Roteador congelando comunicação com internet

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

uni298
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Abr 2022, 00:13

Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por uni298 »

Olá.

Recentemente comecei a instalar o RG 1200 para alguns clientes, como solução de conexão wifi residencial, e também na minha residência e na minha empresa. Foram 4 unidades adquiridas na ocasião, de um distribuidor aqui da região. Porém há algumas semanas notei que eventualmente a conexão de internet dos dispositivos conectados via wifi nestes roteadores simplesmente parava de funcionar. Nos celulares, por exemplo, passa a aparecer a mensagem "esta rede não está conectada à internet". É possível perceber que o servidor DHCP do roteador para de funcionar, pois se tentar reconectar no wifi, os dispositivos não conseguem mais ser endereçados com um IP da rede. Porém, mesmo configurando como AP, o DHCP da rede também não consegue endereçar mais esses dispositivos. Como se a rede wifi fornecida pelo roteador congelasse. O curioso é que independente de configurar como roteador ou como AP, ocorre a mesma coisa. Reiniciando o roteador, tudo volta ao normal por algum tempo, mas eventualmente tudo trava novamente.

Não creio que o problema esteja relacionado às redes onde eles estão conectados, pois já revisei todas as configurações, eles estão configurados em 3 cenários diferentes e o problema é exatamente o mesmo. Reiniciando o roteador, tudo volta ao normal por um tempo, mas ocorre novamente.

A orientação que tenho passado aos clientes é para reiniciar quando ocorrer, mas já tive reclamações de precisar ser reiniciado 5 ou 6 vezes por dia. O meu mesmo eu tenho que reiniciar 3 ou 4 vezes por dia.

Por fim, o que me fez realmente suspeitar que seja um problema nesses roteadores, foi que em um dos clientes instalei no lugar um Archer AC1200 da TP-Link, configurado exatamente da mesma forma (AP) e sem alterar absolutamente mais nada no ambiente da rede, e o problema não ocorreu mais.

Algumas considerações:

- As SSIDs das redes wifi continuam visíveis o tempo todo e os dispositivos conseguem se conectar à elas.
- Todos os roteadores estão sendo usados apenas como pontos wifi. Não há dispositivos clientes conectados por cabo neles.
- O problema acontece independente do modo utilizado, roteador ou access point.
- A página de configuração dos roteadores continua acessível por outros dispositivos da mesma rede conectados por cabo durante a ocorrência do problema.
- Os dispositivos wifi permanecem conectados o tempo todo, porém se houver desconexão do wifi, perdem o IP e ficam sem conectividade na reconexão.
- Não há nenhuma alteração dos LEDs dos roteadores.
- Na página do roteador nenhum sinal de anormalidade aparece, mostra como se tudo estivesse conectado à internet e os dispositivos conectados aparecem normalmente.
- Demais dispositivos e clientes de outros roteadores da rede (outras marcas/modelos) continuam funcionando e navegando normalmente.
- Não consegui identificar nenhuma mensagem estranha nos logs dos roteadores.
- Todos estão usando o firmware 2.1.2, o mais recente.
- Todos foram resetados/reconfigurados diversas vezes, com diferentes faixas de IP LAN: 10.0.0.0/24, 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24; problema persiste.
- Foram testados em diferentes faixas de IP WAN e diferentes redes/roteadores, problema persiste.

Alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por RedeHomeOffice »

uni298 escreveu: 21 Abr 2022, 00:55 Olá.

Recentemente comecei a instalar o RG 1200 para alguns clientes, como solução de conexão wifi residencial, e também na minha residência e na minha empresa. Foram 4 unidades adquiridas na ocasião, de um distribuidor aqui da região. Porém há algumas semanas notei que eventualmente a conexão de internet dos dispositivos conectados via wifi nestes roteadores simplesmente parava de funcionar. Nos celulares, por exemplo, passa a aparecer a mensagem "esta rede não está conectada à internet". É possível perceber que o servidor DHCP do roteador para de funcionar, pois se tentar reconectar no wifi, os dispositivos não conseguem mais ser endereçados com um IP da rede. Porém, mesmo configurando como AP, o DHCP da rede também não consegue endereçar mais esses dispositivos. Como se a rede wifi fornecida pelo roteador congelasse. O curioso é que independente de configurar como roteador ou como AP, ocorre a mesma coisa. Reiniciando o roteador, tudo volta ao normal por algum tempo, mas eventualmente tudo trava novamente.

Não creio que o problema esteja relacionado às redes onde eles estão conectados, pois já revisei todas as configurações, eles estão configurados em 3 cenários diferentes e o problema é exatamente o mesmo. Reiniciando o roteador, tudo volta ao normal por um tempo, mas ocorre novamente.

A orientação que tenho passado aos clientes é para reiniciar quando ocorrer, mas já tive reclamações de precisar ser reiniciado 5 ou 6 vezes por dia. O meu mesmo eu tenho que reiniciar 3 ou 4 vezes por dia.

Por fim, o que me fez realmente suspeitar que seja um problema nesses roteadores, foi que em um dos clientes instalei no lugar um Archer AC1200 da TP-Link, configurado exatamente da mesma forma (AP) e sem alterar absolutamente mais nada no ambiente da rede, e o problema não ocorreu mais.

Algumas considerações:

- As SSIDs das redes wifi continuam visíveis o tempo todo e os dispositivos conseguem se conectar à elas.
- Todos os roteadores estão sendo usados apenas como pontos wifi. Não há dispositivos clientes conectados por cabo neles.
- O problema acontece independente do modo utilizado, roteador ou access point.
- A página de configuração dos roteadores continua acessível por outros dispositivos da mesma rede conectados por cabo durante a ocorrência do problema.
- Os dispositivos wifi permanecem conectados o tempo todo, porém se houver desconexão do wifi, perdem o IP e ficam sem conectividade na reconexão.
- Não há nenhuma alteração dos LEDs dos roteadores.
- Na página do roteador nenhum sinal de anormalidade aparece, mostra como se tudo estivesse conectado à internet e os dispositivos conectados aparecem normalmente.
- Demais dispositivos e clientes de outros roteadores da rede (outras marcas/modelos) continuam funcionando e navegando normalmente.
- Não consegui identificar nenhuma mensagem estranha nos logs dos roteadores.
- Todos estão usando o firmware 2.1.2, o mais recente.
- Todos foram resetados/reconfigurados diversas vezes, com diferentes faixas de IP LAN: 10.0.0.0/24, 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24; problema persiste.
- Foram testados em diferentes faixas de IP WAN e diferentes redes/roteadores, problema persiste.

Alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Olá tudo bem?

Tente configurar DNS Manual na WAN e LAN de seus RG 1200.

Se continuar a ocorrer o problema, verifique se no log do sistema do roteador possui alguma informação de acesso á internet perdido ou de interrupção do servidor DHCP.

Se possível encaminhar o log para verificarmos.

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
Allissonsouza
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 31 Dez 2020, 16:46

Re: Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por Allissonsouza »

Eu passei a ter esse problema aqui em casa, estou logado normalmente na rede 5ghz e do nada cai a conexão, vou verificar e a rede de 2.4ghz está disponível e as dos vizinhos 5ghz estão aparecendo normalmente, só não aparece a minha rede 5ghz, voltando depois de um tempo. Voltei para a firmware anterior e até agora não caiu mais mas estou de olho, isso é muito estranho, do nada começar a cair.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por RedeHomeOffice »

Allissonsouza escreveu: 24 Abr 2022, 15:43 Eu passei a ter esse problema aqui em casa, estou logado normalmente na rede 5ghz e do nada cai a conexão, vou verificar e a rede de 2.4ghz está disponível e as dos vizinhos 5ghz estão aparecendo normalmente, só não aparece a minha rede 5ghz, voltando depois de um tempo. Voltei para a firmware anterior e até agora não caiu mais mas estou de olho, isso é muito estranho, do nada começar a cair.
Se voltar a cair a conexão, tente verificar se no log do sistema do produto, apresenta alguma informação sobre a queda do acesso á frequência 5 GHZ.


Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
SgtRaphaell
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mai 2022, 10:04

Re: Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por SgtRaphaell »

Estou tendo o mesmo problema, a rede esta ativa conecta porém fica sem internet e tenho dois roteadores intel um 1200 e um swit e funciona a rede. Por favor ajuda ai. Acho que essa nova att não prestou não
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Roteador congelando comunicação com internet

Mensagem por RedeHomeOffice »

SgtRaphaell escreveu: 14 Mai 2022, 11:50 Estou tendo o mesmo problema, a rede esta ativa conecta porém fica sem internet e tenho dois roteadores intel um 1200 e um swit e funciona a rede. Por favor ajuda ai. Acho que essa nova att não prestou não
Olá Raphaell, tudo bem?

A nova atualização não teve nenhuma alteração na parte de autenticação com a Internet, tampouco na interface WAN do produto.

Pelos relatos, não conseguimos entender muito bem seu cenário, muito menos como está funcionando o cabeamento de seu caso. Tente verificar a estrutura e se o cabeamento está sendo direcionado na interface correta de cada roteador.

Ficamos á disposição também nos contatos,


Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
Responder

Voltar para “ACtion RG1200 - Roteador Wireless Smart Dual Band”