Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

grafis
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Jul 2014, 17:16

Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por grafis »

Boa tarde,

Tenho o seguinte cenário:

Central Impacta Intelbras 68i com ICIP + Tronco E1 <-> FreePBX

Gostaria de ter acesso ao Tronco E1 através dos ramais cadastrados no FreePBX.

Já utilizo um ramal com Linha Executiva para conseguir esse acesso, mas gostaria de saber se existe alguma forma mais transparente de conseguir acesso ao Tronco E1, sem precisar dessa "gambiarra".

Precisava de uma forma de ligação sem precisar chamar um ramal antes de conseguir o acesso ao Tronco E1.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Att
Avatar do usuário
impactaman
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 16 Ago 2018, 10:22
Localização: cascavel paraná

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por impactaman »

Bom dia, @grafis

Primeiramente linha executiva nao é uma gambiarra. Foi pensada justamente para esse proposito(conseguir usar linhas do pabx, falar com ramais internos, usar funçoes internas do pabx atraves de uma entrada externa(linha, ponto a ponto, etc))

para nao usar a linha executiva, registre um softphone ip em um ramal ip da sua central, assim você dá categoria direto para o ramal ip acessar o feixe digital, aproveite que tem ICIP :D
grafis
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Jul 2014, 17:16

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por grafis »

Bom dia @impactaman,

Compreendo que a linha executiva tem seu propósito e funções. Acredito que em um cenário onde tem VOIP envolvido, poderia ter alguma solução mais transparente. Por isso digo que para nosso propósito é uma gambiarra sim, pois tenho um cenário complicado e a solução não é mais adequada. O fato de ter que discar um ramal, depois rota, aguardar tom de linha e só então seguir com a ligação é um complicador.

Não posso colocar um softphone direto na central, pois tenho um CRM que tem integrado um PBX e as ligações entrantes e saintes devem passar por ele.

O cenário completo é o seguinte:

Impacta <-> FreePBX <-> Bitrix24

Att
Avatar do usuário
Boris
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 10 Mai 2017, 07:52

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por Boris »

grafis escreveu:Bom dia @impactaman,
Compreendo que a linha executiva tem seu propósito e funções. Acredito que em um cenário onde tem VOIP envolvido, poderia ter alguma solução mais transparente. Por isso digo que para nosso propósito é uma gambiarra sim, pois tenho um cenário complicado e a solução não é mais adequada. O fato de ter que discar um ramal, depois rota, aguardar tom de linha e só então seguir com a ligação é um complicador. Não posso colocar um softphone direto na central, pois tenho um CRM que tem integrado um PBX e as ligações entrantes e saintes devem passar por ele.
O cenário completo é o seguinte:
Impacta <-> FreePBX <-> Bitrix24
Att
Bom dia amigo,

Quando o cenário é inverso, a placa ICIP precisando realizar ligações por outro PABX, é possível fazer uma configuração chamada GATEWAY PSTN, onde você cria uma conversão de saída para que seja preciso discar apenas a rota e a central adicione o restante do comando da linha executiva...
No FreePBX é possível fazer essa configuração?

Abaixo segue um exemplo da configuração na Impacta.

Você digita: rota + número | 0 + 3344-5566
O que a central telefônica faz: ramal + aguarda o atendimento + rota + número
Usando um exemplo onde o tronco E1 está no FreePBX e a linha executiva também, o que aconteceria seria o seguinte:
A numeração do ramal com linha executiva é 300

300 ® 0 3344-5566 - o ® seria para ilustrar o aguarda atendimento.

Se for possivel fazer essa configuração no FreePBX, ficará transparente, sendo necessário discar apenas a rota + número.
Espero ter ajudado!
8-)
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por IntelbrasTelecom »

grafis escreveu:Boa tarde,

Tenho o seguinte cenário:

Central Impacta Intelbras 68i com ICIP + Tronco E1 <-> FreePBX

Gostaria de ter acesso ao Tronco E1 através dos ramais cadastrados no FreePBX.

Já utilizo um ramal com Linha Executiva para conseguir esse acesso, mas gostaria de saber se existe alguma forma mais transparente de conseguir acesso ao Tronco E1, sem precisar dessa "gambiarra".

Precisava de uma forma de ligação sem precisar chamar um ramal antes de conseguir o acesso ao Tronco E1.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Att
Você terá quer ver se no seu FreePBX tem a função de conversão de saida, para alterar os dígitos do usuário.
Para solucionar este seu cenário, a configuração não é da central Impacta, e sim do FreePBX.

Quando usamos duas Impacta, por exemplo, conseguimos fazer a ligação direto utilizando a conversão de saída, onde a central irá adicionar o número do ramal com linha executiva antes do número externo discado no ramal.
pdalston
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Set 2018, 19:19

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por pdalston »

tenho o mesmo problema do @grafis mas com um asterisk.
O problema é realmente a integração entre impacta e pabxip que é muito limitada.
Avatar do usuário
impactaman
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 16 Ago 2018, 10:22
Localização: cascavel paraná

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por impactaman »

Como informado, se seu pabx tiver conversao de saida você consegue deixar a discagem transparente,

coloque a conversa para qualquer nomero discado seja onvertido para (ramal da linha executiva)(funçao aguardar atendimento ou 1 ou 2 segundos)(0 e o numero discado)

as impactas tem essa funçao justamente para funcionar transparentemente uma com a outra.
grafis
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Jul 2014, 17:16

Re: Acesso a Tronco E1 sem precisar de Linha Executiva

Mensagem por grafis »

Boa tarde pdalston,

Consegui resolver o meu problema da seguinte forma:

Já tenho uma regra da saída do FreePBX que acessa meus ramais da Impacta, qualquer ligação para 2XX cai nos ramais da impacta.

Cria um novo contexto (por ex. "from-internal-custom") e coloca os ramais nesse contexto.
No meu caso, criei no arquivo /etc/asterisk/extensions_custom.conf o seguinte contexto:

[from-internal-custom]
exten => _00.,1,NoOp(Ligação via tronco E1 da Impacta.})
exten => _00.,n,Dial(local/290@from-internal,60,D(ww0ww${CALLERID(dnid):2}))
include => from-internal

Nesse exemplo, quando o ramal do Asterisk digita "00 + número do telefone" o ramal efetua uma ligação para o ramal 290 da Impacta (no meu caso 290 é um ramal virtual que tem linha executiva habilitada). Após o atendimento pelo ramal 290, o Asterisk aguarda 200ms digita 0 para chamar a rota do E1 na Impacta, aguarda mais 200ms e depois chama o número discado sem o 00 na frente (remove 00 da variável com o :2 depois do CALLERID(dnid)).

Com certeza tem outras formas de fazer, mas fiz esta e pro meu caso esta solução está me atendendo.
Responder

Voltar para “Impacta 68i”