Beamforming + MU-MIMO

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

Boa tarde!

Tenho uma curiosidade sobre as funções avançadas de transmissão dos Twibi (Fast, Giga e Giga+)

Conforme as especificações e datasheet disponibilizados pela Intelbras, os módulos dos sistemas mesh Twibi possuem as funções de MU-MIMO e Beamforming, porém as mesmas não são reconhecidas em nenhum aplicativo de análise de redes wi-fi que eu uso, como o Network Analyzer Pro ou Speedtest Analisador Wi-fi, por exemplo.

Minha dúvida é se de fato as funções estão desabilitadas por alguma inconsistência no firmware da Intelbras, ou se o aplicativo não identifica apenas os Twibi, em específico.

Faço o uso de aplicativos de análise justamente pela impossibilidade do usuário não conseguir acesso a funções essenciais de rede nos sistemas Twibi, mesmo no Giga+ que veio com uma promessa diferente para um usuário mais avançado.

Acredito que o funcionamento dos aplicativos está ok, tendo em vista que em minha casa possuo um ONT Wifiber 121 AC, também da Intelbras, que possui as mesmas funções e estas aparecem ativas. (inclusive, via interface de gerenciamento há possibilidade de o cliente escolher se quer ativar ou não).

Testei com roteadores de outras marcas e também são identificados corretamente.

Gostaria que a Intelbras avaliasse de maneira geral, até no próprio laboratório, não apenas o meu caso, pois já fiz as mesmas avaliações em vários outros kits Twibi e estes indicam estarem com as funções desativadas em qualquer aplicativo de análise que eu use.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por RedeHomeOffice »

lumiatron escreveu: 10 Jul 2022, 14:16 Boa tarde!

Tenho uma curiosidade sobre as funções avançadas de transmissão dos Twibi (Fast, Giga e Giga+)

Conforme as especificações e datasheet disponibilizados pela Intelbras, os módulos dos sistemas mesh Twibi possuem as funções de MU-MIMO e Beamforming, porém as mesmas não são reconhecidas em nenhum aplicativo de análise de redes wi-fi que eu uso, como o Network Analyzer Pro ou Speedtest Analisador Wi-fi, por exemplo.

Minha dúvida é se de fato as funções estão desabilitadas por alguma inconsistência no firmware da Intelbras, ou se o aplicativo não identifica apenas os Twibi, em específico.

Faço o uso de aplicativos de análise justamente pela impossibilidade do usuário não conseguir acesso a funções essenciais de rede nos sistemas Twibi, mesmo no Giga+ que veio com uma promessa diferente para um usuário mais avançado.

Acredito que o funcionamento dos aplicativos está ok, tendo em vista que em minha casa possuo um ONT Wifiber 121 AC, também da Intelbras, que possui as mesmas funções e estas aparecem ativas. (inclusive, via interface de gerenciamento há possibilidade de o cliente escolher se quer ativar ou não).

Testei com roteadores de outras marcas e também são identificados corretamente.

Gostaria que a Intelbras avaliasse de maneira geral, até no próprio laboratório, não apenas o meu caso, pois já fiz as mesmas avaliações em vários outros kits Twibi e estes indicam estarem com as funções desativadas em qualquer aplicativo de análise que eu use.
Olá, tudo bem?

Vou encaminhar uma mensagem no privado para abrirmos uma análise.

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

Opa, tudo bom?

Recebi sua mensagem privada, mas não tenho nenhuma opção para responder ou enviar uma nova para você. :?
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por RedeHomeOffice »

lumiatron escreveu: 11 Jul 2022, 09:55 Opa, tudo bom?

Recebi sua mensagem privada, mas não tenho nenhuma opção para responder ou enviar uma nova para você. :?
Olá, sem problemas.

Peço que se possível, entre em contato com nosso suporte no (48) 2106-0006 para fazermos testes junto com o senhor.

Estamos no seu aguardo.

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

Recebi e agradeço o retorno da Intelbras.
Em contato com o funcionário, foi diagnosticado em bancada a falha mencionada no sistema de Beamforming dos Twibi.

O funcionário encaminhou para a área de desenvolvimento da Intelbras para que possa ser analisada a melhor solução deste problema para todos.

Espero que seja possível uma solução apenas por meio de atualização, já que a falha afeta não apenas o meu dispositivo.

:)
fgcar
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Jan 2022, 12:55

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por fgcar »

Pelo que entendi, está informado que em nossos GIGAS, possui tal funcionalidade, através da documentação, porém a Intelbrás NÃO entregou isto em nossos aparelhos? Ao Meu ver isto é totalmente irregular.
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

fgcar escreveu: 28 Jul 2022, 20:35 Pelo que entendi, está informado que em nossos GIGAS, possui tal funcionalidade, através da documentação, porém a Intelbrás NÃO entregou isto em nossos aparelhos? Ao Meu ver isto é totalmente irregular.
Sim!

Infelizmente é um problema que afeta a toda a linha Twibi.
Sigo aguardando uma solução.
fgcar
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Jan 2022, 12:55

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por fgcar »

Cabe um bom processo, até coletivo. Pois é propaganda enganosa, totalmente clara e documentada!!
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

fgcar escreveu: 09 Ago 2022, 21:16 Cabe um bom processo, até coletivo. Pois é propaganda enganosa, totalmente clara e documentada!!

Pois é!
Agosto e ainda nada de um posicionamento sobre um problema que não é mais suspeito, mas fato! :(
marcosdouglas
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Ago 2022, 11:26

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por marcosdouglas »

Estou acompanhando esta situação e também aguardo um posicionamento. É uma questão de prioridade corrigir essa falha, visto se tratar de função divulgada a qual não temos acesso. Possuo 3 aparelhos e vou pleitear a devolução junto ao fabricante caso não seja sanado ainda neste mês. Tempo suficiente para IntelBras se manifestar e providenciar a solução.
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

marcosdouglas escreveu: 11 Ago 2022, 11:32 Estou acompanhando esta situação e também aguardo um posicionamento. É uma questão de prioridade corrigir essa falha, visto se tratar de função divulgada a qual não temos acesso. Possuo 3 aparelhos e vou pleitear a devolução junto ao fabricante caso não seja sanado ainda neste mês. Tempo suficiente para IntelBras se manifestar e providenciar a solução.

Realmente é algo a se pensar, pois a função é importantíssima para o bom desempenho da rede mesh, trazendo maior desempenho na conexão com os dispositivos.

É notável que os Twibi não têm a mesma capacidade de resposta que outros roteadores que possuem as funções avançadas ativas.
andersbr
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Ago 2022, 12:13

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por andersbr »

Pessoal também possuo um kit intelbras Giga com duas unidades, com a mesma característica no Net Analyzer, espero que intelbras tenha uma rápida solução para esse caso, visto que já são vários dias sem feedback aqui no fórum.
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

andersbr escreveu: 31 Ago 2022, 12:18 Pessoal também possuo um kit intelbras Giga com duas unidades, com a mesma característica no Net Analyzer, espero que intelbras tenha uma rápida solução para esse caso, visto que já são vários dias sem feedback aqui no fórum.
Eu gostaria de saber se pelo menos existe algo em desenvolvimento, pois não me mandaram nenhuma posição, ao menos para nos mantermos tranquilos quanto às correções possíveis dos nossos equipamentos.

Não entendo como algo assim passou despercebido pela empresa em anos de comercialização.

Já se passou 1 mês e até então nenhuma posição.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por RedeHomeOffice »

lumiatron escreveu: 01 Set 2022, 11:20
andersbr escreveu: 31 Ago 2022, 12:18 Pessoal também possuo um kit intelbras Giga com duas unidades, com a mesma característica no Net Analyzer, espero que intelbras tenha uma rápida solução para esse caso, visto que já são vários dias sem feedback aqui no fórum.
Eu gostaria de saber se pelo menos existe algo em desenvolvimento, pois não me mandaram nenhuma posição, ao menos para nos mantermos tranquilos quanto às correções possíveis dos nossos equipamentos.

Não entendo como algo assim passou despercebido pela empresa em anos de comercialização.

Já se passou 1 mês e até então nenhuma posição.
Olá tudo bem?

Identificamos um bug no firmware e já temos o script para correção paliativa do sistema.

Já estamos também, trabalhando em uma nova versão de firmware que corrige o problema definitivamente.

Para que seja resolvido em seu cenário, entre em contato com nosso suporte técnico que poderemos rodar o script e ativar a funcionalidade.

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

RedeHomeOffice escreveu: 02 Set 2022, 11:10
lumiatron escreveu: 01 Set 2022, 11:20
andersbr escreveu: 31 Ago 2022, 12:18 Pessoal também possuo um kit intelbras Giga com duas unidades, com a mesma característica no Net Analyzer, espero que intelbras tenha uma rápida solução para esse caso, visto que já são vários dias sem feedback aqui no fórum.
Eu gostaria de saber se pelo menos existe algo em desenvolvimento, pois não me mandaram nenhuma posição, ao menos para nos mantermos tranquilos quanto às correções possíveis dos nossos equipamentos.

Não entendo como algo assim passou despercebido pela empresa em anos de comercialização.

Já se passou 1 mês e até então nenhuma posição.
Olá tudo bem?

Identificamos um bug no firmware e já temos o script para correção paliativa do sistema.

Já estamos também, trabalhando em uma nova versão de firmware que corrige o problema definitivamente.

Para que seja resolvido em seu cenário, entre em contato com nosso suporte técnico que poderemos rodar o script e ativar a funcionalidade.

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Show!
Obrigado.
marcosdouglas
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Ago 2022, 11:26

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por marcosdouglas »

Que bom que a empresa se posicionou.
Seguimos aguardando o firmware atualizado o mais breve possível.
vdpires
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Set 2022, 18:12

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por vdpires »

Fala amigo, fez o script que mandaram... resolveu? Tô com o mesmo problema aqui
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

vdpires escreveu: 05 Set 2022, 18:15 Fala amigo, fez o script que mandaram... resolveu? Tô com o mesmo problema aqui
Apos ativação da função MU-MIMO os Twibis da minha rede passaram a emitir o sinal usando o beamforming.

Melhorou a comunicação entre os Twibis e os dispositivos compatíveis com redes AC.
lumiatron
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Jun 2022, 17:19

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por lumiatron »

Informações importantes para quem for solicitar a ativação das funções via script:

1 - Tenha computador/notebook conectado ao Twibi por cabo.

2 - O procedimento deve ser realizado individualmente em todas as unidades de Twibi que fazem parte da rede, portanto, deve configurar uma unidade de cada vez como principal. Lembre de enfatizar ao suporte a necessidade de ativar todos os módulos, caso contrário apenas o módulo em que foi realizado o procedimento funcionará com as funções avançadas de rádio ativas.

3 - Após a realização da ativação, desligue todos os Twibis da tomada e ligue novamente, assim o sistema de rádio passará a operar com as funções ativas.
ronaldbjr
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Out 2022, 09:28

Re: Beamforming + MU-MIMO

Mensagem por ronaldbjr »

Estava aguardando nova versão do Firmware, mas pelo jeito tenho que fazer o procedimento acima...

Alguma previsão de solução definitiva para o problema?
Pois possuo loja física e vendo estes equipamentos dizendo aos clientes sobre as "vantagens e benefícios" da tecnologia...

Outra coisa, não sei o porquê meu IP foi banido sendo que nunca enviei sequer uma mensagem ao fórum....
Trancado

Voltar para “Sistema Wi-Fi Mesh”