CF 4202 não aceita chip ativado na ClaroBR

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

marcelinho1979

CF 4202 não aceita chip ativado na ClaroBR

Mensagem por marcelinho1979 »

Comprei um chip da Clarofone fazendo a portabilidade da minha linha residencial para esse chip. Ativei o chip normalmente usando meu aparelho celular, onde consigo fazer e receber as ligações sem problemas.

Meu problema esta com o aparelho CF 4202 que comprei, que mostra corretamente a operadora ClaroBR, mas quando tento fazer ligação recebo a mensagem que não pode completar a ligação porque meu aparelho esta fora da área cadastrada. Na hora que ligo para o aparelho também recebo a mensagem que o número esta temporariamente fora de serviço, mas se não desligo e aguardo uns 3 segundos após a mensagem o aparelho começa a receber a chamada e aí atende normalmente.

Com o chip no celular, já mudei as opções WCDMA, GSM e LTE e todas funcionam normalmente. O problema só acontece no aparelho CF 4202...

Não estou tendo problema com a recepção de sinal do aparelho, já que no display ele apresenta constante o ícone de sinal com 5 bastões e na opção de banda e intensidade ele apresenta os 1800Mhz e -76dBm até -82dBm.
IntelbrasTelecom
Administrador

Re: CF 4202 não aceita chip ativado na ClaroBR

Mensagem por IntelbrasTelecom »

marcelinho1979 escreveu:
31 Ago 2020, 23:46
Comprei um chip da Clarofone fazendo a portabilidade da minha linha residencial para esse chip. Ativei o chip normalmente usando meu aparelho celular, onde consigo fazer e receber as ligações sem problemas.

Meu problema esta com o aparelho CF 4202 que comprei, que mostra corretamente a operadora ClaroBR, mas quando tento fazer ligação recebo a mensagem que não pode completar a ligação porque meu aparelho esta fora da área cadastrada. Na hora que ligo para o aparelho também recebo a mensagem que o número esta temporariamente fora de serviço, mas se não desligo e aguardo uns 3 segundos após a mensagem o aparelho começa a receber a chamada e aí atende normalmente.

Com o chip no celular, já mudei as opções WCDMA, GSM e LTE e todas funcionam normalmente. O problema só acontece no aparelho CF 4202...

Não estou tendo problema com a recepção de sinal do aparelho, já que no display ele apresenta constante o ícone de sinal com 5 bastões e na opção de banda e intensidade ele apresenta os 1800Mhz e -76dBm até -82dBm.
Como você fez a portabilidade de um número fixo para móvel, pode ser que a sua Operadora utilize a geolocalização para liberar o serviço.

A geolocalização serve para a Operadora saber em que local o chip está sendo usado, caso saia da área que foi cadastrado o chip (exemplo fora do bairro), a Operadora pode tirar o serviço, por isso que você escuta a mensagem de "aparelho está fora da área cadastrada".

O CF 4202 não tem nenhum tipo de serviço de localização, igual aos celulares convencionais que possuem GPS, sendo assim ao usar o chip no CF 4202 a Operadora não tem como saber em qual local o chip está sendo usado.
Você pode testar o chip no seu celular com o GPS/localização desativado para ver como se comporta.

Entre em contato com a Operadora e questione se neste chip estão usando o serviço de geolocalização, para que você só possa usar o chip em determinado local.
Caso esteja com este serviço, veja se é possível desabilitado, para poder usar em um celular fixo como o CF 4202.
marcelinho1979

Mensagem por marcelinho1979 »

IntelbrasTelecom escreveu:
01 Set 2020, 10:01
marcelinho1979 escreveu:
31 Ago 2020, 23:46

Como você fez a portabilidade de um número fixo para móvel, pode ser que a sua Operadora utilize a geolocalização para liberar o serviço.

A geolocalização serve para a Operadora saber em que local o chip está sendo usado, caso saia da área que foi cadastrado o chip (exemplo fora do bairro), a Operadora pode tirar o serviço, por isso que você escuta a mensagem de "aparelho está fora da área cadastrada".

O CF 4202 não tem nenhum tipo de serviço de localização, igual aos celulares convencionais que possuem GPS, sendo assim ao usar o chip no CF 4202 a Operadora não tem como saber em qual local o chip está sendo usado.
Você pode testar o chip no seu celular com o GPS/localização desativado para ver como se comporta.

Entre em contato com a Operadora e questione se neste chip estão usando o serviço de geolocalização, para que você só possa usar o chip em determinado local.
Caso esteja com este serviço, veja se é possível desabilitado, para poder usar em um celular fixo como o CF 4202.
Obrigado pelo retorno, mas eu já testei no celular e funciona normalmente para fazer e receber chamadas, inclusive sai do local que cadastrei por quase 200mts e funcionou normalmente também. Abri um chamado na Claro ontem a noite e um técnico deles me retornou hoje cedo. A resposta dele foi simples e clara: Esse aparelho não serve! Consta na nossa lista como incompartível. Troque por outro ou utilize no celular!

Reforcei que estou conseguindo receber ligações no aparelho, apesar da mensagem de erro que ele dá antes de completar a ligação, e não soube me responder nada a respeito.

Quando me passou as especificações do aparelho "que serve" rebati que o aparelho tinha todas as especificações citadas, inclusive que todos anúncios da internet apontam o CF 4202 como compartível com todas as operadoras do Brasil (incluindo a CLARO), mas ele manteve a mesma informação e quando questionei então quais eram os aparelhos compartíveis também não teve resposta.

Fui hoje na loja física da Claro na minha cidade e eles alegaram que não conseguem fazer nada a respeito. Me encaminharam pra uma outra loja de outra cidade (a mais de 30km) pois disseram que eles conseguem fazer os testes necessários. Vou lá amanhã e quero ver qual vai ser o resultado, inclusive vou levar essa resposta aqui do fórum.
eucarlos
Membro

Mensagem por eucarlos »

Desconheço o motivo do "erro" mas com experiencia com as operadoras eles nunca assumem erro e jogam que os telefones não são compatíveis, já usei chip fixo em CF e funcionou.

Podemos verificar por algumas informações que o aparelho esta parcialmente funcionando, ele reconhece o chip, capta sinal e recebe a ligação, isso tudo comprava um certa compatibilidade e a mensagem que você esta escutando é da própria operadora, ela esta bloqueando as ligações se fosse erro no CF não deveria funcionar o chip ou captar sinal, mas se ligando dele a operadora retornar com mensagem de voz, é algo que ela esta barrando.
Responder

Voltar para “CF 4202”