Melhor zoom digital na câmera VHD 3140 VF

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

jrleite17

Melhor zoom digital na câmera VHD 3140 VF

Mensagem por jrleite17 »

Em uma mesma rede tenho câmeras analógicas e HDCVI. Das 8 câmeras HDCVI, 2 são varifocais (VHD3140 VF). Não consigo realizar o zoom digital nelas com a mesma qualidade do zoom das outras 6 câmeras HDCVI no modelo VHD3120B 2,8 mm. Já realizei o ajuste de lente e foco manual na varifocal para 12 mm e mesmo assim o zoom não responde com informação inteligível seja qual for a distância. Já tentei com imagens entre 5 e 10/12 m e nada. Tentei algumas alterações na velocidade e número de frames mas sem sucesso também. Estou sem referências para esse conjunto de ajustes. Alguém poderia me dar alguma sugestão de um possível perfil de configuração pra esse problema ?
IntelbrasCFTV
Administrador

Re: Melhor zoom digital na câmera VHD 3140 VF

Mensagem por IntelbrasCFTV »

jrleite17 escreveu:Em uma mesma rede tenho câmeras analógicas e HDCVI. Das 8 câmeras HDCVI, 2 são varifocais (VHD3140 VF). Não consigo realizar o zoom digital nelas com a mesma qualidade do zoom das outras 6 câmeras HDCVI no modelo VHD3120B 2,8 mm. Já realizei o ajuste de lente e foco manual na varifocal para 12 mm e mesmo assim o zoom não responde com informação inteligível seja qual for a distância. Já tentei com imagens entre 5 e 10/12 m e nada. Tentei algumas alterações na velocidade e número de frames mas sem sucesso também. Estou sem referências para esse conjunto de ajustes. Alguém poderia me dar alguma sugestão de um possível perfil de configuração pra esse problema ?
Olá, jrleite17!

O zoom digital do DVR é feito via software. E, assim como ocorre em programas que visualizam fotos, ao ampliar a imagem, os pixels também são aumentados, fazendo com que a imagem fique distorcida. Entretanto, como a VHD 3140 VF possui lente varifocal, é possível ajustar seu foco/zoom via hardware, fazendo com que sua lente fique com uma abertura menor, possibilitando uma visão mais "profunda". Caso você já tenha ajustado ao máximo que a lente suporta, não existe nenhuma outra configuração que possa melhorar o zoom da câmera, mas é possível utilizar o zoom digital para aproximar a imagem. Contudo, quanto maior for o zoom digital, maior será a distorção na imagem.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
jrleite17

Mensagem por jrleite17 »

IntelbrasCFTV escreveu:
jrleite17 escreveu:Em uma mesma rede tenho câmeras analógicas e HDCVI. Das 8 câmeras HDCVI, 2 são varifocais (VHD3140 VF). Não consigo realizar o zoom digital nelas com a mesma qualidade do zoom das outras 6 câmeras HDCVI no modelo VHD3120B 2,8 mm. Já realizei o ajuste de lente e foco manual na varifocal para 12 mm e mesmo assim o zoom não responde com informação inteligível seja qual for a distância. Já tentei com imagens entre 5 e 10/12 m e nada. Tentei algumas alterações na velocidade e número de frames mas sem sucesso também. Estou sem referências para esse conjunto de ajustes. Alguém poderia me dar alguma sugestão de um possível perfil de configuração pra esse problema ?
Olá, jrleite17!

O zoom digital do DVR é feito via software. E, assim como ocorre em programas que visualizam fotos, ao ampliar a imagem, os pixels também são aumentados, fazendo com que a imagem fique distorcida. Entretanto, como a VHD 3140 VF possui lente varifocal, é possível ajustar seu foco/zoom via hardware, fazendo com que sua lente fique com uma abertura menor, possibilitando uma visão mais "profunda". Caso você já tenha ajustado ao máximo que a lente suporta, não existe nenhuma outra configuração que possa melhorar o zoom da câmera, mas é possível utilizar o zoom digital para aproximar a imagem. Contudo, quanto maior for o zoom digital, maior será a distorção na imagem.
Ok. Estou ciente de que o zoom é um recurso do software do DVR, e de que, conforme o zoom aplicado podemos ter uma distorção maior ou menor da imagem, mas mantendo-se a coerência com relação à distância em que o objeto está, e o tamanho da área da imagem selecionada, tenho que ter informação inteligível nesse zoom. É verdade que não posso esperar que um zoom preserve a informação dos números de uma placa a uma distância muito longa e com uma imagem muito fechada numa câmera com lente de 2,8 mm, pois não vou conseguir com esse pseudo zoom do software. Só uma speed dome pra resolver nesse contexto, mas se tenho uma câmera varifocal, com a lente e o foco ajustados para o máximo da lente em 12 mm, e se estamos falando de uma VHD3140 VF, com especificação de IR de até 40m, acho que a imagem de uma placa de carro que esteja a menos de 20 m deveria ter seus números com fácil leitura. Como já foi relatado acima, tenho outras 6 câmeras VHD3120B com 2,8 mm que realizam o mesmo zoom (no mesmo DVR), selecionando-se imagens não muito fechadas e a distâncias de até 7 ou 8 m, e com perfeição. Essas estão dentro das expectativas de pouca lente e pouca distância, mas as varifocais com os recursos adicionais que tem, não mostrarem as informações dos números das placas mesmo nas mesmas condições das VHD3120B, acho muito incoerente. Pensei em atuar nos ajustes de RATE e FRAME mas não tenho certeza se haverá algum ganho. Por isso estou procurando alguém que possa me sugerir um possível perfil de configuração dessas 2 varifocais em específico. O DVR é um MHDX1016. Será que a implementação de um software de gerenciamento ajudaria ? Neste caso há um monitor de 40" ligado diretamente no DVR via HDCVI. Posso ter um problema de cabeamento ? São cabos UTP Cat. 5e e baloons XBP401.
IntelbrasCFTV
Administrador

Mensagem por IntelbrasCFTV »

jrleite17 escreveu: Ok. Estou ciente de que o zoom é um recurso do software do DVR, e de que, conforme o zoom aplicado podemos ter uma distorção maior ou menor da imagem, mas mantendo-se a coerência com relação à distância em que o objeto está, e o tamanho da área da imagem selecionada, tenho que ter informação inteligível nesse zoom. É verdade que não posso esperar que um zoom preserve a informação dos números de uma placa a uma distância muito longa e com uma imagem muito fechada numa câmera com lente de 2,8 mm, pois não vou conseguir com esse pseudo zoom do software. Só uma speed dome pra resolver nesse contexto, mas se tenho uma câmera varifocal, com a lente e o foco ajustados para o máximo da lente em 12 mm, e se estamos falando de uma VHD3140 VF, com especificação de IR de até 40m, acho que a imagem de uma placa de carro que esteja a menos de 20 m deveria ter seus números com fácil leitura. Como já foi relatado acima, tenho outras 6 câmeras VHD3120B com 2,8 mm que realizam o mesmo zoom (no mesmo DVR), selecionando-se imagens não muito fechadas e a distâncias de até 7 ou 8 m, e com perfeição. Essas estão dentro das expectativas de pouca lente e pouca distância, mas as varifocais com os recursos adicionais que tem, não mostrarem as informações dos números das placas mesmo nas mesmas condições das VHD3120B, acho muito incoerente. Pensei em atuar nos ajustes de RATE e FRAME mas não tenho certeza se haverá algum ganho. Por isso estou procurando alguém que possa me sugerir um possível perfil de configuração dessas 2 varifocais em específico. O DVR é um MHDX1016. Será que a implementação de um software de gerenciamento ajudaria ? Neste caso há um monitor de 40" ligado diretamente no DVR via HDCVI. Posso ter um problema de cabeamento ? São cabos UTP Cat. 5e e baloons XBP401.
Olá, jrleite17!
jrleite17 escreveu: com a lente e o foco ajustados para o máximo da lente em 12 mm, e se estamos falando de uma VHD3140 VF, com especificação de IR de até 40m, acho que a imagem de uma placa de carro que esteja a menos de 20 m deveria ter seus números com fácil leitura.
A câmera não possui nenhuma função específica para realizar a identificação da placa de carros, portanto, não podemos garantir que seja possível. Além disso, existem uma série de fatores que influenciam nessa tarefa, como luminosidade do ambiente, distância e velocidade do carro, altura em que a câmera está instalado, ângulo de visão...
jrleite17 escreveu: Como já foi relatado acima, tenho outras 6 câmeras VHD3120B com 2,8 mm que realizam o mesmo zoom (no mesmo DVR), selecionando-se imagens não muito fechadas e a distâncias de até 7 ou 8 m, e com perfeição. Essas estão dentro das expectativas de pouca lente e pouca distância, mas as varifocais com os recursos adicionais que tem, não mostrarem as informações dos números das placas mesmo nas mesmas condições das VHD3120B, acho muito incoerente.
Caso a VHD 3140 VF realmente esteja no mesmo cenário das câmeras VHD 3120 B, o zoom digital se comportará da mesma forma, pois como dito anteriormente, o zoom digital é uma função do DVR, independente da câmera.

Para que seja possível realizar uma comparação "correta", seria necessário colocá-las na mesma posição (praticamente) e verificar como se comportam.

Para podermos lhe auxiliar da melhor maneira possível, solicitamos que nos envie as imagens captadas pelas câmeras ou, se desejar, nos disponibilize o acesso remoto ao gravador (NS, porta de serviço, usuário e senha (para acesso via cloud)).

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Responder

Voltar para “MHDX 1016 - Gravador digital de vídeo Multi HD”