Fio cortado e não dispara Sirene

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
cabiludo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Jul 2015, 09:57
Contato:

Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por cabiludo »

Boa tarde.

Meu sistema é composto de 600mts de perímetro total, com 6 fios de 0.90mm (super cerca). A central está configurada para 12.000volts no pulso/disparo.

O instalador usou um equipamento - parecido com caneta - que indica por cores se existe tensão no fio (para testar se a cerca está ativada). Pois bem, como na Super Cerca algumas hastes (de canto) utiliza JUMPER no fio para da sequencia a continuidade do perímetro aí resolvi fazer um teste.

Desarmei a central pelo controle remoto e cortei um dos JUMPERS. Ativei novamente a Central por controle e aguardei a mesma disparar... e surpresa - NADA de disparos.

A distância entre as hastes é de 3,5mts e numa boa parte (por setor)o instalador usou a caneta pra ter certeza que estava eletrificada, mas não em toda ela, nuns 30% em pontos diferentes. Onde efetuou o teste, o equipamento acusou eletricidade.

E agora, será que mal aterramento poderia ser o motivo da CENTRAL não testar o percuso todo dos 600mts? Tipo, algum ponto estar fechar o perímetro diminuindo o percuso para central?

Outra dúvida, na super cerca indicam utilizar fio de aço 1,3mm. Isso influencia em algo, pois usei 0.90mm. Se não, o JUMPER pode ser feito pelo mesmo fio 0.90mm?

Obrigado
Avatar do usuário
cabiludo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Jul 2015, 09:57
Contato:

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por cabiludo »

UP!!

Essa central não tem controle "corte" ? Ela não testa continuidade:?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Olá,

O aterramento é muito importante para a sensação de choque a quem vier a tocar nos fios da cerca, além da proteção contra raios e sobrecarga da rede elétrica e/ou fiação dos sensores.
Procure sempre um local mais úmido para fixação da haste de aterramento (barras cobreadas). As hastes devem ser superiores a 2,0 metros.
Atenção: não utilizar o NEUTRO da rede elétrica como aterramento.

Atenciosamente,

Paulo H. Pereira
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
cabiludo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Jul 2015, 09:57
Contato:

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por cabiludo »

Reativando esse tópico, primeiramente obrigado pela Ajuda na época!

Gostaria de confirmar, sobre a bitola do fio para aterramento onde está ligado essa Cerca 4001.
Pois na Tabela 58 da NBR5410 "seção Mínima de Condutor de Proteção" diz que se a FASE for menor que 16mm então a bitola do cabo para o aterramento pode ser igual ao da fase.

No meu caso, a bitola do fio FASE tem 2,5mm - posso então fazer um aterramento seguindo a tabela 58?
FASE 2,5mm = TERRA 2,5mm

Outra dúvida, será um aterramento isolado apenas para a Central 4001 como pede o Manual. Posso utilizar uma distância para esse cabo do aterramento máximo de 15 metros?

Obrigado!
Avatar do usuário
shimpato
Membro
Mensagens: 2543
Registrado em: 01 Jul 2011, 00:04
Localização: São Paulo, São Paulo, Z/L
Contato:

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por shimpato »

cabiludo escreveu:Reativando esse tópico, primeiramente obrigado pela Ajuda na época!

Gostaria de confirmar, sobre a bitola do fio para aterramento onde está ligado essa Cerca 4001.
Pois na Tabela 58 da NBR5410 "seção Mínima de Condutor de Proteção" diz que se a FASE for menor que 16mm então a bitola do cabo para o aterramento pode ser igual ao da fase.

No meu caso, a bitola do fio FASE tem 2,5mm - posso então fazer um aterramento seguindo a tabela 58?
FASE 2,5mm = TERRA 2,5mm

Outra dúvida, será um aterramento isolado apenas para a Central 4001 como pede o Manual. Posso utilizar uma distância para esse cabo do aterramento máximo de 15 metros?

Obrigado!

No meu caso, a bitola do fio FASE tem 2,5mm - posso então fazer um aterramento seguindo a tabela 58?
FASE 2,5mm = TERRA 2,5mm

Pode não amigo, deve, você tem que seguir as normas de instalação.

Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Boa tarde!

Os cabos da entrada de alta tensão e de aterramento devem ser instalados através dos furos na lateral direita do gabinete. Após a passagem dos cabos é necessário efetuar a ligação em seus respectivos bornes.

Devem-se utilizar cabos de 3 a 6 mm, objetivando a total vedação contra entrada d’água (IPX4). Também é necessário cabo de alta tensão com rigidez dielétrica de no mínimo 15 kV.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
cabiludo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Jul 2015, 09:57
Contato:

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por cabiludo »

Me orientei pela nbr-5410 - como dei as referencias acima. Mas ok. Obrigado a todos!
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Fio cortado e não dispara Sirene

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

Agradecemos o seu retorno! Para demais dúvidas no momento da instalação ou testes, recomendamos que entre em contato por telefone estando próximo ao produto.

Segue o link para encontrar os telefones de nossas bases regionais: http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico .
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Responder

Voltar para “ELC 4001 RF - Central de cerca elétrica”