Página 1 de 1

Novo circuito elétrico é necessário?

Enviado: 02 Set 2015, 12:20
por Matheus26
Olá amigos, sou eletricista instalador e reparador. Normalmente só faço instalações elétricas e reparos em redes de alta e baixa tensão. Está semana recebi um pedido para fazer a instalação de uma cerca elétrica com alarme e os aparelhos eram da Intelbras. Não instalei por não obter conhecimento prévio do funcionamento do sistema. Entretanto devido ao didático manual de vocês pude conhecer melhor e me preparar para a instalação. Mas me restou uma dúvida: não seria mais seguro recomendar que seja feito um circuito elétrico exclusivamente (com disjuntor e fiação exclusiva) para a central de choque? Ou realmente não há a necessidade? Obrigado e aguardo contato.

Re: Novo circuito elétrico é necessário?

Enviado: 06 Out 2015, 13:39
por JosePSJr
Ola Matheus.

A Intelbras indica que seja posto um disjuntor/interruptor para controle/manutenção da cerca elétrica, conforme texto abaixo. Também ha projetos de lei que exigem que o circuito de uma cerca elétrica seja separado da residência, vindo diretamente do quadro de distribuição. E, já li em outros fóruns que seja evite-se alimentar a cerca elétrica da mesma rede de tomadas e afins da casa.

Segue-se o texto:
"A fiação fixa para alimentação do equipamento 115 – 230 VAC deve possuir um interruptor de segurança ou dispositivo semelhante como, por exemplo, um disjuntor. Tal dispositivo deve permitir o desligamento da rede elétrica, sem a necessidade de se abrir o gabinete do equipamento, além de proteger a instalação contra eventuais curtos na entrada de alimentação;"

Att
José

Re: Novo circuito elétrico é necessário?

Enviado: 05 Jun 2018, 09:11
por IntelbrasAlarmes
Por gentileza nos informe se a dúvida ainda persiste sobre a alimentação da cerca elétrica.