Como descobrir o problema no meu 3G?

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

alfcruz

Como descobrir o problema no meu 3G?

Mensagem por alfcruz »

Olá, sou novo por aqui.

Estou "apanhando" para configurar o GPRS. Comprei um chip SIM normal "Vivo Easy 5G" na loja. Após muitas mudanças, até mesmo mudando o PIN, pelo menos o sistema passou a reconhecer que existe uma rede 3G disponível:

Imagem
http://photos.app.goo.gl/m4bbRQndD4PRKMf2A

Mas com nível zero de sinal:

Imagem
http://photos.app.goo.gl/SLSAqsAEBMMvqxLS8

No fim, parece que só tenho conexão Ethernet. Eu gostaria de habilitar o 3G como backup, para quando falhar a rede local.

Imagem
http://photos.app.goo.gl/3bzVcyWMV2mQKbEL7

Agradeço de antemão qualquer ajuda.
alfcruz

Re: Como descobrir o problema no meu 3G?

Mensagem por alfcruz »

Será que trocando o SIM chip por um do tipo M2M resolve a questão?!
alfcruz

Mensagem por alfcruz »

Atualizando com informações gentilmente cedidas pelos parceiros Grupo MGA de Porto Alegre e seus assessores técnicos da Intelbrás.

Sobre o tipo de chip SIM:

"Boa tarde, na verdade não existe diferença em si entre um chip comum ou um chip de telemetria, também conhecido por M2M. A diferença na verdade esta no plano ou na tarifação que as operadoras oferecem para esses chips.

Existem ainda algumas empresas que oferecem chips com tarifação e gerenciamento personalizado para a operação do cliente, geralmente são chips que apenas acessas a rede de dados, não recebem ou realizam ligação. As mais conhecidas são Full time, Link solution, Datatem, etc.

Para a central de alarme não existe diferença entre o tipo de chip que esta sendo utilizado, desde que ele possua acesso a rede de dados da operadora, portanto deve sim funcionar normalmente.

A informação de que necessita ser um chip M2M para funcionar, não procede também.

Como não esta bem especifico qual é o problema do cliente, é preciso verificar se o mesmo esta relacionado a cobertura 2G no local, ou ainda alguma configuração inadequada, etc."

Pessoalmente, acredito que não haja cobertura 2G no local da instalação da central. Mas a julgar pelas imagens dos posts anteriores, depois que acertei o chip no slot correto da XAG 3G, ele passou a informar detecção de rede 3G nos menus de "Sinal 2G/3G" e "Cloud" do teclado XAT, onde antes ele informava 2G, que deve ser o padrão quando não detecta rede nenhuma.

Quanto ao pacote Vivo Easy 5G, eu testei o chips SIM usado no alarme no meu celular Samsung e ele conectou corretamente até na rede 5G, tudo com nível de sinal excelente, no local de instalação da central de alarme.

Mesmo assim, após a verificação por Team Viewer das configurações relacionadas a GRPS, usando o Programador 8000 no meu computador de casa, o técnico de suporte telefônico da Intelbrás com quem falei, disse não ter encontrado configurações equivocadas.

Então, só consigo atribuir a algum dos vários testes e reconfigurações que fiz anteriormente com a central, sensores e módulo 3G, que de alguma forma podem ter ficado "atravessados" (termo muito usado aqui no hospital onde trabalho, pelos colegas de informática). De qualquer forma, excetuando o link GPRS, todo o resto do sistema está funcionando corretamente e me atende. Por exemplo, antes de adquirir o chip SIM, eu deixei o módulo XAG 3G desconectado da placa principal da central, por não saber o que poderia ocasionar o seu uso sem ter um SIM instalado. Só o conectei após configurar vários dos sensores.

Só me falta o link backup por GPRS, para o caso do link de fibra ótica do provedor cair eu ainda ter alguma comunicação com a central via Intelbrás Cloud.

Agradeço se alguém puder sugerir o que pode estar errado ou mesmo algum outro método de debugar o problema (falta de link GPRS).
alfcruz

Mensagem por alfcruz »

Atualizando, o módulo xag 8000 3g foi trocado por outro e neste o chip sim Vivo Easy 5G funcionou perfeitamente. Nível de sinal excelente.

Porém, tenho a seguinte dúvida: No teclado, no menu Conexões/Cloud não consigo habilitar simultaneamente a Eth e o 3G. Normalmente neste menu fica a Eth conectada e o 3G desconectado. A única forma que consegui para testar a conexão 3G foi desconectando o cabo Ethernet no switch. O que é indicado neste menu pela Eth desconectada e 3G conectada.

Será que na eventualidade da central perder a conexão à Internet via Ethernet por uma falha ou desconexão que ocorra em outro link, que não seja no link direto do cabo de rede com a central, ela faria a conexão backup via GPRS 3G?
shimpato
Membro
Contato:

Mensagem por shimpato »

alfcruz escreveu: 17 Fev 2023, 16:14 Atualizando, o módulo xag 8000 3g foi trocado por outro e neste o chip sim Vivo Easy 5G funcionou perfeitamente. Nível de sinal excelente.

Porém, tenho a seguinte dúvida: No teclado, no menu Conexões/Cloud não consigo habilitar simultaneamente a Eth e o 3G. Normalmente neste menu fica a Eth conectada e o 3G desconectado. A única forma que consegui para testar a conexão 3G foi desconectando o cabo Ethernet no switch. O que é indicado neste menu pela Eth desconectada e 3G conectada.

Será que na eventualidade da central perder a conexão à Internet via Ethernet por uma falha ou desconexão que ocorra em outro link, que não seja no link direto do cabo de rede com a central, ela faria a conexão backup via GPRS 3G?
fala amigo,
só para te atualizar,
la no inicio da sua pergunta ele nao detectou que tinha uma rede 3G,
e sim que vc tem a placa 3G instalada, esse símbolo vai aparecer mesmo que vc nao tiver nenhum chip na central ok

Referente a conexão 3G, vc vai ser de acordo com o que vc configurou nas preferências da central na parte de comunicação,
no padrão vem configurado ETH/GRPS,
significa se ela fica conectada por cabo, e só conecta no 2G/3G se nao tiver internet no cabo.

é importante tb vc configurar corretamente o teste de link e o tempo de reconexão em caso de perda de comunicação,
Costumo deixar a reconexão em 1 minuto e o teste de link 2 minutos
Responder

Voltar para “XAG 8000 3G - Módulo GPRS compatível com 3G”