Qual o alcance em ambiente fechado?

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
echaia
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2022, 15:49

Qual o alcance em ambiente fechado?

Mensagem por echaia »

Os sensores alcançam um ou dois andares de um prédio de 53x31m? Já foi feito algum teste neste sentido? Tenho um prédio de 7 andares com estas dimensões. Colocar a central + um repetidor nos andares 2, 4 e 6 seria o suficiente?
renatomarcio
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Jul 2021, 22:23

Re: Qual o alcance em ambiente fechado?

Mensagem por renatomarcio »

Não é possível conectar repetidores em cascata como você descreveu. Um repetidor deve se comunicar sempre diretamente com a central. Ele não consegue expandir o sinal a partir de outro repetidor. Eu também tive esta mesma dúvida. Este detalhe está esclarecido em um pequeno parágrafo do manual do repetidor.
Eu fiz uma instalação muito parecida com a que você pretende fazer, em um prédio de 10 andares.
Os sensores ficavam todos nos andares da garagem, portaria e salão de festas.
A central colocada dentro do painel de automação que fica no hall de elevadores da portaria se comunica com ótima qualidade e sem nenhuma falha com todos os sensores da garagem e do salão de festas. Prédio antigo, laje muito espessa e paredes muito grossas.
Fazendo o teste de alcance do repetidor nos Halls de elevadores (imagino que o sinal se aproveita do fosso do elevador para se propagar entre a central no hall da portaria e o hall dos andares), consegui sinal por 6 andares. Poderia assim, colocar o repetidor (com algum risco no 6 ou com mais qualidade no 5).
Acabei optando por uma solução diferente, mas que fiquei muito satisfeito. Como o objetivo era permitir que todos os usuários pudessem comandar a central de seus apartamentos com o controle remoto, coloquei o repetidor no salão de festas, debaixo de um beiral, do lado de fora do prédio, protegido da chuva, com um ponto de alimentação elétrica (sim, ele precisa ser ligado na tomada).
Com isto, todos os usuários conseguiram um bom sinal para os controles remoto. Os mais de baixo, em qualquer lugar do apartamento. O último, precisa acionar o controle do lado de fora da janela, mas também funciona muito bem.
No dia a dia, as pessoas acabam usando o celular muito mais do que os controles remotos para comandar a central.
Caso você realmente precise de mais cobertura do que isto, a saída seria colocar a central no meio do prédio (você vai ter o desafio de chegar com o cabo de rede nela), um repetidor no ponto médio da metade inferior e outro no ponto médio da metade superior.
Falando mais simples, central no meio, um repetidor para os andares de baixo, outro para os de cima. Está seria a capacidade máxima de extensão da central, pelo que pesquisei. Não implementei está solução. Optei por maior confiabilidade, com uma alternativa mais simples e está funcionando maravilhosamente bem.
Avatar do usuário
echaia
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2022, 15:49

Re: Qual o alcance em ambiente fechado?

Mensagem por echaia »

Muito obrigado Renato Marcio! Essa central ainda não fiz a instalação dela, mas achei que fosse possível a conexão em cascata, realmente lendo com mais calma o manual vi aqui que deve ser direto na central! Furada viu?! Deveria ter a opção de fazer em cascata também.

No meu caso tenho uma escadaria que o pessoal quer colocar sensores por via das dúvidas e é um prédio comercial, onde só se tem um auditório no último andar e o restante são salas com usuários.

Resolvi modificar e colocar a central no quarto andar e repetidor no primeiro, segundo, sexto e sétimo andares. Pelo que me falou imagino até que não precisaria de repetidores, mas, por enquanto como é projeto resolvi colocar, fora que posso ter alguma região de sombra que com esses repetidores posso transpor.

Quanto ao repetidor, como assim ele precisa ser ligado na tomada? Constantemente é falado que a solução é completamente sem fio e utiliza de bateria? Cara, tem hora que dá vontade de matar o pessoal da Intelbras! Só falta me falar que os teclados também precisam de energia! Era quase mais fácil eu ter colocado tudo com fio mesmo viu?

Quanto a rede no quarto andar para a central é mais tranquilo, pois todos os andares tem rede. Quanto aos repetidores, como são sem fio, a princípio coloquei na planta da forma falada 1º,2º, 6º e 7º andares, mas, na hora da instalação, talvez colocar no 2º,3º, 5º e 6º andares faça mais sentido, só testando para ver a melhor solução!

Minha preocupação nem são controles e sim sensores que estão espalhados por todos os andares, mas, minha sincera opinião é que o principal é no térreo mesmo, se funcionar bem lá, que é onde teria alguma invasão, já estaria ótimo!

De qualquer forma você merece uma cerveja, se for de BH ou passar por aqui pode me cobrar!
renatomarcio escreveu: 23 Jan 2022, 09:35 Não é possível conectar repetidores em cascata como você descreveu. Um repetidor deve se comunicar sempre diretamente com a central. Ele não consegue expandir o sinal a partir de outro repetidor. Eu também tive esta mesma dúvida. Este detalhe está esclarecido em um pequeno parágrafo do manual do repetidor.
Eu fiz uma instalação muito parecida com a que você pretende fazer, em um prédio de 10 andares.
Os sensores ficavam todos nos andares da garagem, portaria e salão de festas.
A central colocada dentro do painel de automação que fica no hall de elevadores da portaria se comunica com ótima qualidade e sem nenhuma falha com todos os sensores da garagem e do salão de festas. Prédio antigo, laje muito espessa e paredes muito grossas.
Fazendo o teste de alcance do repetidor nos Halls de elevadores (imagino que o sinal se aproveita do fosso do elevador para se propagar entre a central no hall da portaria e o hall dos andares), consegui sinal por 6 andares. Poderia assim, colocar o repetidor (com algum risco no 6 ou com mais qualidade no 5).
Acabei optando por uma solução diferente, mas que fiquei muito satisfeito. Como o objetivo era permitir que todos os usuários pudessem comandar a central de seus apartamentos com o controle remoto, coloquei o repetidor no salão de festas, debaixo de um beiral, do lado de fora do prédio, protegido da chuva, com um ponto de alimentação elétrica (sim, ele precisa ser ligado na tomada).
Com isto, todos os usuários conseguiram um bom sinal para os controles remoto. Os mais de baixo, em qualquer lugar do apartamento. O último, precisa acionar o controle do lado de fora da janela, mas também funciona muito bem.
No dia a dia, as pessoas acabam usando o celular muito mais do que os controles remotos para comandar a central.
Caso você realmente precise de mais cobertura do que isto, a saída seria colocar a central no meio do prédio (você vai ter o desafio de chegar com o cabo de rede nela), um repetidor no ponto médio da metade inferior e outro no ponto médio da metade superior.
Falando mais simples, central no meio, um repetidor para os andares de baixo, outro para os de cima. Está seria a capacidade máxima de extensão da central, pelo que pesquisei. Não implementei está solução. Optei por maior confiabilidade, com uma alternativa mais simples e está funcionando maravilhosamente bem.
Responder

Voltar para “REP 8000 - Repetidor de Sinal”