Twibi com falha de roteamento

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
leonardofialho
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jun 2020, 15:30

Twibi com falha de roteamento

Mensagem por leonardofialho »

Possuo uma rede giga cabeada formada por 7 switches L2. Conectei 4 Twibis nesta rede, depois de configurados, através de cabos nas portas LAN (já testei a LAN'WAN também).

O problema surge quando os Twibis resolvem rotear pacotes através da rede WiFi ao invés da rede LAN. Eles devem executar algum protocolo que causa um loop nos switches e as portas são temporariamente desativadas. Muitas vezes as portas desativadas são do switch principal, derrubando assim uma grande parte da rede.

Este tipo de "autonomia" do equipamiento está tornando ele inútil para mim. A Intelbras quer facilitar a vida dos usuários colocando um conjunto firmaware+aplicativo de configuração extremamente simplificado, mas acabou criando um produto simplório demais, sem utilidade para usuários avançados ou que possuam uma topologia de rede mais complexa do que conectar dois access-points.

Eu realmente não vejo incompatibilidade entre ter um aplicativo de configuração bem simples como o que existe hoje mas ao mesmo tempo fornecer uma interface gráfica no próprio equipamento que te permita fazer o básico, como:

1) definição de endereço IP fixo.
2) definição da funcionalidade das portas LAN e WAN/LAN.
3) escolha do protocol de roteamento, ou desabilitação do mesmo.
4) o mínimo de configuração para um rede WiFi, como seleção de canais, frequências, criptografia e etc.

Realmente não sei mais o que fazer. A única alternativa está sendo tirar completamente os Twibis da rede cabeadas, deixando apenas um deles conectado. Isso resolve o problema de roteamento, mas a performance da rede WiFi fica horrível.

Me arrependi de ter escolhido este produto, pois preferi o Twibi em relação as outras opções justamente por causa da Intelbras ser uma empresa brasileira, mas acho que tomei a decisão errada.

Leonardo
(24) 99854-9079
Murilorm
Registrado
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jun 2020, 00:11

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por Murilorm »

Tenho o mesmo problema.. 4 unidades giga praticamente inútil... um produto muito limitado.. mesmo eu colocando os produtos como Bridge eu não consigo estar nem o IP manualmente... a Intelbras precisa colocar uma interface avançada.. para usuários que precisam mexer em algumas configurações manuais...

Tomara que seja providenciado logo pois tenho 4 unidades Amauri voltei para a caixa!!
Avatar do usuário
IntelbrasWireless
Administrador
Mensagens: 2186
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:51

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por IntelbrasWireless »

leonardofialho escreveu:Possuo uma rede giga cabeada formada por 7 switches L2. Conectei 4 Twibis nesta rede, depois de configurados, através de cabos nas portas LAN (já testei a LAN'WAN também).

O problema surge quando os Twibis resolvem rotear pacotes através da rede WiFi ao invés da rede LAN. Eles devem executar algum protocolo que causa um loop nos switches e as portas são temporariamente desativadas. Muitas vezes as portas desativadas são do switch principal, derrubando assim uma grande parte da rede.

Este tipo de "autonomia" do equipamiento está tornando ele inútil para mim. A Intelbras quer facilitar a vida dos usuários colocando um conjunto firmaware+aplicativo de configuração extremamente simplificado, mas acabou criando um produto simplório demais, sem utilidade para usuários avançados ou que possuam uma topologia de rede mais complexa do que conectar dois access-points.

Eu realmente não vejo incompatibilidade entre ter um aplicativo de configuração bem simples como o que existe hoje mas ao mesmo tempo fornecer uma interface gráfica no próprio equipamento que te permita fazer o básico, como:

1) definição de endereço IP fixo.
2) definição da funcionalidade das portas LAN e WAN/LAN.
3) escolha do protocol de roteamento, ou desabilitação do mesmo.
4) o mínimo de configuração para um rede WiFi, como seleção de canais, frequências, criptografia e etc.

Realmente não sei mais o que fazer. A única alternativa está sendo tirar completamente os Twibis da rede cabeadas, deixando apenas um deles conectado. Isso resolve o problema de roteamento, mas a performance da rede WiFi fica horrível.

Me arrependi de ter escolhido este produto, pois preferi o Twibi em relação as outras opções justamente por causa da Intelbras ser uma empresa brasileira, mas acho que tomei a decisão errada.

Leonardo
(24) 99854-9079



Bom dia,

Foi solicitado um contato para o numero informado, pedimos que aguardo nosso retorno.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
leonardofialho
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jun 2020, 15:30

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por leonardofialho »

O suporte da Intelbras entrou em contato comigo. Após várias explicações, diagrama de rede, etc. ele me recomendaram o seguinte:

1) Desfazer a rede mesh removendo todos os Twibis, deixando apenas um, o gateway.
2) Conectar a saída do meu roteador de aceso a Internet na porta WAN Twibi principal (gateway).
3) Conectar a porta LAN do mesmo Twibi em um switch da rede.
4) Adicionar os demais Twibis um a um conectando o switch na porta LAN.

Nada disso faz sentido para mim. A explicação do suporte é que o Twibi principal precisa ser o gateway de saída para que o protocolo spanning tree funcione (hã? por que?). Como iria inutilizar um Twibi, já que o meu roteador está em armário afastado da minha residência e de onde quero propagar o sinal Wi-Fi, decidi não fazer, já que este tipo de topologia não faz o menor sentido tecnicamente falando e seria penas perda de tempo e Twibi.

Entretanto procedi com a reconfiguração da rede, seguindo parcialmente as recomendações da Intelbras:

1) Removi todos os Twibis da rede mesh, deixei apenas o gateway.
2) Conectei este Twibi em um switch qualquer da rede Ethernet (cabeada) usando a porta WAN dele.
3) Conectei os demais Twibis, um a um, usando a porta LAN de cada um deles e fui adicionando na rede mesh.

Até o momento todos os Twibis indicam que estão usando a rede cabeada. Não estou tento perda de conexão por conta de algum switch desabilitar portas por causa de loop no STP.

Verei pelos próximos dias se a coisa continua estável, principalmente por que as 3:00AM os Twibis serão reiniciados para manutenção automática (só vi isso em equipamentos da Intelbras, todos os outros equipamentos que tenham funcionam 24x7 sem reiniciar).

Se houver alguma mudança ou se a falha voltar a ocorrer reportarei aqui no fórum neste tópico.
Avatar do usuário
leonardofialho
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jun 2020, 15:30

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por leonardofialho »

Ontem a noite faltou luz. Foi o teste que eu precisava para saber se a configuração feita iria funcionar a contento ou não. O resultado é: não, mas talvez sim.

Me explico: os Twibis, assim como todos os demais equipamentos de rede como switches, servidor de DHCP que fica em um Raspberry Pi, roteador do provedor internet, etc., firam ligados TODOS ao mesmo tempo. Cada dispositivo tem um tempo de boot diferente. Acredito que os mais lentos são o servidor de DHCP e o roteador do provedor internet, não pelo boot mas pelo tempo de reestabelecer a conexão PPPoE usando fibra óptica como meio físico.

O resultado prático é que os Twibis tentaram se conectar pela rede Wi-Fi (mesh) e o problema de roteamento voltou a ocorrer. Todos os Twibis, exceto o principal (gateway) ficaram alternando entre rede cabeada e rede Wi-Fi, gerando loops no STP e forçando os switches a desabilitar as portas.

Felizmente a solução foi mais ou menos simples: desligar todos os Twibis, exceto o principal (gateway) e voltar a ligar um a um. Não é nada prático mas foi mais fácil do que remover todos e voltar a adiciona-los na rede mesh.

Melhorei o cenário e coloquei 2 no-breaks, um para o servidor DHCP e outro para o roteador do provedor internet. Entretanto não creio que isso vá ajudar muito pois existem dois switches que não estão com no-breaks, o que segmentará a rede e, provavelmente, fará com que os Twibis tentem se comunicar pela rede Wi-Fi novamente, gerando todo o problema mais uma vez...

Ou seja, da forma como o software dos Twibis está não existe como forçar uma configuração fixa. O Twibi vai tentar buscar rotas alternativas por meios físicos diferentes (por que aparentemente isso facilita a vida do usuário) e vai derrubar a rede mais uma vez.

É um caso clásico de simplicidade de uso versus funcionalidade. O simples não funciona para o cenário mais elaborado. As funcionalidade foram abstraídas por uma interface simplificada (app para celular) deixando os usuários que sabem o que esta fazendo sem alternativa para corrigir uma falha do equipamentos. Sim, considero a falta de funcionalidades ou a falta de acesso as configurações das funcionalidade uma falha do equipamento.
Rauser
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Fev 2020, 21:54

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por Rauser »

Todos roteadores MESH do mercado, seja Multilaser, Tenda, Intelbras, Tplink... tudo é pra usuario leigo usar com modem de uma operadora e olhe la! Infelizmente eles nao dão nenhuma gerencia, nós provedores precisamos por exemplo de uma gerencia remota, como faz? Nao tem como! Todos esses mesh são carissimos e limitados na gerencia deles, nao serve pra provedor e olha que o provedor precisa dessa solução pra alguns clientes. Ficar indo na casa do cliente pra uma simples alteração de senha num sistema desses, é osso hein? Travar canais do wifi tb também, outra aberração! Não tem uma empresa que vende roteador no nosso país, pensando no provedor de Internet! Quando pensa, não faz direito!
gamcolombo
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Set 2021, 03:01

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por gamcolombo »

Estou EXATAMENTE com esse mesmo ''Problema". Na casa dos meus pais tem o google wifi, que funciona perfeitamente, porem devido a pouca diferença de preço fiz a CAGADA(não tem palavra melhor para definir isso) da minha vida de comprar esse genérico chamado twibi achando que seria igual.. E para explicar melhor o nível da CAGADA comprei 6 twibis giga porque a casa é grande, porem nem assim ele levam a velocidade que deveria nao estado cabeado, porem mesmo assim NAO adiantou e tiver que gastar mais cabeando toda casa, resultando assim nesse mesmo problems que o seu. RESOLUÇÃO!! Aceite que você errou em comprar esses protótipos de roteadores, tente vendelos. E faça questão de divulgar para outras pessoas a nunca fazer o mesmo erro que você.
Intelbras vocês deveriam se EVERGONHAR EM FÁBRICAR ESSE [removido] E FICAR MAIS NA PARTE TECNOLÓGICA QUE VOCÊS ENTENDEM.
me sinto um [removido] em não ter ouvido outras pessoas e te comprado isso!
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por RedeHomeOffice »

gamcolombo escreveu: 20 Set 2021, 03:31 Estou EXATAMENTE com esse mesmo ''Problema". Na casa dos meus pais tem o google wifi, que funciona perfeitamente, porem devido a pouca diferença de preço fiz a CAGADA(não tem palavra melhor para definir isso) da minha vida de comprar esse genérico chamado twibi achando que seria igual.. E para explicar melhor o nível da CAGADA comprei 6 twibis giga porque a casa é grande, porem nem assim ele levam a velocidade que deveria nao estado cabeado, porem mesmo assim NAO adiantou e tiver que gastar mais cabeando toda casa, resultando assim nesse mesmo problems que o seu. RESOLUÇÃO!! Aceite que você errou em comprar esses protótipos de roteadores, tente vendelos. E faça questão de divulgar para outras pessoas a nunca fazer o mesmo erro que você.
Intelbras vocês deveriam se EVERGONHAR EM FÁBRICAR ESSE [removido] E FICAR MAIS NA PARTE TECNOLÓGICA QUE VOCÊS ENTENDEM.
me sinto um [removido] em não ter ouvido outras pessoas e te comprado isso!
Olá, bom dia!

Podemos realizar alguns testes.

Primeiro devemos verificar a parte física do cenário. É de suma importância que seja utilizada a fonte original do produto, afim de assegurar seu funcionamento de maneira correta. Caso o produto esteja ligado, por exemplo, num filtro de linha, estabilizador ou nobreak, pedimos que realize um teste com o produto ligado direto na tomada.

Outro teste possível seria dos cabos, tente utilizar algum outro cabo de rede para realizar a conexão nas porta LAN do seu twibi, afim de verificar se não é o cabo que está apresentando falha. Verifique o cabo que está indo até a porta WAN do seu Twibi e observe se está passando a banda contratada.

Se persistir com dificuldades, conte com nosso suporte técnico através do número (48) 2106-0006, também é WhatsApp!

Estamos a disposição ;).
Avatar do usuário
leonardofialho
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jun 2020, 15:30

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por leonardofialho »

RedeHomeOffice escreveu: 22 Set 2021, 10:42 Podemos realizar alguns testes.

Primeiro devemos verificar a parte física do cenário. É de suma importância que seja utilizada a fonte original do produto, afim de assegurar seu funcionamento de maneira correta. Caso o produto esteja ligado, por exemplo, num filtro de linha, estabilizador ou nobreak, pedimos que realize um teste com o produto ligado direto na tomada.

Outro teste possível seria dos cabos, tente utilizar algum outro cabo de rede para realizar a conexão nas porta LAN do seu twibi, afim de verificar se não é o cabo que está apresentando falha. Verifique o cabo que está indo até a porta WAN do seu Twibi e observe se está passando a banda contratada.
Honestamente, quase nada do que voce falou faz sentido.

Você é parte do suporte da Intelbras? Creio que não.
Por acaso voce está tentando "pescar" clientes por aqui?

O que você escreveu não colabora em nada para a solução de qualquer problema apresentado neste tópico. Seria melhor que você removesse sua mensagem.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por RedeHomeOffice »

leonardofialho escreveu: 22 Set 2021, 10:47
RedeHomeOffice escreveu: 22 Set 2021, 10:42 Podemos realizar alguns testes.

Primeiro devemos verificar a parte física do cenário. É de suma importância que seja utilizada a fonte original do produto, afim de assegurar seu funcionamento de maneira correta. Caso o produto esteja ligado, por exemplo, num filtro de linha, estabilizador ou nobreak, pedimos que realize um teste com o produto ligado direto na tomada.

Outro teste possível seria dos cabos, tente utilizar algum outro cabo de rede para realizar a conexão nas porta LAN do seu twibi, afim de verificar se não é o cabo que está apresentando falha. Verifique o cabo que está indo até a porta WAN do seu Twibi e observe se está passando a banda contratada.
Honestamente, quase nada do que voce falou faz sentido.

Você é parte do suporte da Intelbras? Creio que não.
Por acaso voce está tentando "pescar" clientes por aqui?

O que você escreveu não colabora em nada para a solução de qualquer problema apresentado neste tópico. Seria melhor que você removesse sua mensagem.

Olá Leonardo, bom dia!

Sim, essa é uma conta oficial do suporte Intelbras, onde gerenciamos e respondemos os fóruns.

O teste citado acima se refere a questão física do cenário e é super válido.

Já ouviu falar em modelo OSI? Em redes o modelo OSI tem o objetivo de ser um padrão, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas em uma rede local, auxiliando na analise de problemas de rede, afim de analisar camada por camada, localizando onde está exatamente o problema na rede.

Como explicado acima, o modelo OSI é utilizado principalmente para analise de problemas, para localizar onde, na rede, está o problema. Partindo dessa premissa e tendo em vista que a primeira camada do modelo OSI é a parte física, solicitamos que seja testado esse ponto também, que é de grande importância (em anexo imagem como modelo OSI para visualização).

Caso precise de ajuda para testar algo, conte com nosso suporte técnico também! Estamos disponíveis no número (48) 2106-0006 (telefone e WhatsApp).

Ficamos à sua disposição ;).



Obs: Vale ressaltar que nosso fórum é aberto para todos, logo, qualquer usuário tem o direito de dar ideias, compartilhar experiências e dar dicas sobre os produtos, qualquer comentário bem intencionado é bem vindo. Agradecemos sempre o apoio e a participação de todos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
leonardofialho
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jun 2020, 15:30

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por leonardofialho »

É uma pena que esta seja a qualidade do suporte Intelbras.

Acredito ter um bom conhecimento de redes, haja visto que trabalho com isso desde 1995 quando montei um provedor de acesso a internet, lembra quando usávamos modems Sportsters US Roboticts 14440? Apois... então não me venha falar da camada OSI achando que está me ensinando algo.

Se voce voltar ao início deste tópico verá que a minha discussão falando de protocolo spanning tree e ai voce vem com sugestão de remover filtro de linha e no-break? Em que universo paralelo um filtro de linha ou no-break afetaria NEGATIVAMENTE a estabilidade de um link ethernet? Continuando, "observar se está passando a banda contratada" no cabo ethernet interno da casa dele? Que banda seria essa? Voce se refere a um teste de continuidade por acaso? Ou voce quer que ele teste a Internet dele usando o cabo ethernet?

Me desculpe, mas as suas sugestões não fazem sentido.

E te digo mais, sabe qual foi a solução da Intelbras para o meu problema? Trocar o Twibi por um outro equipamento. Então sejamos honestos: o Twibi é um produto falho e com um péssimo software e uma interface de administração pior ainda.

Guarde sua camada OSI para outro.
LuizMeier
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Fev 2023, 17:41

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por LuizMeier »

Boa Tarde!

Tive o trabalho de me cadastrar nesse fórum só para compartilhar minha experiência com esse produtão da Intelbras, e para deixar o colega que abriu o tópico menos frustrado. Gostaria que ele se sentisse menos estressado ao saber que, sim, comprovadamente, os Twibis geram loops na rede.

Comprei um par desses caras há algum tempo e venho sofrendo com desconexões aleatórias desde então. Eu nunca tinha tido problemas com WiFi aqui em casa, usando o WiFi do modem em um cômodo e um Mikrotik em outro canto da casa, mesmo que fosse no 2.4Ghz. Eu já estava no ponto de me livrar desses equipamentos, quando a teimosia de ser um profissional da área falou mais forte.

Eu já havia tentado todos os tipos de configuração que ele suporta (DHCP, PPPoE, AP) e o comportamento sempre se repetia: desconexões aleatórias e queda de performance sem motivo. Foi então que resolvi habilitar o log do meu Mikrotik para os pacotes referentes à bridge. Foi então que vi que, nos momentos em que tinha quedas, meu equipamento logava possível loop na rede, porque estava recebendo pela interface elétrica do Twibi um pacote com o mesmo mac address dele. Certeza que eles estavam se falando pelo WiFi ao invés de pelo cabo.

Acabei de desabilitar o stp no meu Mikrotik para ver se o comportamento melhora agora. Possivelmente as pessoas que possuem switches em casa não sofrem pelo fato dos equipamentos serem simples e sem protocolos de controle de loop.

Intelbras, reforço aqui o que inúmeros usuários já falaram: tudo bem a simplicidade, mas não abram mão do mínimo de configuração por parte dos clientes. Pra mim, já resolveria uma simples flag no aplicativo, que configurasse os equipamentos para só usarem o modo Backhaul, e fim. Mesh é legal, concordo, mas eu não quero. Tenho pontos de rede por toda a casa e não preciso dessa tecnologia.

Volto aqui daqui a uma semana dando o meu feedback: se me livrei do twibi ou não.

Tags: stp, loop, twibi, spanning-tree, spanning tree
wsjunior
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Jan 2023, 16:39

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por wsjunior »

Também estou sofrendo com o mesmo problema.

Estou vendendo 4 unidades do Giga+, caso alguém tenha interesse.

É um produto maravilhoso, só que não. :lol:

Realmente, bastava um simples switch no aplicativo, mas tem coisas aqui no fórum que esse cara aí responde que vai mandar pra "equipe de desenvolvimento", faz 3 anos e até agora nada..

Enfim, assim que conseguir vender essa maravilha, adeus Intelbras!
LuizMeier
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Fev 2023, 17:41

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por LuizMeier »

Só retornando que desisti, simplesmente.

EU queria um AP, só isso. Então, o melhor jeito que funcionou foi o tal modo Bridge, dele, que faz-se necessário que todo o tráfego da sua rede TENHA que necessariamente passar pelo twibi, mesmo que ele só "bridgeie" o tráfego. O que, pra mim, não faz sentido nenhum, além de você fazer com que o Twibi se torne um ponto central de falha.

Se você o coloca num switch como um AP comum, ele simplesmente caga com todo o tráfego, de tempos em tempos.

O que mais me irritou, ainda assim, é que eu acho que de tempos em tempos ele acorda e, sei lá, testa conectividade ou algo assim, e enquanto não fica satisfeito, não deixa tráfego fluir adequadamente na rede.

Cheguei no ponto do ranço e desisti. Vendi no Olx e comprei um novo Mikrotik.

Boa sorte aos próximos.
Gilgamesh
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jun 2022, 17:02

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por Gilgamesh »

Assim como o amigo acima vim relatar o meu problema que é semelhante aos demais.

Tenho 5 Twibs, 2 fast e 3 gig+. Na casa dos meus pais 1 twib giga+ funciona como principal e 2 twib fast espalham o wifi por outros cômodos.
De um switch conectado ao twib principal, puxei um cabo de rede de 21m para minha casa do outro lado da rua, coloquei outro switch e dois twib giga+ pra espalhar rede lá em casa.

Pois bem, demorei muito pra entender o que estava acontecendo, mas é exatamente o problema que o dono do tópico está tendo. O roteador da minha casa, consegue enxergar o roteador dos meus pais, o que eventualmente leva a um loop que desativa o switch no qual está ligado o cabo que atravessa a rua, e isso derruba a parte da rede que fica na minha casa.

Já liguei varias vezes pra Intelbrás e nunca foram capazes de solucionar o problema.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por RedeHomeOffice »

LuizMeier escreveu: 28 Fev 2023, 17:53 Boa Tarde!

Tive o trabalho de me cadastrar nesse fórum só para compartilhar minha experiência com esse produtão da Intelbras, e para deixar o colega que abriu o tópico menos frustrado. Gostaria que ele se sentisse menos estressado ao saber que, sim, comprovadamente, os Twibis geram loops na rede.

Comprei um par desses caras há algum tempo e venho sofrendo com desconexões aleatórias desde então. Eu nunca tinha tido problemas com WiFi aqui em casa, usando o WiFi do modem em um cômodo e um Mikrotik em outro canto da casa, mesmo que fosse no 2.4Ghz. Eu já estava no ponto de me livrar desses equipamentos, quando a teimosia de ser um profissional da área falou mais forte.

Eu já havia tentado todos os tipos de configuração que ele suporta (DHCP, PPPoE, AP) e o comportamento sempre se repetia: desconexões aleatórias e queda de performance sem motivo. Foi então que resolvi habilitar o log do meu Mikrotik para os pacotes referentes à bridge. Foi então que vi que, nos momentos em que tinha quedas, meu equipamento logava possível loop na rede, porque estava recebendo pela interface elétrica do Twibi um pacote com o mesmo mac address dele. Certeza que eles estavam se falando pelo WiFi ao invés de pelo cabo.

Acabei de desabilitar o stp no meu Mikrotik para ver se o comportamento melhora agora. Possivelmente as pessoas que possuem switches em casa não sofrem pelo fato dos equipamentos serem simples e sem protocolos de controle de loop.

Intelbras, reforço aqui o que inúmeros usuários já falaram: tudo bem a simplicidade, mas não abram mão do mínimo de configuração por parte dos clientes. Pra mim, já resolveria uma simples flag no aplicativo, que configurasse os equipamentos para só usarem o modo Backhaul, e fim. Mesh é legal, concordo, mas eu não quero. Tenho pontos de rede por toda a casa e não preciso dessa tecnologia.

Volto aqui daqui a uma semana dando o meu feedback: se me livrei do twibi ou não.

Tags: stp, loop, twibi, spanning-tree, spanning tree

Olá tudo bem?

Temos equipamentos que não possuem a tecnologia Mesh, como nossa linha de Acess Points, eles trabalham com outras tecnologias.

Para resolver sua intercorrência, peço que entre em contato com nosso suporte técnico para avaliarmos seu cenário e resolver sua questão.

Atenciosamente,

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: https://chat.apps.intelbras.com.br/
suporte@intelbras.com.br
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1477
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por RedeHomeOffice »

Gilgamesh escreveu: 18 Mai 2023, 07:34 Assim como o amigo acima vim relatar o meu problema que é semelhante aos demais.

Tenho 5 Twibs, 2 fast e 3 gig+. Na casa dos meus pais 1 twib giga+ funciona como principal e 2 twib fast espalham o wifi por outros cômodos.
De um switch conectado ao twib principal, puxei um cabo de rede de 21m para minha casa do outro lado da rua, coloquei outro switch e dois twib giga+ pra espalhar rede lá em casa.

Pois bem, demorei muito pra entender o que estava acontecendo, mas é exatamente o problema que o dono do tópico está tendo. O roteador da minha casa, consegue enxergar o roteador dos meus pais, o que eventualmente leva a um loop que desativa o switch no qual está ligado o cabo que atravessa a rua, e isso derruba a parte da rede que fica na minha casa.

Já liguei varias vezes pra Intelbrás e nunca foram capazes de solucionar o problema.
Olá tudo bem?

Vou lhe chamar no privado para entender seu caso.

Atenciosamente,

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: https://chat.apps.intelbras.com.br/
suporte@intelbras.com.br
LuizMeier
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Fev 2023, 17:41

Re: Twibi com falha de roteamento

Mensagem por LuizMeier »

RedeHomeOffice escreveu: 22 Mai 2023, 16:48
LuizMeier escreveu: 28 Fev 2023, 17:53 Boa Tarde!

Tive o trabalho de me cadastrar nesse fórum só para compartilhar minha experiência com esse produtão da Intelbras, e para deixar o colega que abriu o tópico menos frustrado. Gostaria que ele se sentisse menos estressado ao saber que, sim, comprovadamente, os Twibis geram loops na rede.

Comprei um par desses caras há algum tempo e venho sofrendo com desconexões aleatórias desde então. Eu nunca tinha tido problemas com WiFi aqui em casa, usando o WiFi do modem em um cômodo e um Mikrotik em outro canto da casa, mesmo que fosse no 2.4Ghz. Eu já estava no ponto de me livrar desses equipamentos, quando a teimosia de ser um profissional da área falou mais forte.

Eu já havia tentado todos os tipos de configuração que ele suporta (DHCP, PPPoE, AP) e o comportamento sempre se repetia: desconexões aleatórias e queda de performance sem motivo. Foi então que resolvi habilitar o log do meu Mikrotik para os pacotes referentes à bridge. Foi então que vi que, nos momentos em que tinha quedas, meu equipamento logava possível loop na rede, porque estava recebendo pela interface elétrica do Twibi um pacote com o mesmo mac address dele. Certeza que eles estavam se falando pelo WiFi ao invés de pelo cabo.

Acabei de desabilitar o stp no meu Mikrotik para ver se o comportamento melhora agora. Possivelmente as pessoas que possuem switches em casa não sofrem pelo fato dos equipamentos serem simples e sem protocolos de controle de loop.

Intelbras, reforço aqui o que inúmeros usuários já falaram: tudo bem a simplicidade, mas não abram mão do mínimo de configuração por parte dos clientes. Pra mim, já resolveria uma simples flag no aplicativo, que configurasse os equipamentos para só usarem o modo Backhaul, e fim. Mesh é legal, concordo, mas eu não quero. Tenho pontos de rede por toda a casa e não preciso dessa tecnologia.

Volto aqui daqui a uma semana dando o meu feedback: se me livrei do twibi ou não.

Tags: stp, loop, twibi, spanning-tree, spanning tree

Olá tudo bem?

Temos equipamentos que não possuem a tecnologia Mesh, como nossa linha de Acess Points, eles trabalham com outras tecnologias.

Para resolver sua intercorrência, peço que entre em contato com nosso suporte técnico para avaliarmos seu cenário e resolver sua questão.

Atenciosamente,

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: https://chat.apps.intelbras.com.br/
suporte@intelbras.com.br
Colega, passado todo esse tempo, já me desfiz da solução e migrei pra concorrência.
Trancado

Voltar para “Sistema Wi-Fi Mesh”