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bugalaza
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Mensagem por bugalaza »

Possuo 14 câmeras IP Intelbras, de diversos modelos, todas conectadas em dois switches Intelbras SF 900 PoE.
Há alguns dias duas dessas câmeras começaram a apresentar defeito, sendo uma do modelo VIP S3020 G2, e a outra do modelo VIP 3220B. Elas aleatoriamente perdem a conectividade web e a comunicação com o NVR. Naturalmente já testei os cabos e a utilização de outras portas no switch.
Abaixo, é possível verificar que, embora respondam ao comando ping, vários pacotes são perdidos. Verificando através do nmap, observo que, mesmo utilizando todas as portas TCP e UDP padrões, não há escuta na porta 80 e, embora não exista no manual opção para ativá-la, a câmera está ouvindo na porta 23.

Código: Selecionar todos

root@router:~# ping -4 camera2.annefrank.com.br
PING camera2.annefrank.com.br (10.10.4.12): 56 data bytes
64 bytes from 10.10.4.12: seq=0 ttl=64 time=0.512 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=1 ttl=64 time=0.582 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=2 ttl=64 time=0.447 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=3 ttl=64 time=0.568 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=4 ttl=64 time=0.503 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=5 ttl=64 time=0.496 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=24 ttl=64 time=2759.615 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=25 ttl=64 time=1759.989 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=26 ttl=64 time=759.949 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=27 ttl=64 time=0.553 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=28 ttl=64 time=0.483 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=29 ttl=64 time=0.495 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=30 ttl=64 time=0.489 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=31 ttl=64 time=0.496 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=32 ttl=64 time=0.481 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=33 ttl=64 time=0.698 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=34 ttl=64 time=0.480 ms
^C
--- camera2.annefrank.com.br ping statistics ---
35 packets transmitted, 17 packets received, 51% packet loss
round-trip min/avg/max = 0.447/310.990/2759.615 ms

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap -4 -Pn camera2.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-04 10:35 -03
Nmap scan report for camera2.annefrank.com.br (10.10.4.12)
Host is up (0.00044s latency).
Other addresses for camera2.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::12
Not shown: 998 closed ports
PORT     STATE SERVICE
23/tcp   open  telnet
3800/tcp open  pwgpsi
MAC Address: 58:10:8C:47:24:57 (Intelbras)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 1.24 seconds
root@router:~#
Esta outra, embora tenha escuta na porta 80, não tem escuta nas demais portas necessárias.

Código: Selecionar todos

root@router:~# ping -4 camera13.annefrank.com.br
PING camera13.annefrank.com.br (10.10.4.23): 56 data bytes
64 bytes from 10.10.4.23: seq=0 ttl=255 time=0.514 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=2 ttl=255 time=0.433 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=3 ttl=255 time=0.719 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=4 ttl=255 time=0.676 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=5 ttl=255 time=0.666 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=6 ttl=255 time=0.588 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=7 ttl=255 time=0.653 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=8 ttl=255 time=0.961 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=9 ttl=255 time=0.549 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=11 ttl=255 time=0.631 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=12 ttl=255 time=0.549 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=13 ttl=255 time=0.387 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=15 ttl=255 time=0.484 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=16 ttl=255 time=0.452 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=17 ttl=255 time=0.611 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=20 ttl=255 time=0.806 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=21 ttl=255 time=0.615 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=22 ttl=255 time=0.555 ms
^C
--- camera13.annefrank.com.br ping statistics ---
23 packets transmitted, 18 packets received, 21% packet loss
round-trip min/avg/max = 0.387/0.602/0.961 ms

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap -4 -Pn camera13.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-04 10:41 -03
Nmap scan report for camera13.annefrank.com.br (10.10.4.23)
Host is up (0.00049s latency).
Other addresses for camera13.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::23
Not shown: 998 closed ports
PORT    STATE SERVICE
80/tcp  open  http
554/tcp open  rtsp
MAC Address: 24:FD:0D:A1:B0:FB (Unknown)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 32.32 seconds
root@router:~#
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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por IntelbrasCFTV »

bugalaza escreveu: 04 Nov 2022, 10:50 Possuo 14 câmeras IP Intelbras, de diversos modelos, todas conectadas em dois switches Intelbras SF 900 PoE.
Há alguns dias duas dessas câmeras começaram a apresentar defeito, sendo uma do modelo VIP S3020 G2, e a outra do modelo VIP 3220B. Elas aleatoriamente perdem a conectividade web e a comunicação com o NVR. Naturalmente já testei os cabos e a utilização de outras portas no switch.
Abaixo, é possível verificar que, embora respondam ao comando ping, vários pacotes são perdidos. Verificando através do nmap, observo que, mesmo utilizando todas as portas TCP e UDP padrões, não há escuta na porta 80 e, embora não exista no manual opção para ativá-la, a câmera está ouvindo na porta 23.

Código: Selecionar todos

root@router:~# ping -4 camera2.annefrank.com.br
PING camera2.annefrank.com.br (10.10.4.12): 56 data bytes
64 bytes from 10.10.4.12: seq=0 ttl=64 time=0.512 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=1 ttl=64 time=0.582 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=2 ttl=64 time=0.447 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=3 ttl=64 time=0.568 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=4 ttl=64 time=0.503 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=5 ttl=64 time=0.496 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=24 ttl=64 time=2759.615 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=25 ttl=64 time=1759.989 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=26 ttl=64 time=759.949 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=27 ttl=64 time=0.553 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=28 ttl=64 time=0.483 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=29 ttl=64 time=0.495 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=30 ttl=64 time=0.489 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=31 ttl=64 time=0.496 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=32 ttl=64 time=0.481 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=33 ttl=64 time=0.698 ms
64 bytes from 10.10.4.12: seq=34 ttl=64 time=0.480 ms
^C
--- camera2.annefrank.com.br ping statistics ---
35 packets transmitted, 17 packets received, 51% packet loss
round-trip min/avg/max = 0.447/310.990/2759.615 ms

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap -4 -Pn camera2.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-04 10:35 -03
Nmap scan report for camera2.annefrank.com.br (10.10.4.12)
Host is up (0.00044s latency).
Other addresses for camera2.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::12
Not shown: 998 closed ports
PORT     STATE SERVICE
23/tcp   open  telnet
3800/tcp open  pwgpsi
MAC Address: 58:10:8C:47:24:57 (Intelbras)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 1.24 seconds
root@router:~#
Esta outra, embora tenha escuta na porta 80, não tem escuta nas demais portas necessárias.

Código: Selecionar todos

root@router:~# ping -4 camera13.annefrank.com.br
PING camera13.annefrank.com.br (10.10.4.23): 56 data bytes
64 bytes from 10.10.4.23: seq=0 ttl=255 time=0.514 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=2 ttl=255 time=0.433 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=3 ttl=255 time=0.719 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=4 ttl=255 time=0.676 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=5 ttl=255 time=0.666 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=6 ttl=255 time=0.588 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=7 ttl=255 time=0.653 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=8 ttl=255 time=0.961 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=9 ttl=255 time=0.549 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=11 ttl=255 time=0.631 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=12 ttl=255 time=0.549 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=13 ttl=255 time=0.387 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=15 ttl=255 time=0.484 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=16 ttl=255 time=0.452 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=17 ttl=255 time=0.611 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=20 ttl=255 time=0.806 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=21 ttl=255 time=0.615 ms
64 bytes from 10.10.4.23: seq=22 ttl=255 time=0.555 ms
^C
--- camera13.annefrank.com.br ping statistics ---
23 packets transmitted, 18 packets received, 21% packet loss
round-trip min/avg/max = 0.387/0.602/0.961 ms

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap -4 -Pn camera13.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-04 10:41 -03
Nmap scan report for camera13.annefrank.com.br (10.10.4.23)
Host is up (0.00049s latency).
Other addresses for camera13.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::23
Not shown: 998 closed ports
PORT    STATE SERVICE
80/tcp  open  http
554/tcp open  rtsp
MAC Address: 24:FD:0D:A1:B0:FB (Unknown)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 32.32 seconds
root@router:~#
Olá

Por serem modelos diferentes, gostaria de entender melhor o cenário. Essas duas câmeras estão em um mesmo switch ou cada uma em um diferente da outra?

Existe um padrão nessa perda de acesso?
Qual é o tamanho do cabo de rede dessas câmeras?
É possível inverter fisicamente as câmeras em questão com outras que não apresentam esse comportamento?
Está utilizando o PoE extender?
Nos colocamos a disposição.

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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por bugalaza »

Elas não estão no mesmo switch, não existe um padrão na perda do acesso, os cabos têm no máximo 50 metros e não estou usando o PoE extender.
Com relação à inversão física, já efetuei todos os testes possíveis: conectei as câmeras problemáticas a outras portas em ambos os switches, com patch cords de 1 metro, e testei a continuidade dos cabos utilizados.
No caso da S3020 G2, ela voltou a operar normalmente. Então desliguei a câmera e liguei novamente, e o problema ressurgiu.
Eu tenho a impressão de que a câmera fica presa no processo de boot, uma vez que essas câmeras, quando operacionais, não possuem a porta TCP 23 (Telnet) aberta como está acontecendo com essas que estão com problema.
bugalaza
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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por bugalaza »

Exatamente como eu presumi, a câmera está presa no processo de inicialização.
Confirmei fazendo o teste com outra câmera boa. Logo após as primeiras respostas do comando Ping, o comando Nmap informa que a câmera está ouvindo somente nas portas 23 e 3800. Após alguns segundos, é retornada a informação abaixo, e a câmera já está operacional.

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap camera0.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-06 13:47 -03
Nmap scan report for camera0.annefrank.com.br (10.10.4.10)
Host is up (0.0022s latency).
Other addresses for camera0.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::10
Not shown: 995 closed ports
PORT      STATE SERVICE
80/tcp    open  http
554/tcp   open  rtsp
3800/tcp  open  pwgpsi
5000/tcp  open  upnp
49152/tcp open  unknown
MAC Address: 58:10:8C:46:A6:01 (Intelbras)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 1.61 seconds
root@router:~#
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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por IntelbrasCFTV »

bugalaza escreveu: 06 Nov 2022, 14:49 Exatamente como eu presumi, a câmera está presa no processo de inicialização.
Confirmei fazendo o teste com outra câmera boa. Logo após as primeiras respostas do comando Ping, o comando Nmap informa que a câmera está ouvindo somente nas portas 23 e 3800. Após alguns segundos, é retornada a informação abaixo, e a câmera já está operacional.

Código: Selecionar todos

root@router:~# nmap camera0.annefrank.com.br
Starting Nmap 7.80 ( https://nmap.org ) at 2022-11-06 13:47 -03
Nmap scan report for camera0.annefrank.com.br (10.10.4.10)
Host is up (0.0022s latency).
Other addresses for camera0.annefrank.com.br (not scanned): 2600:70ff:c84c::10
Not shown: 995 closed ports
PORT      STATE SERVICE
80/tcp    open  http
554/tcp   open  rtsp
3800/tcp  open  pwgpsi
5000/tcp  open  upnp
49152/tcp open  unknown
MAC Address: 58:10:8C:46:A6:01 (Intelbras)

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 1.61 seconds
root@router:~#
Aplique um padrão de fábrica nas câmeras. Verifique se o firmware delas estão atualizados.
Nos colocamos a disposição.

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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por bugalaza »

Seria o meu próximo passo, se conseguisse acesso à interface web.
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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por IntelbrasCFTV »

bugalaza escreveu: 07 Nov 2022, 21:46 Seria o meu próximo passo, se conseguisse acesso à interface web.
Coloque ela ponto a ponto e alimentação através de fonte;
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Re: Conectividade Intermitente

Mensagem por bugalaza »

Agradeço, mas já substituí os equipamentos defeituosos.
Responder

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