Wisefi com VLANS perde Gerência

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

viniciusfkunst
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Mai 2020, 16:27

Wisefi com VLANS perde Gerência

Mensagem por viniciusfkunst »

Então, vou tentar explicar a situação.

Nossa rede principal corporativa fica na VLAN 34, e a de visitantes na VLAN 50.
Compramos alguns AP's 310 e 360, e estamos configurando todos no Wisefi.

O servidor onde esta instalado o Wisefi está ligado em um switch gerenciável, em uma porta de acesso da VLAN 34.
E os APs que estou usando para testes estão em portas do mesmo switch como HIBRIDA, nas VLANS 34 e 50 UNTAGGED.

No momento que conecto o AP zerado na rede, ele pega um ip da VLAN 34, o Wisefi o encontra normalmente, e consigo adicionar nos grupos, alterar nome, cor e todas outras configurações.
O icone de wifi na lista de access points fica verde e todas alterações são aceitas de imediato.
Eu adiciono o AP no Grupo WLAN onde criei 2 SSID separados, um para cada VLAN.
As configurações ficam corretas e as 2 redes ficam visiveis nos equipamentos.

Porém nenhuma das redes entrega IP.
Para que elas comecem a entregar IP's eu tenho que colocar a porta onde o AP esta conectado em modo TAGGED nas 2 VLANS.
Então as redes passam a operar normalmente, entregando IP.

O problema é que nesse momento eu perco a gerência destes equipamentos, ficando com icones de wifi vermelhos, e impossibilitando qualquer alteração posterior.
A única maneira para realizar a gerência é excluindo o equipamento do wisefi, colocando as portas como UNTAGGED e resetando o AP, e adicionando novamente no Wisefi.
Um processo inviável, já que a previsão de equipamentos para a empresa inteira é em torno de 50 AP's.

Preciso de auxílio para que eu continue gerenciando todos os AP's na rede enquanto os mesmos continuam operantes.
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Wisefi com VLANS perde Gerência

Mensagem por IntelbrasRedes »

viniciusfkunst escreveu:Então, vou tentar explicar a situação.

Nossa rede principal corporativa fica na VLAN 34, e a de visitantes na VLAN 50.
Compramos alguns AP's 310 e 360, e estamos configurando todos no Wisefi.

O servidor onde esta instalado o Wisefi está ligado em um switch gerenciável, em uma porta de acesso da VLAN 34.
E os APs que estou usando para testes estão em portas do mesmo switch como HIBRIDA, nas VLANS 34 e 50 UNTAGGED.

No momento que conecto o AP zerado na rede, ele pega um ip da VLAN 34, o Wisefi o encontra normalmente, e consigo adicionar nos grupos, alterar nome, cor e todas outras configurações.
O icone de wifi na lista de access points fica verde e todas alterações são aceitas de imediato.
Eu adiciono o AP no Grupo WLAN onde criei 2 SSID separados, um para cada VLAN.
As configurações ficam corretas e as 2 redes ficam visiveis nos equipamentos.

Porém nenhuma das redes entrega IP.
Para que elas comecem a entregar IP's eu tenho que colocar a porta onde o AP esta conectado em modo TAGGED nas 2 VLANS.
Então as redes passam a operar normalmente, entregando IP.

O problema é que nesse momento eu perco a gerência destes equipamentos, ficando com icones de wifi vermelhos, e impossibilitando qualquer alteração posterior.
A única maneira para realizar a gerência é excluindo o equipamento do wisefi, colocando as portas como UNTAGGED e resetando o AP, e adicionando novamente no Wisefi.
Um processo inviável, já que a previsão de equipamentos para a empresa inteira é em torno de 50 AP's.

Preciso de auxílio para que eu continue gerenciando todos os AP's na rede enquanto os mesmos continuam operantes.


Olá viniciusfkunst,

Não teríamos como dar uma resposta para um caso como o seu sem realizar uma análise mais aprofundada em seu cenário, por gentileza nos informe um número de telefone para entrarmos em contato e auxiliá-lo melhor.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Thiemann
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Ago 2015, 14:46

Re: Wisefi com VLANS perde Gerência

Mensagem por Thiemann »

Coloca a VLAN 34 que é onde está a gerencia como UNTAGGED e a VLAN 50 como TAGGED na porta do switch onde está conectado o AP.

Faço dessa forma usando Ubiquiti UNIFI, imagino que a dinâmica com os AP da Intelbras seja semelhante.
Rodrigo Thiemann
Connect-IT Cabeamento Estruturado
(47) 3328-1800 - Blumenau/SC
TIPDG
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Mai 2021, 20:36

Re: Wisefi com VLANS perde Gerência

Mensagem por TIPDG »

Adicione no wisefi em "Configurações>globais> Vlan de gerenciamento" a vlan 34 isto deve resolver seu problema.

Aqui tenho o seguinte cenário:

vlan 1
vlan 30 - gerenciamento
vlan 100
vlan 200

Com as vlans devidamente configuradas nos switchs e os APs com suas interfaces lan na vlan 30 configuradas pelo wisefi e 3 SSid um para cada vlan (1,100,200), meu servidor wisefi tem duas interfaces ethernet uma na vlan 1 e outra na vlan 30, provisiono os Aps conectando-os na vlan 1, eles são detectados e automaticamente jogados na 30 pelo wisefi (após o provisionamento) regras de transito entre vlans feitas no firewall para autenticação do captive portal e tudo funciona perfeitamente.
Editado pela última vez por TIPDG em 09 Jun 2021, 20:06, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Wisefi com VLANS perde Gerência

Mensagem por RedeHomeOffice »

viniciusfkunst escreveu: 21 Mai 2020, 16:50 Então, vou tentar explicar a situação.

Nossa rede principal corporativa fica na VLAN 34, e a de visitantes na VLAN 50.
Compramos alguns AP's 310 e 360, e estamos configurando todos no Wisefi.

O servidor onde esta instalado o Wisefi está ligado em um switch gerenciável, em uma porta de acesso da VLAN 34.
E os APs que estou usando para testes estão em portas do mesmo switch como HIBRIDA, nas VLANS 34 e 50 UNTAGGED.

No momento que conecto o AP zerado na rede, ele pega um ip da VLAN 34, o Wisefi o encontra normalmente, e consigo adicionar nos grupos, alterar nome, cor e todas outras configurações.
O icone de wifi na lista de access points fica verde e todas alterações são aceitas de imediato.
Eu adiciono o AP no Grupo WLAN onde criei 2 SSID separados, um para cada VLAN.
As configurações ficam corretas e as 2 redes ficam visiveis nos equipamentos.

Porém nenhuma das redes entrega IP.
Para que elas comecem a entregar IP's eu tenho que colocar a porta onde o AP esta conectado em modo TAGGED nas 2 VLANS.
Então as redes passam a operar normalmente, entregando IP.

O problema é que nesse momento eu perco a gerência destes equipamentos, ficando com icones de wifi vermelhos, e impossibilitando qualquer alteração posterior.
A única maneira para realizar a gerência é excluindo o equipamento do wisefi, colocando as portas como UNTAGGED e resetando o AP, e adicionando novamente no Wisefi.
Um processo inviável, já que a previsão de equipamentos para a empresa inteira é em torno de 50 AP's.

Preciso de auxílio para que eu continue gerenciando todos os AP's na rede enquanto os mesmos continuam operantes.
Olá Vinicius, tudo bem?

Conseguiu sanar sua dúvida com o tópico aqui do fórum? Se não, tente verificar se alguma informação aqui no tópico te ajudou em algo.

Se já conseguiu resolver compartilhe como foi solucionado, por gentileza.

Se precisar estamos a disposição ;).
Trancado

Voltar para “WiseFi”