhas "spam" na ICIP

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

pmarcello
Membro

Ligações entrantes estranhas "spam" na ICIP

Mensagem por pmarcello »

Srs.

Após ativar a ICIP da nossa central Impacta 94, com tudo funcionando normalmente, inclusive os ramais IP, estamos toda hora recebendo no TI principal da telefonista umas ligações estranhas, uma espécie de Spam, de números como "100" ou "1001"... toca toda hora no ramal da telefonista e quando atende não tem som nenhum.

Descobri que é oriundo da rede pois se eu bloquear no nosso Firewall a porta de entrada 5060 o problema para, não recebemos mais tal ligação, o problema é que como temos ramais remotos em locais sem IP fixo, não posso fechar a porta 5060 se não esses ramais também param de funcionar.

Alguem tem alguma ideia de como resolver esta questão?
SuporteIntelbras
Administrador
Contato:

Re: Ligações entrantes estranhas "spam" na ICIP

Mensagem por SuporteIntelbras »

pmarcello escreveu:Srs.

Após ativar a ICIP da nossa central Impacta 94, com tudo funcionando normalmente, inclusive os ramais IP, estamos toda hora recebendo no TI principal da telefonista umas ligações estranhas, uma espécie de Spam, de números como "100" ou "1001"... toca toda hora no ramal da telefonista e quando atende não tem som nenhum.

Descobri que é oriundo da rede pois se eu bloquear no nosso Firewall a porta de entrada 5060 o problema para, não recebemos mais tal ligação, o problema é que como temos ramais remotos em locais sem IP fixo, não posso fechar a porta 5060 se não esses ramais também param de funcionar.

Alguem tem alguma ideia de como resolver esta questão?
Olá Pmarcello

o que realmente está acontecendo é uma tentativa de invasão, uma alternativa é relizar um filtro permitindo que apenas os IPs das suas filiais acessem esse serviço ou realizar um desvio, para que as ligações onde o prefixo chamador são esses, desvie para um ramal inesistente da central (que não possua acesso a nenhuma rota ou ou categoria de acesso externo). Hojé não é possível alterar a porta de serviço 5060.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
pmarcello
Membro

Mensagem por pmarcello »

O problema que tenho pontos de ramal IP externo que não tem IP fixo, por exemplo na casa do diretor e etc, e com isso não consigo fazer o filtro permitindo determinados IP acessarem a porta 5060 como sugerido, mas a sugestão de desviar essas chamadas para um ramal inexistente pode ser uma opção, poderiam me ajudar a implementa-la?

agradeço desde já. Pedro
SuporteIntelbras
Administrador
Contato:

Mensagem por SuporteIntelbras »

pmarcello escreveu:O problema que tenho pontos de ramal IP externo que não tem IP fixo, por exemplo na casa do diretor e etc, e com isso não consigo fazer o filtro permitindo determinados IP acessarem a porta 5060 como sugerido, mas a sugestão de desviar essas chamadas para um ramal inexistente pode ser uma opção, poderiam me ajudar a implementa-la?

agradeço desde já. Pedro

Olá PMarcello

é possível realizar uma VPN(a maioria dos smartphones possuem essa facilidade), ou fazer um filtro no seu firewall restringindo prefixos IP internacionais, com isso terá ataque apenas do território nacional, que é muito difícil (90% dos casos já soluciona), ou criar um ramal virtual, definir ele como atendedor do juntor IP e fazer uma conversão de entrada através da facilidade, encontrada em todos o juntores, "ATENDIMENTO PELO NÚMERO DO CHAMADOR OU PREFIXO > ATENDIMENTO PELO CHAMADOR ".

Com essa facilidade habilitada nos juntores IP's, vá em ROTEAMENTO > ATENDEDOR PELO NÚMERO e crie a seguinte regra:

Número chamador: 100
Tipo de ring: Selecione qualquer uma das opções
Atendedor: o ramal virtual ou um ramal não utilizado na central.

Crie também para o prefixo 1001, ramal virtual é criado em cima de uma posição de ramal existente, basta clicar na opção novo, associa-lo a um feixe e posição de uma ramal existente, vale lembrar que para essa facilidade, o ideal é que o ramal virtual não possua categoria para ligação externa e tenha a facilidade BLOQUEAR DDC habilitado. Vale lembrar que nenhuma filial poderá ter o prefixo 100, pois toda ligação com esse prefixo será direcionada para o ramal que você define como atendedor daquele prefixo.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
gapti
Membro

Mensagem por gapti »

Ola,
Desculpe reviver esse topico,mas estou exatamente com esse mesmo problema,como ja se passaram quase 3 anos,a forma de resolver essa situação ainda e como citado acima? mesmo que essas chamadas direcionandas para um ramal virtual corro aglum risco de dessa "invasão" ser concretizada?
IntelbrasTelecom
Administrador

Mensagem por IntelbrasTelecom »

gapti escreveu:Ola,
Desculpe reviver esse topico,mas estou exatamente com esse mesmo problema,como ja se passaram quase 3 anos,a forma de resolver essa situação ainda e como citado acima? mesmo que essas chamadas direcionandas para um ramal virtual corro aglum risco de dessa "invasão" ser concretizada?

Olá gapti

foi disponibilizado uma atualização para a central impacta e ICIP onde você pode alterar a porta SIP (5060) para uma outra porta (Ex.: 5061,5062, outras...). Como essas invasões, na grande maioria, são realizadas na porta padrão 5060 alterando, você consegue eliminar ou reduzir esses tipos de ligações. Para maiores informações entre em contato com o nosso suporte através de uma das nossas bases regionais.

http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico
gapti
Membro

Mensagem por gapti »

Ola,
Obrigado pelo retorno,vou verificar quanto a atualização.
IntelbrasTelecom
Administrador

gapti escreveu:Ola,
Obrigado pelo retorno,vou verificar quanto a atualização.
Aguardamos o seu contato ;)
gapti
Membro

Mensagem por gapti »

Ola,so fiquei na duvida onde alterar a porta,seria como na img abaixo ?

Imagem
IntelbrasTelecom
Administrador

gapti escreveu:Ola,so fiquei na duvida onde alterar a porta,seria como na img abaixo ?

Imagem

Olá Gapti

essa é a porta do servidor onde você deve realizar o registro (conta voip), quando você registra um ramal na ICIP a porta configurada no terminal deve ser a 5060, na nova versão essa porta pode ser alterada. Por ser um produto que exige certificação, não prestamos suporte via Fórum, mas a comunidade pode orienta-lo, para suporte com a fábrica entre em contato com uma das nossa bases regionais para que possamos auxilia-lo:

http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico
Responder

Voltar para “Impacta 94”