Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

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infomad
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Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por infomad »

Boa Tarde Srs,

Depois que atualizei a Impacta 68 e a Impacta 40 de um cliente para a ultima versão de firmware e interliguei as duas via placa voip começou um problema muito estranho.

As 2 centrais começaram a receber ligações em seus ramais atendedores originados dos número, 999, 1001, 1002, e outros números, quando você vai atender está mudo. Isso está ocorrendo muitas vezes ao dia, mais de 20 vezes.

Tando na impacta 40, quanto na impacta 68 ocorre o problema.

Na impacta 68 não tem linha analógica, só E1.
Na impacta 40 só tem 2 linhas analógicas.

E como já mencionei essas centrais estão ligadas via ponto a ponto.
Ramal Matriz 200 a 299 e Filial de 300 a 399.

Alguém sabe o que pode ser?
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por IntelbrasTelecom »

infomad escreveu:Boa Tarde Srs,

Depois que atualizei a Impacta 68 e a Impacta 40 de um cliente para a ultima versão de firmware e interliguei as duas via placa voip começou um problema muito estranho.

As 2 centrais começaram a receber ligações em seus ramais atendedores originados dos número, 999, 1001, 1002, e outros números, quando você vai atender está mudo. Isso está ocorrendo muitas vezes ao dia, mais de 20 vezes.

Tando na impacta 40, quanto na impacta 68 ocorre o problema.

Na impacta 68 não tem linha analógica, só E1.
Na impacta 40 só tem 2 linhas analógicas.

E como já mencionei essas centrais estão ligadas via ponto a ponto.
Ramal Matriz 200 a 299 e Filial de 300 a 399.

Alguém sabe o que pode ser?

Olá infomad

pelo relato o ideal é realizar o monitoramento da rede afim de identificar possíveis tentativas de invasão através da porta SIP (5060). A melhor forma de prevenir esse tipo de acesso é configurar o firewall de abas as redes impedindo qualquer acesso à porta 5060, a não ser os de IP's autorizados, no caso a filia. Ou minimizar esse tipo de acesso alterando a porta SIP padrão de 5060 para outra porta, exemplo porta 5062. Se a sua central já está com a versão 3.20.03 e programador 2.00.04 já é possível alterar a porta SIP da placa Voip em Voip - Placa 2 e 4 canais > Configuração > Porta de sinalização SIP.
infomad
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por infomad »

Eu alterei a porta para 5062, não chega nem a chamar o ramal da filial e a filial consegue chamar a matriz. Ou seja, a conexão entre matriz e filial nem acontece quando a porta é alterada, mesmo que refazendo os direcionamentos da porta no roteador. Só funciona na 5060.

Sem a conexão entre os dois pabx as "ligações" recebidas dos numeros 999, 1001, 1002 não acontecem. Mas quando retorno para a porta 5060 que a conexão é restabelecida essas "ligações" retornam com frequencia.

Existe mais alguma coisa que possa ser feito?

Att,
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por IntelbrasTelecom »

infomad escreveu:Eu alterei a porta para 5062, não chega nem a chamar o ramal da filial e a filial consegue chamar a matriz. Ou seja, a conexão entre matriz e filial nem acontece quando a porta é alterada, mesmo que refazendo os direcionamentos da porta no roteador. Só funciona na 5060.

Sem a conexão entre os dois pabx as "ligações" recebidas dos numeros 999, 1001, 1002 não acontecem. Mas quando retorno para a porta 5060 que a conexão é restabelecida essas "ligações" retornam com frequencia.

Existe mais alguma coisa que possa ser feito?

Att,

Olá infomad


qual a versão da sua placa VOIP? Essa facilidade deve funcionar, mas a placa Voip deve estar na ultima versão. No software programador vá em Manutenção > Versão > Versão dos Acessórios.
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por infomad »

A Voip está na 4.00.42 em ambas as placas.
Depois de mudar as portas no programador, aplicar e reiniciar a central ele não altera, pois só consigo conectar com a 5060 fazendo o teste via telnet.
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por infomad »

Retificando.

Ontem atualizei para a versão 4.00.46 as duas placas voip, tanto da impacta 60 quanto da impacta 40, porém o problema continua, mesmo restaurando as configurações de fabrica da placa voip, ele não muda a porta. Fiz o teste mudando o IP da placa e ele altera, mas a porta 5060 permanece. Fazendo o teste de conexão com o telnet ele só conecta na porta 5060, qualquer outra porta setada no programador web não funciona.

O que deve ser feito? o cliente está parado, perdendo dinheiro porque não consegue ligar entre filiais. Está complicado...
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por IntelbrasTelecom »

infomad escreveu:Retificando.

Ontem atualizei para a versão 4.00.46 as duas placas voip, tanto da impacta 60 quanto da impacta 40, porém o problema continua, mesmo restaurando as configurações de fabrica da placa voip, ele não muda a porta. Fiz o teste mudando o IP da placa e ele altera, mas a porta 5060 permanece. Fazendo o teste de conexão com o telnet ele só conecta na porta 5060, qualquer outra porta setada no programador web não funciona.

O que deve ser feito? o cliente está parado, perdendo dinheiro porque não consegue ligar entre filiais. Está complicado...

Olá infomad

O ideal é criar uma regra no firewall da rede liberando a conexão apenas dos IP das filiais, independente da porta de serviço SIP o firewall é indispensável.

Neste caso verifique se a versão do programador WEB e o navegador são compatíveis,para versão 2.0.04 o navegador Mozilla Firefox versão 37. Acesse o IP da placa VOIP e na aba Usuário > Voip verifique se a porta foi alterada.
Certifique que as regras de roteamento, no roteador, para a porta alterada também foi criada ou alterados de 5060 para a porta atual (ex.: 5062).

Obs.: Existe sim um socket TCP rodando na placa, mas não devemos nos basear no telnet para saber se existe conexão ou não no serviço SIP, pois usa o protocolo UDP.
infomad
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por infomad »

Bom Dia,

Bom, gostaria primeiro de pontuar 2 coisas:
- No manual, nas especificações, etc, não tem nada falando sobre um firewall ser indispensável para o correto funcionamento da placa VOIP.
- Existe um erro em algum lugar, pois mesmo alterando a porta no programador, a porta não é alterada na placa voip. Já foi visto e revisto navegador, versão, firmware e não funciona, a placa voip só responde na porta 5060, alterou a porta as centrais não se conversam. Já utilizei aqueles programas para verificar as postas abertas em um determinado ip, e só aparece a porta 5060 para conexão, mesmo depois de alterado no programador, desligado e ligado a central novamente.

Ajuda, por favor.
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Re: Recebendo Ligação Muda, Identifica como 999, 1001, 1002

Mensagem por IntelbrasTelecom »

infomad escreveu:Bom Dia,

Bom, gostaria primeiro de pontuar 2 coisas:
- No manual, nas especificações, etc, não tem nada falando sobre um firewall ser indispensável para o correto funcionamento da placa VOIP.
- Existe um erro em algum lugar, pois mesmo alterando a porta no programador, a porta não é alterada na placa voip. Já foi visto e revisto navegador, versão, firmware e não funciona, a placa voip só responde na porta 5060, alterou a porta as centrais não se conversam. Já utilizei aqueles programas para verificar as postas abertas em um determinado ip, e só aparece a porta 5060 para conexão, mesmo depois de alterado no programador, desligado e ligado a central novamente.

Ajuda, por favor.
Olá infomad

para identificar a conexão você deve monitorar a rede, sugerimos a utilização do wireshark, com esse logs conseguimos auxilia-lo na caracterização do seu problema. O teste via Telnet não irá funcionar, pois como informado acima a porta SIP utiliza uma porta UDP e não há confirmação da conexão. O Firewall é para segurança da sua rede e não para o funcionamento de uma aplicação ou serviço em especifico, mas sugerimos utiliza-lo para garantir a integridade das informações da sua rede, independente de serviço SIP ou outras. Essas tentativas de conexões na porta SIP não são realizadas por produtos Intelbras e sim por pessoal ou serviços "de má fé" que tentando conseguir acesso a um serviço particular para poder utiliza-lo, esse tipo de "Ataque" acontece com qualquer produto SIP basta monitorar a sua rede e você irá identificar de qual ou quais IPs essas "ligações" estão geradas, dificilmente são IP do Brasil. Você pode considerar que o firewall é o controle de acesso da sua empresa, para isso você coloca um segurança, uma recepcionista ou porteiro para esse tipo de controle de acesso, para a sua rede você configura um firewall.

Por favor entre em contato com o nosso suporte, através de uma das nossas bases regionais, para podermos auxilia-lo nos teste e configuração da placa Voip e identificar o porquê a porta não é alterada. Se preferi, entre em contato com um analista de TI para maiores esclarecimentos sobre segurança da rede e firewall.

http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

Estamos à disposição
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