CIP 850 + Cisco 7942

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

kiosaninn
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Jan 2021, 12:38

CIP 850 + Cisco 7942

Mensagem por kiosaninn »

Boa noite a todos,

Adquiri uma CIP850 e tenho alguns cisco 7942g já com o firmware 8.5.4 SIP v2.0. Estes telefones funcionavam normalmente em uma central digistar.

Acontece que não consigo registrar estes telefones de forma alguma na central. Já fiquei mais de 02 horas com o suporte técnico, realizando alterações no XML de configuração da cisco para o telefone e nada.

Já analisei os logs da central via telnet quando o cisco tenta registrar-se e quando o softphone mobiliti registra. Pelo app mobiliti consigo operar normalmente mas o problema é que tenho vários telefones cisco destes e preciso ligá-los nessa central ou terei de abandonar a intelbras nesse quesito e voltar para a digistar (a minha central da outra empresa queimou).

A central está atualizada, está ligada em switch gerenciável mas já liguei somente ela em um switch comum com os telefones e nada.

Se existir alguém que já passou por isto e CONSIGA resolver o meu problema, entre em contato no email marlon@techio.inf.br pois preciso resolver isso urgentemente, até mesmo para devolver a central caso a mesma não funcione com esses aparelhos.

Obrigado

LOG EXTRAIDO DO ASTERISK DA CIP850

<--- SIP read from 192.168.81.39:49362 --->
REGISTER sip:192.168.81.20 SIP/2.0
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
Max-Forwards: 70
Date: Mon, 08 Feb 2021 21:22:07 GMT
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: Cisco-CP7942G/8.5.3
Contact: <sip:201@192.168.81.39:5566;transport=udp>;+sip.instance="<urn:uuid:00000000-0000-0000-0000-b41489a312b4>";+u.sip!model.ccm.cisco.com="434"
Supported: replaces,join,norefersub,extended-refer,X-cisco-callinfo,X-cisco-serviceuri,X-cisco-escapecodes,X-cisco-service-control,X-cisco-srtp-fallback,X-cisco-monrec,X-cisco-config,X-cisco-sis-3.0.0,X-cisco-xsi-7.0.1
Content-Length: 0
Reason: SIP;cause=200;text="cisco-alarm:20 Name=SEPB41489A312B4 Load=SIP42.8-5-4S Last=phone-keypad"
Expires: 1200


<------------->
--- (14 headers 0 lines) ---
Using latest REGISTER request as basis request
Sending to 192.168.81.39 : 49362 (NAT)

<--- Transmitting (NAT) to 192.168.81.39:49362 --->
SIP/2.0 100 Trying
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6;received=192.168.81.39
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: CIP850
Allow: INVITE, ACK, CANCEL, OPTIONS, BYE, REFER, SUBSCRIBE, NOTIFY, PRACK
Supported: replaces, timer
Contact: <sip:201@192.168.81.20:5566>
Content-Length: 0


<------------>

<--- Transmitting (NAT) to 192.168.81.39:49362 --->
SIP/2.0 401 Unauthorized
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6;received=192.168.81.39
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>;tag=as6e5350f8
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: CIP850
Allow: INVITE, ACK, CANCEL, OPTIONS, BYE, REFER, SUBSCRIBE, NOTIFY, PRACK
Supported: replaces, timer
WWW-Authenticate: Digest algorithm=MD5, realm="cip-850", nonce="52e81793"
Content-Length: 0

<------------>
Scheduling destruction of SIP dialog 'b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39' in 32000 ms (Method: REGISTER)
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: CIP 850 + Cisco 7942

Mensagem por IntelbrasTelecom »

kiosaninn escreveu: 11 Fev 2021, 20:20 Boa noite a todos,

Adquiri uma CIP850 e tenho alguns cisco 7942g já com o firmware 8.5.4 SIP v2.0. Estes telefones funcionavam normalmente em uma central digistar.

Acontece que não consigo registrar estes telefones de forma alguma na central. Já fiquei mais de 02 horas com o suporte técnico, realizando alterações no XML de configuração da cisco para o telefone e nada.

Já analisei os logs da central via telnet quando o cisco tenta registrar-se e quando o softphone mobiliti registra. Pelo app mobiliti consigo operar normalmente mas o problema é que tenho vários telefones cisco destes e preciso ligá-los nessa central ou terei de abandonar a intelbras nesse quesito e voltar para a digistar (a minha central da outra empresa queimou).

A central está atualizada, está ligada em switch gerenciável mas já liguei somente ela em um switch comum com os telefones e nada.

Se existir alguém que já passou por isto e CONSIGA resolver o meu problema, entre em contato no email marlon@techio.inf.br pois preciso resolver isso urgentemente, até mesmo para devolver a central caso a mesma não funcione com esses aparelhos.

Obrigado

LOG EXTRAIDO DO ASTERISK DA CIP850

<--- SIP read from 192.168.81.39:49362 --->
REGISTER sip:192.168.81.20 SIP/2.0
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
Max-Forwards: 70
Date: Mon, 08 Feb 2021 21:22:07 GMT
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: Cisco-CP7942G/8.5.3
Contact: <sip:201@192.168.81.39:5566;transport=udp>;+sip.instance="<urn:uuid:00000000-0000-0000-0000-b41489a312b4>";+u.sip!model.ccm.cisco.com="434"
Supported: replaces,join,norefersub,extended-refer,X-cisco-callinfo,X-cisco-serviceuri,X-cisco-escapecodes,X-cisco-service-control,X-cisco-srtp-fallback,X-cisco-monrec,X-cisco-config,X-cisco-sis-3.0.0,X-cisco-xsi-7.0.1
Content-Length: 0
Reason: SIP;cause=200;text="cisco-alarm:20 Name=SEPB41489A312B4 Load=SIP42.8-5-4S Last=phone-keypad"
Expires: 1200


<------------->
--- (14 headers 0 lines) ---
Using latest REGISTER request as basis request
Sending to 192.168.81.39 : 49362 (NAT)

<--- Transmitting (NAT) to 192.168.81.39:49362 --->
SIP/2.0 100 Trying
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6;received=192.168.81.39
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: CIP850
Allow: INVITE, ACK, CANCEL, OPTIONS, BYE, REFER, SUBSCRIBE, NOTIFY, PRACK
Supported: replaces, timer
Contact: <sip:201@192.168.81.20:5566>
Content-Length: 0


<------------>

<--- Transmitting (NAT) to 192.168.81.39:49362 --->
SIP/2.0 401 Unauthorized
Via: SIP/2.0/UDP 192.168.81.39:5566;branch=z9hG4bKf0e792c6;received=192.168.81.39
From: <sip:201@192.168.81.20>;tag=b41489a312b4000e42a29adc-264eab1e
To: <sip:201@192.168.81.20>;tag=as6e5350f8
Call-ID: b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39
CSeq: 113 REGISTER
User-Agent: CIP850
Allow: INVITE, ACK, CANCEL, OPTIONS, BYE, REFER, SUBSCRIBE, NOTIFY, PRACK
Supported: replaces, timer
WWW-Authenticate: Digest algorithm=MD5, realm="cip-850", nonce="52e81793"
Content-Length: 0

<------------>
Scheduling destruction of SIP dialog 'b41489a3-12b4000e-7f3c9394-9fb7e9b6@192.168.81.39' in 32000 ms (Method: REGISTER)
A Cisco é bem restrita com a sua utilização, e geralmente os telefones IP Cisco são feitos para funcionar em centrais Cisco, mas em alguns casos é possível usar o telefone em centrais de outros fabricantes.

Já tivemos alguns casos com este modelo 7942G.
Pesquisando em Fóruns e em conversas com alguns dos desenvolvidores, ao que parece que o 7942G tem algum tipo de ajuste que deve ser realizado quando usado em centrais com base no Asterisk, que é o caso da CIP 850.
Em centrais que não tem a arquitetura Asterisk, pelo que pesquisamos, o 7942G funciona normalmente.

Então neste caso não tem nenhum ajuste a ser feito na central CIP 850.

Como apoio, vou deixar dois links que usamos como base para verificar que o ajuste deve ser feito no telefone, e não na central:
- https://wiki.bicomsystems.com/Cisco_7942G
- https://www.experts-exchange.com/questi ... erisk.html
marcioproseg
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Abr 2021, 11:44

Re: CIP 850 + Cisco 7942

Mensagem por marcioproseg »

Amigo kiosaninn, vc conseguiu fazer os cisco rodarem na sua CIP850, estou com o mesmo problema, ja tentei de tudo, e infelizmente a intelbras deixa a desejar em termos de suporte ao que nao é dela, embora seja as vezes necessário integrar soluções. meu contato 31985125329, se puder me chamar por gentileza para trocarmos experiências seria ótimo.
kiosaninn
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Jan 2021, 12:38

Re: CIP 850 + Cisco 7942

Mensagem por kiosaninn »

marcioproseg escreveu: 09 Abr 2021, 11:48 Amigo kiosaninn, vc conseguiu fazer os cisco rodarem na sua CIP850, estou com o mesmo problema, ja tentei de tudo, e infelizmente a intelbras deixa a desejar em termos de suporte ao que nao é dela, embora seja as vezes necessário integrar soluções. meu contato 31985125329, se puder me chamar por gentileza para trocarmos experiências seria ótimo.
Na verdade ainda não e confesso que na ÚNICA vez que fui utilizar intelbras me decepcionei. Adquiri esse central acreditando ser um produto que teria um suporte rápido e confiável por ser uma empresa próxima daqui, até me propus a enviar os aparelhos para eles analisarem (se fosse o caso) MAS nada. Estou com vários aparelhos cisco 7942g aqui, já com o SIP 2.0 que funcionam maravilhosamente na digistar e não conectam nem por cristo nesta CIP 850.

Até entendo a posição da intelbras em dizer que estes telefones só funcionam com centrais cisco mas explica isso então pro pessoal da digistar, que mesmo com uma central antiga consegue fazer funcionar os aparelhos. Comprar uma central de quase 2 mil reais para funcionar só com os telefones da intelbras é a mesma coisa que comprar um carro da fiat que só funciona com gasolina ipiranga.

Isso que nem citei os problemas que a central tem sem explicação, tipo, depois de uns 4 ou 5 dias ligadas direto, ela não registra mais nenhum softphone (até o mobiliTI deles), sendo necessário resetar a central. Solução? Programar um reinício automático da central para a madrugada via cron no linux dela e deu. Se eu que tenho 20 anos trabalhando na área sofro com isso, imagina os usuários iniciantes?

Aproveitando, já que foram feitos "ajustes" nos aparelhos cisco, que ajustes foram esses? Vocês devem ter documentado isso ai e eu gostaria de receber um material de suporte sobre isso ou até mesmo os arquivos de configuração de exemplo para o aparelho para upload via TFTP, se possível no meu e-mail marlon@techio.com.br.
cleberpm
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Jan 2020, 09:06

Re: CIP 850 + Cisco 7942

Mensagem por cleberpm »

Alguem consegui fazer funcionar ???
Responder

Voltar para “CIP 850”