Link de 1,56km com visada direta

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

tacianon
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jun 2014, 15:49

Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por tacianon »

Boa tarde,
adquiri 2 AP's WOM5000 para realizar um bridge entre 2 pontos com distância de 1,56km, e visada direta (o AP fica em um mastro a 4m de altura e o cliente fica no décimo andar de um edifício, sendo instalado no bordo do prédio diretamente em uma parede com suporte).
O AP encontra-se em um canal adequado, sem qualquer outro sinal neste mesmo canal, em modo bridge (AP+WDS), potência 28dB, ip 192.168.1.201 e o cliente em modo bridge, cliente opção wds marcada, ip 192.168.1.202, dhcp desativado em ambos.

Consigo conexão, porém esta com baixa qualidade, e agora ela está instável, conforme a foto abaixo
Imagem

Tentei instalar uma antena da Aquarius de 21dB 5,8GHz, mas ao invés de melhorar piorou, só achando o link com -78dbm.
Esta distância é muito para estes rádios?
Alguma solução, sem que tenha de me desfazer destes radios?
Grato.

Taciano
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por SuporteIntelbras »

tacianon escreveu:Boa tarde,
adquiri 2 AP's WOM5000 para realizar um bridge entre 2 pontos com distância de 1,56km, e visada direta (o AP fica em um mastro a 4m de altura e o cliente fica no décimo andar de um edifício, sendo instalado no bordo do prédio diretamente em uma parede com suporte).
O AP encontra-se em um canal adequado, sem qualquer outro sinal neste mesmo canal, em modo bridge (AP+WDS), potência 28dB, ip 192.168.1.201 e o cliente em modo bridge, cliente opção wds marcada, ip 192.168.1.202, dhcp desativado em ambos.

Consigo conexão, porém esta com baixa qualidade, e agora ela está instável, conforme a foto abaixo
Imagem

Tentei instalar uma antena da Aquarius de 21dB 5,8GHz, mas ao invés de melhorar piorou, só achando o link com -78dbm.
Esta distância é muito para estes rádios?
Alguma solução, sem que tenha de me desfazer destes radios?
Grato.

Taciano
Olá tacianon,

Qual o sinal e ruído que o AP capta do cliente e o cliente capta do AP?
Você seguiu o tutorial de configuração bridge ponto a ponto?
https://www.youtube.com/watch?v=jwS8JEmejkY
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
CARLOSMEIRELLES
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Ago 2014, 19:16

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por CARLOSMEIRELLES »

amigo você já resolveu o problema? tou com um problema parecido só que com uma configuração diferente e estou apanhando p/ configurar um ponto a ponto em modo bridge normal , eo cliente tambem ,só que os radios se conectam mas não tem trafego de internet ,o radio cliente acha o AP com um sinal de -72 , com piso de ruido -86 o snr fica locão variando -15/-7/-3/ desconectado , depois volta novamente do começo, a distancia do meu ponto a ponto é em linha reta de 2750metros dedidos e alinhados com uma trena a layzer visada limpa eu olho os dois pontos sem obstaculos configurei tanto o radio AP como o cliente com a distancia de 3200metros SENDO QUE O AP TA COM 28DB E O CIENTE JA TENTEI VARIOS ,DE 15DB ATE 28DB ,UMA UNICA VEZ ELE CONECTOU A INTERNET ABRIU A PAGINA DO GOOGLE E NUNCA MAIS .SENDO QUE A UMA DISTANCIA DE 300METROS FUNCIONA NORMALMENTE POIS ELES ESTAVAM INSTALADO NESTA DISTANCIA..

DESDE JA AGRADEÇO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR BLZ SE NÃO VOU QUEIMAR MINHAS WOM5000 E VOU COMPRAR DUAS NANO LOCO POIS EU PEGUEI DUAS DE UM AMIGO TESTEI E FUNCIONOU BLZ..KKKKKKKK
CARLOSMEIRELLES
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Ago 2014, 19:16

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por CARLOSMEIRELLES »

amigo você já resolveu o problema? tou com um problema parecido só que com uma configuração diferente e estou apanhando p/ configurar um ponto a ponto em modo bridge normal , eo cliente tambem ,só que os radios se conectam mas não tem trafego de internet ,o radio cliente acha o AP com um sinal de -72 , com piso de ruido -86 o snr fica locão variando -15/-7/-3/ desconectado , depois volta novamente do começo, a distancia do meu ponto a ponto é em linha reta de 2750metros dedidos e alinhados com uma trena a layzer visada limpa eu olho os dois pontos sem obstaculos configurei tanto o radio AP como o cliente com a distancia de 3200metros SENDO QUE O AP TA COM 28DB E O CIENTE JA TENTEI VARIOS ,DE 15DB ATE 28DB ,UMA UNICA VEZ ELE CONECTOU A INTERNET ABRIU A PAGINA DO GOOGLE E NUNCA MAIS .SENDO QUE A UMA DISTANCIA DE 300METROS FUNCIONA NORMALMENTE POIS ELES ESTAVAM INSTALADO NESTA DISTANCIA..

DESDE JA AGRADEÇO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR BLZ SE NÃO VOU QUEIMAR MINHAS WOM5000 E VOU COMPRAR DUAS NANO LOCO POIS EU PEGUEI DUAS DE UM AMIGO TESTEI E FUNCIONOU BLZ..KKKKKKKK
marcelorc91
Membro
Mensagens: 53
Registrado em: 16 Mai 2014, 09:32

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por marcelorc91 »

tacianon cara blz?

Tenho pequenos enlaces com o WOM5000 de até 3,5 metros porém sem nenhum obstáculo e funciona bem.

Tente fazer as seguintes modificações;

Atualizar para a firmware 3.3a
Colocar na potência máxima(25dbm)
Efetuar uma analise de Canal "SiteSurvey"(é importante que você verifique nos dois equipamentos pois nem sempre o melhor canal no AP é o melhor no cliente e vice versa.)
Controle de Piso de Ruído > Modo de Controle: Automatico
Teste em PAÍS "Complience Testing" irá liberar mais canais para utilizar(Dependendo do canal esta na faixa de DFS e não é permitido pela ANATEL)
Desabilite o DFS(Teste)
Verifique alinhamento


Bom amigo efetue esses testes e verifique como fica seu enlace.

Abs
Exclusiva
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Jul 2014, 12:19

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por Exclusiva »

Amigos boa tarde, fiz a configuração ponto a ponto modo Bridge, a antena se conecta mas não consigo receber o sinal de internet, uso aparelho da NET, SBV5121, e até agora nada, ficaria grato saber se tem outra configuração quando conecto no WOM mimo.
marcelorc91
Membro
Mensagens: 53
Registrado em: 16 Mai 2014, 09:32

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por marcelorc91 »

Exclusiva escreveu:Amigos boa tarde, fiz a configuração ponto a ponto modo Bridge, a antena se conecta mas não consigo receber o sinal de internet, uso aparelho da NET, SBV5121, e até agora nada, ficaria grato saber se tem outra configuração quando conecto no WOM mimo.

Segue esse video http://youtube.com/watch?v=jwS8JEmejkY acho que irá te ajudar.

Caso não consiga me diz qual a distância dos equipamentos e endereço de ambos que tento de ajudar.

Pinga de um lado a outro?
Exclusiva
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Jul 2014, 12:19

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por Exclusiva »

Consegui descobrir o problema de não entrar a internet, na "central de rede e compartilhamento" Conexão local, propiedades, no protocolo eu deixava a o endereço IP do WOM, quando mudei para IP automaticamente, funcionou. Só que o sinal ainda continua fraco -72, já mudei os canais aumentei a distancia e nada.
marcelorc91
Membro
Mensagens: 53
Registrado em: 16 Mai 2014, 09:32

Re: Link de 1,56km com visada direta

Mensagem por marcelorc91 »

Exclusiva escreveu:Consegui descobrir o problema de não entrar a internet, na "central de rede e compartilhamento" Conexão local, propiedades, no protocolo eu deixava a o endereço IP do WOM, quando mudei para IP automaticamente, funcionou. Só que o sinal ainda continua fraco -72, já mudei os canais aumentei a distancia e nada.
Posta o resultado do LinkCalc para podermos verificar a viabilidade do link.

Qual a potência dos equipamentos?
Qual País está sendo utilizado?
Qual canal?
Responder

Voltar para “Linha WOM”