Falha ao obter endereço da rede - TIP 120 LITE

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

duli
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Jan 2013, 11:57

Falha ao obter endereço da rede - TIP 120 LITE

Mensagem por duli »

Produto:

Telefone IP TIP 120 LITE
Versão da Aplicação: 2.9
Revisão: 17

Problema:

Só ocorre quando o telefone está configurado para receber endereço da rede via DHCP (Rede > WAN > Obter endereço IP automaticamente (DHCP)).

Ao ser ligado o aparelho na energia, ele é inicializado normalmente e obtém um endereço IP via DHCP. Tudo funciona conforme esperado.

Porém, se houver a desconexão somente da rede (por exemplo, se for removido o cabo de rede do aparelho ou se o roteador da rede for desligado), as teclas "mute" e "handset" começam a piscar. Uma vez reconectada a rede, o telefone não consegue mais obter endereço de rede e as teclas continuam a piscar indefinidamente. O telefone não reconecta à rede e fica sem um endereço de IP para ser encontrado.

A operação do telefone só volta ao normal se o telefone for desconectado da energia e ligado novamente à energia.

Se a configuração do telefone for alterada para IP Estático, o problema não ocorre. A rede pode ser desconectada e reconectada a qualquer momento e o telefone retoma a conexão normalmente.

Ou seja, aparentemente, o telefone não solicita um endereço IP ao servidor DHCP após já estar ligado. Tudo indica que o telefone faz isso apenas uma vez, durante a inicialização, e depois não faz mais, mesmo quando a rede é desconectada e reconectada novamente, razão pela qual ele não consegue mais obter um endereço após interrupção e restabelecimento da rede.

Isso é inconveniente porque temos 15 telefones desse modelo e sempre que há eventual desligamento da rede (para manutenção ou qualquer outro motivo), todos os telefones precisam ser desligados e ligados novamente.

Já tentei fazer "static mapping" via DHCP pelo roteador, mas também não adianta. O mesmo problema ocorre.

A alternativa seria configurar manualmente cada endereço de IP em cada telefone, o que é indesejável para o cenário que eu possuo e extremamente inconveniente, pois não me permite manter controle centralizado de todos os endereços.

Gostaria de ajuda para saber se há alguma configuração que possa ser feita para superar esse problema, ou se se seria preciso de uma atualização de firmware.

Muito obrigado!
Luís Felipe
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1625
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Falha ao obter endereço da rede - TIP 120 LITE

Mensagem por IntelbrasTelecom »

duli escreveu:Produto:

Telefone IP TIP 120 LITE
Versão da Aplicação: 2.9
Revisão: 17

Problema:

Só ocorre quando o telefone está configurado para receber endereço da rede via DHCP (Rede > WAN > Obter endereço IP automaticamente (DHCP)).

Ao ser ligado o aparelho na energia, ele é inicializado normalmente e obtém um endereço IP via DHCP. Tudo funciona conforme esperado.

Porém, se houver a desconexão somente da rede (por exemplo, se for removido o cabo de rede do aparelho ou se o roteador da rede for desligado), as teclas "mute" e "handset" começam a piscar. Uma vez reconectada a rede, o telefone não consegue mais obter endereço de rede e as teclas continuam a piscar indefinidamente. O telefone não reconecta à rede e fica sem um endereço de IP para ser encontrado.

A operação do telefone só volta ao normal se o telefone for desconectado da energia e ligado novamente à energia.

Se a configuração do telefone for alterada para IP Estático, o problema não ocorre. A rede pode ser desconectada e reconectada a qualquer momento e o telefone retoma a conexão normalmente.

Ou seja, aparentemente, o telefone não solicita um endereço IP ao servidor DHCP após já estar ligado. Tudo indica que o telefone faz isso apenas uma vez, durante a inicialização, e depois não faz mais, mesmo quando a rede é desconectada e reconectada novamente, razão pela qual ele não consegue mais obter um endereço após interrupção e restabelecimento da rede.

Isso é inconveniente porque temos 15 telefones desse modelo e sempre que há eventual desligamento da rede (para manutenção ou qualquer outro motivo), todos os telefones precisam ser desligados e ligados novamente.

Já tentei fazer "static mapping" via DHCP pelo roteador, mas também não adianta. O mesmo problema ocorre.

A alternativa seria configurar manualmente cada endereço de IP em cada telefone, o que é indesejável para o cenário que eu possuo e extremamente inconveniente, pois não me permite manter controle centralizado de todos os endereços.

Gostaria de ajuda para saber se há alguma configuração que possa ser feita para superar esse problema, ou se se seria preciso de uma atualização de firmware.

Muito obrigado!
Luís Felipe


A firmware mais recente para este aparelho é a 2.9.17, que você consegue baixar clicando neste link: http://backend.intelbras.com/sites/defa ... 7.bin_.zip

Faça o teste com a firmware atualizada e nos informe se não resolver.
duli
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Jan 2013, 11:57

Re: Falha ao obter endereço da rede - TIP 120 LITE

Mensagem por duli »

IntelbrasTelecom escreveu:
duli escreveu:Produto:

Telefone IP TIP 120 LITE
Versão da Aplicação: 2.9
Revisão: 17

Problema:

Só ocorre quando o telefone está configurado para receber endereço da rede via DHCP (Rede > WAN > Obter endereço IP automaticamente (DHCP)).

[...]

Muito obrigado!
Luís Felipe


A firmware mais recente para este aparelho é a 2.9.17, que você consegue baixar clicando neste link: http://backend.intelbras.com/sites/defa ... 7.bin_.zip

Faça o teste com a firmware atualizada e nos informe se não resolver.


Olá, boa tarde! Conforme postado no início da minha mensagem, o firmware usado já é o 2.9.17.

Telefone IP TIP 120 LITE
Versão da Aplicação: 2.9
Revisão: 17


Obrigado.
Responder

Voltar para “TIP 120”