DISA não desliga

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
edvell
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2015, 12:52

DISA não desliga

Mensagem por edvell »

Boa tarde,

Tenho uma central impacta 40 com linha GVT. Quando se liga pra cá, a DISA atende normal, mas se a pessoa desligar a ligação no inicio da mensagem, a DISA permanece conectada (Não desliga) e transfere a falsa ligação para um ramal. Se atender se ouve um barulho de faz...

Ao ligar para Intelbras eu ouvi várias cosas... Uma dela é que isso é uma característica! Imagina, tu corre pra atender é não é ninguém!!!!! Isso é muito ruim...

Um outro atendente me informou, que a DISA ao identificar o som de ocupado (desligamento) ela desliga e desocupa a linha (juntor)... Mas que a central não estava desligando pela minha tenção está muito alta (54v) e me solicitou em colocar um resistor em serie... Mas não me informou qual resistor deveria ser colocado, se em qual dos dois polos deve ser colocado.


Alguém saberia me informar ao certo como faço pra as ligações que são desistida não tocar em nenhum ramal e liberar a linha pra ser usada?
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: DISA não desliga

Mensagem por SuporteIntelbras »

Olá edvell

ao realizar uma chamada para a central, onde a DISA realiza o atendimento e essa chamada é encerrada (por quem originou a chamada), a DISA se comporta como um ramal e realmente a ligação só será encerrada ao realizar o atendimento pelo ramal atendedor (do juntor ou menu). Um dos motivos pode estar relacionado ao "barulho de fax", esse ruído normalmente é gerado pela sinalização ADSL, neste caso você deve inserir um filtro de linha antes de conectar a linha na central.
Não existindo esse "ruído", você pode realizar a calibração da híbrida no juntor e a sinalização de progresso de chamada, configurado no juntor, deve estar como ANATEL/ITU.T (Portas > Juntores > selecione o Juntor > Dispositivo).

Para realizar a calibração, assista o nosso vídeo tutorial:

Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
edvell
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2015, 12:52

Re: DISA não desliga

Mensagem por edvell »

Eu já uso um filtro em minha linha...


Fiz o seguinte teste... Coloquei o ramal 208 ligado na entrada do Juntor... Ao ligar para o ramal 208 a DISA atende... Mas não transfere se eu desligar o telefone.
Avatar do usuário
edvell
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2015, 12:52

Re: DISA não desliga

Mensagem por edvell »

Existe alguma incompatibilidade nas informações.

Eu liguei o ramal 208 na entrada de linha do juntor, desligando a linha da operadora telefone (Loop). Liguei para o ramal 208 do ramal 207 e a Disa atendeu perfeitamente... Ao desligar o ramal 207, o led da DISA apagou imediatamente e a ligação "fantasma" não foi encaminhada para o ramal 200.
Exatamente ao meu ver, a forma correta.
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: DISA não desliga

Mensagem por SuporteIntelbras »

edvell escreveu:Existe alguma incompatibilidade nas informações.

Eu liguei o ramal 208 na entrada de linha do juntor, desligando a linha da operadora telefone (Loop). Liguei para o ramal 208 do ramal 207 e a Disa atendeu perfeitamente... Ao desligar o ramal 207, o led da DISA apagou imediatamente e a ligação "fantasma" não foi encaminhada para o ramal 200.
Exatamente ao meu ver, a forma correta.
Olá edvell

a central impacta não possui placa acessório DISA e por isso não possui um LED sinalizando o atendimento, provavelmente o led que o Sr. se refere é a do juntor. Verifique a tensão da linha e confirme se ela está dentro dos padrões ANATEL (48V), se você possui ADSL e filtro de linha, e mesmo assim escuta ruido na linha, provavelmente o seu filtro não está em perfeitas condições de uso, por isso ao interligar o ramal no juntor (que estão no mesmo potencial) o problema não aconteceu e você testou em um cenário "perfeito".
Dentro dessas condições, a nossa sugestão é verificar a tensão da linha, trocar o filtro de linha e realizar a calibração da híbrida.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
edvell
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2015, 12:52

Re: DISA não desliga

Mensagem por edvell »

Boa noite,

Esse é o terceiro filtro. Já usei de 3 marcas diferentes.
O led que estou me referindo é do juntor... Eu mencionei esse led para dizer, que a juntora não libera quando usado ligado na linha da GVT.
À tenção da minha linha está em 56v. Já reclamei com a GVT, que falou que é a tenção normal de trabalho deles!

Eu cortei um pedaço de fio telefônico, conectei os dois fios (branco e azul) na central, no outro lado do fio, eu coloquei um resistor de 220 ohms ligado no fio branco, e o resistor ligado na saída do filtro. O azul liguei direto na saída do filtro. Testei e o problema persistiu!
Troquei de lugar o resistor de fio, e mesmo assim, a tenção não caiu em nada.
Coloquei um resistor de 220 ohms entre o fio branco e outro entre o fio azul. Mas mesmo assim a tenção ficou sempre em 56v.
Não testei o resistor ligado em paralelo (ligado entre o branco e o azul).

O problema é que não tenho outra linha de outra operadora pra testar.
biru
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 25 Mai 2011, 08:52

Re: DISA não desliga

Mensagem por biru »

Edvell, estava com o mesmo problema e a calibração da híbrida resolveu.
Avatar do usuário
edvell
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2015, 12:52

Re: DISA não desliga

Mensagem por edvell »

biru escreveu:Edvell, estava com o mesmo problema e a calibração da híbrida resolveu.
Biru,
Eu já fiz diversas calibragem... E nada resolveu.
O problema que existem técnicos da Intelbras que afirmam que isso é uma característica da central.
Acabei de falar com um amigo que tem uma da concorrencia da mais simples e a dele libera a linha imediatamente e não transfere a ligação.

Mas eu não acredito que seja padrão, pelo teste de loop que eu fiz, ligando um ramal direto no tronco. Nesse cenário, a juntora é liberada imediatamente.

Mas obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: DISA não desliga

Mensagem por SuporteIntelbras »

Olá edvell

Além da calibração existe uma configuração em cada juntor onde você pode ajustar a impedância da linha. Para isso, vá em Portas > Juntores > selecione o juntor > Dispositivo, existe a configuração de impedância do juntor onde você pode alterar, salvar e realizar teste. Referente ao resistor, coloque-o em série com um terminal da linha em seguida realize a calibração. A norma da ANATEL é clara, a linha deve possuir 48V podendo ter variações de tensão entre 10% para mais ou para menos.

http://goo.gl/M3TDbA

Obs.: assim como o teste de loop encerrou a chamada, ao utilizar uma linha analógica (dentro dos padrões) deve funcionar também. Por isso os ajustes sujeridos acima devem ser realizados (calibração, impedância e resistor se for o caso).

Se possível, entre em contato com o nosso suporte para que possamos acompanhar os testes.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
fernandosene
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Mar 2020, 11:46

Re: DISA não desliga

Mensagem por fernandosene »

Tenho o mesmo problema e fiz todas as soluções apresentadas acima e o problema persiste. Algum já tem a solução.
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: DISA não desliga

Mensagem por IntelbrasTelecom »

fernandosene escreveu:Tenho o mesmo problema e fiz todas as soluções apresentadas acima e o problema persiste. Algum já tem a solução.


Isso ocorre quando o tom de ocupado da operadora está fora do padrão, com isso a central não entende que a chamada foi desligada, e segue o fluxo normal.

Esse tutorial mostra como verificar e ajustar o tom:
[youtube]R2y4lYu-p-I[/youtube]
Responder

Voltar para “Impacta 40”