Barulho excessivo

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

andrecar
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Mar 2017, 08:17

Re: Barulho excessivo

Mensagem por andrecar »

Bom dia, estou com o mesmo problema dos demais, comprei um Hdcvi 1008 G2, e o barulho é insuportável, consigo escutar pela casa toda, o que posso fazer para resolver esse problema ?
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

andrecar escreveu:Bom dia, estou com o mesmo problema dos demais, comprei um Hdcvi 1008 G2, e o barulho é insuportável, consigo escutar pela casa toda, o que posso fazer para resolver esse problema ?
Olá, andrecar!

É preciso verificar o local onde o DVR está instalado. Caso seja um local fechado e sem ventilação, o DVR irá esquentar e seu cooler precisará operar com potência máxima, gerando mais ruído.
Portanto, se possível, indicamos que o DVR seja instalado em um local mais fresco e arejado ou realize um teste removendo a tampa do aparelho. Caso você perceba que a questão não foi resolvida, solicitamos que nos informe os seguintes dados para que possamos abrir uma reclamação:

NS da etiqueta do DVR;
Seu nome completo e CPF;
Seu telefone e celular para contato;
Seu endereço de e-mail;
Seu endereço completo com CEP.

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
maj
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Mar 2017, 13:07

Re: Barulho excessivo

Mensagem por maj »

O barulho realmente incomoda muito, ainda não fiz o teste para saber se retirar a tampa melhora o ruído. Mas uma sugestão (acredito que possa ser feito por uma atualização no firmware) é utilizar um sistema que desliga o cooler quando o processador e o HD estão funcionando em temperaturas aceitáveis. Para novas unidades instalem um cooler PWM, para que ele não funcione sempre em velocidade máxima, mas continue evitando o superaquecimento dos componentes.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

maj escreveu:O barulho realmente incomoda muito, ainda não fiz o teste para saber se retirar a tampa melhora o ruído. Mas uma sugestão (acredito que possa ser feito por uma atualização no firmware) é utilizar um sistema que desliga o cooler quando o processador e o HD estão funcionando em temperaturas aceitáveis. Para novas unidades instalem um cooler PWM, para que ele não funcione sempre em velocidade máxima, mas continue evitando o superaquecimento dos componentes.
Olá, maj!

Agradecemos o seu feedback e iremos encaminhar sua sugestão à nossa equipe de desenvolvimento! :)
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
valeriano
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2017, 18:47

Re: Barulho excessivo

Mensagem por valeriano »

Olá, meu dvr estava com esse problema do barulho do cooler, na verdade o ruido era causado pela saida do ar vindo do cooler, pelos furos da saida de ventilação na lateral da carcaça do aparelho, a solução que encontrei foi instalar um espaçador entre o cooler e a saida de ar, ficou à +ou- 0,5 cm da saida de ar, agora só ouço o som do ventilador funcionando e não mais o assovio do ar saindo, o espaçador que utilizei tambem é utilizado como base para placas eletronicas não encostarem na carcaça dos equipamentos com proteção em metal.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

valeriano escreveu:Olá, meu dvr estava com esse problema do barulho do cooler, na verdade o ruido era causado pela saida do ar vindo do cooler, pelos furos da saida de ventilação na lateral da carcaça do aparelho, a solução que encontrei foi instalar um espaçador entre o cooler e a saida de ar, ficou à +ou- 0,5 cm da saida de ar, agora só ouço o som do ventilador funcionando e não mais o assovio do ar saindo, o espaçador que utilizei tambem é utilizado como base para placas eletronicas não encostarem na carcaça dos equipamentos com proteção em metal.
Olá, valeriano!

Agradecemos por compartilhar essa informação com nossos colegas do fórum! :D
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
mraporto
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 15 Abr 2017, 00:06

Re: Barulho excessivo

Mensagem por mraporto »

Mesmo problema. Só que com o modelo MHDX 1008 comprado semana passada... Estou habilitado em receber uma nova ventoinha também?
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

mraporto escreveu:Mesmo problema. Só que com o modelo MHDX 1008 comprado semana passada... Estou habilitado em receber uma nova ventoinha também?
Olá, mraporto!

Iremos analisar seu caso. Para isso, solicitamos que nos informe o seguinte:

NS da etiqueta do DVR;
Seu nome completo e CPF;
Seu telefone e celular para contato;
Seu endereço de e-mail;
Seu endereço completo com CEP.

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
TKELETRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Mar 2015, 20:48
Localização: Sobradinho-Brasilia/DF
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por TKELETRO »

julioqpw escreveu:Bom dia. Possuía um DVR 3004 analógico, que com HD já produzia um ruído que me incomodava bastante. Troquei ele e todas as câmeras pelo novo HDCVI 1004+cameras 3130b+baluns 401+fonte 5A, tudo da Intelbras, e um novo HD Purple, conforme recomendação, tudo como manda o figurino. Porém, recebi e encomenda e ao ligar o DVR 1004 pela primeira vez, ainda sem HD (que ainda não chegou), fiquei horrorizado com o ruído. Mesmo sem gravação, as ventoinhas fazem um barulho equivalente a de um PC antigo. Tentei esconde-lo atrás de livros num rack de TV, e mesmo vendo TV é possível ouvi-lo, sem TV, impossível ficar lendo na sala em paz. Tentei até no armário da cozinha, mas ele consegue ser ouvido até com a geladeira ao lado. O armário no corredor onde meu antigo ficava, e queria tirar por atrapalhar o sono, coloquei o novo para testes, e meu irmão reclamou sem sequer saber que havia trocado o aparelho. Gostaria de saber se esse barulho é mesmo normal

Também gostaria de saber se a nova versão HDCVI do modelo 3004 é menos barulhenta, assim como minha versão antiga.

Por fim, possuo um videoporteiro HDL, que era ligado em meu antigo 3004. Gostaria de saber se ele seria compatível com o novo hdcvi 3004. Caso negativo, se o módulo externo IV 7000 seria compatível.

Obrigado
Olá, somos uma empresa de revenda em Brasília e estamos tendo o mesmo problema de barulho excessivo nos MHDX da intelbras, pelo menos os 1008 e 1016 que foram vendidos. Os clientes estão perturbando a gente por causa do barulho, e até ameaçaram entrar na justiça. O barulho incomoda principalmente no horário da noite quando o silencio é maior. Acho que algum tipo de RECALL seria mais que justo para nossos clientes sem custo nenhum obviamente. Desde já agradecemos e aguardamos solução.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

TKELETRO escreveu: Olá, somos uma empresa de revenda em Brasília e estamos tendo o mesmo problema de barulho excessivo nos MHDX da intelbras, pelo menos os 1008 e 1016 que foram vendidos. Os clientes estão perturbando a gente por causa do barulho, e até ameaçaram entrar na justiça. O barulho incomoda principalmente no horário da noite quando o silencio é maior. Acho que algum tipo de RECALL seria mais que justo para nossos clientes sem custo nenhum obviamente. Desde já agradecemos e aguardamos solução.
Olá, TKELETRO!

Esclarecemos que a Intelbras não fabrica nenhum outro produto equivalente que não possua cooler. Este componente se faz necessário para o resfriamento do gravador e sem ele, corre-se o risco de sobreaquecer a placa. Entretanto, para analisarmos melhor o seu caso, solicitamos que nos informe o seguinte:

Quantidade de DVRs gerando barulho excessivo;
NS da etiqueta dos DVRs;
CNPJ da empresa e nome da pessoa responsável por esta tratativa;
Dois telefones para contato;
Endereço de e-mail para contato;
Endereço completo (com CEP) da revenda.

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Larilaurinha
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Mai 2017, 00:04

Re: Barulho excessivo

Mensagem por Larilaurinha »

Boa noite,

Também possuo um DVR HDCVI 1008 e não suporto mais o barulho deste aparelho. Eu tinha outro de uma marca xinguilingui e nunca me deu problema de ruído, e me falaram que este da Intelbras era o mais top, porém me arrependi de ter feito a troca.
Desde que troquei, há um ano, está insuportável e na época já reclamei para o técnico que instalou (o mesmo que me recomendou) e ele me disse que era sujeira na ventoinha.
Mas parece que estou ligando aqueles pcs 286, 386, 486 da década de 90, que ficam pegando no tranco.
A ventoinha já foi limpa, mas continuou na mesma, então não é sujeira e agora que vi muito mais gente reclamando, isso comprova de que o problema é num componente do DVR.
O DVR fica no meu escritório em casa (num local que foi feito só para acomodar o aparelho), mas é impossível ficar aqui para estudar e trabalhar. E todas as noites tenho que fechar a porta do escritório para dormir, pq o som é insuportável e espalha pela casa toda. Meu descontentamento com este aparelho é inegável e não o recomendo para ninguém. Espero que a Intelbras me dê uma solução para este ruído irritante, pois não aguento mais, e não vou gastar comprando outro aparelho, pois o investimento com este foi grande.

Grata
Larissa
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

Larilaurinha escreveu:Boa noite,

Também possuo um DVR HDCVI 1008 e não suporto mais o barulho deste aparelho. Eu tinha outro de uma marca xinguilingui e nunca me deu problema de ruído, e me falaram que este da Intelbras era o mais top, porém me arrependi de ter feito a troca.
Desde que troquei, há um ano, está insuportável e na época já reclamei para o técnico que instalou (o mesmo que me recomendou) e ele me disse que era sujeira na ventoinha.
Mas parece que estou ligando aqueles pcs 286, 386, 486 da década de 90, que ficam pegando no tranco.
A ventoinha já foi limpa, mas continuou na mesma, então não é sujeira e agora que vi muito mais gente reclamando, isso comprova de que o problema é num componente do DVR.
O DVR fica no meu escritório em casa (num local que foi feito só para acomodar o aparelho), mas é impossível ficar aqui para estudar e trabalhar. E todas as noites tenho que fechar a porta do escritório para dormir, pq o som é insuportável e espalha pela casa toda. Meu descontentamento com este aparelho é inegável e não o recomendo para ninguém. Espero que a Intelbras me dê uma solução para este ruído irritante, pois não aguento mais, e não vou gastar comprando outro aparelho, pois o investimento com este foi grande.

Grata
Larissa
Olá, Larissa!

Entendemos a sua situação e pedimos desculpas pelo transtorno, mas gostaríamos de esclarecer que a Intelbras não fabrica nenhum outro produto equivalente que não possua cooler. Este componente se faz necessário para o resfriamento do gravador e sem ele, corre-se o risco de sobreaquecer a placa. Entretanto, para analisarmos melhor o seu caso e podermos lhe oferecer a melhor solução possível, solicitamos que nos informe o seguinte:

NS (número de série) da etiqueta dos DVR;
Seu nome completo e CPF;
Dois telefones para contato;
Endereço de e-mail para contato;
Seu endereço completo (com CEP).

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Larilaurinha
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Mai 2017, 00:04

Re: Barulho excessivo

Mensagem por Larilaurinha »

Boa noite,

Estou tentando enviar mensagem particular, porém aparece a mensagem de que não estou autorizada a utilizar este recurso. Há outra forma de enviar estes dados para vocês.
Aguardo retorno

Grata
Larissa


IntelbrasCFTV escreveu:
Larilaurinha escreveu:Boa noite,

Também possuo um DVR HDCVI 1008 e não suporto mais o barulho deste aparelho. Eu tinha outro de uma marca xinguilingui e nunca me deu problema de ruído, e me falaram que este da Intelbras era o mais top, porém me arrependi de ter feito a troca.
Desde que troquei, há um ano, está insuportável e na época já reclamei para o técnico que instalou (o mesmo que me recomendou) e ele me disse que era sujeira na ventoinha.
Mas parece que estou ligando aqueles pcs 286, 386, 486 da década de 90, que ficam pegando no tranco.
A ventoinha já foi limpa, mas continuou na mesma, então não é sujeira e agora que vi muito mais gente reclamando, isso comprova de que o problema é num componente do DVR.
O DVR fica no meu escritório em casa (num local que foi feito só para acomodar o aparelho), mas é impossível ficar aqui para estudar e trabalhar. E todas as noites tenho que fechar a porta do escritório para dormir, pq o som é insuportável e espalha pela casa toda. Meu descontentamento com este aparelho é inegável e não o recomendo para ninguém. Espero que a Intelbras me dê uma solução para este ruído irritante, pois não aguento mais, e não vou gastar comprando outro aparelho, pois o investimento com este foi grande.

Grata
Larissa
Olá, Larissa!

Entendemos a sua situação e pedimos desculpas pelo transtorno, mas gostaríamos de esclarecer que a Intelbras não fabrica nenhum outro produto equivalente que não possua cooler. Este componente se faz necessário para o resfriamento do gravador e sem ele, corre-se o risco de sobreaquecer a placa. Entretanto, para analisarmos melhor o seu caso e podermos lhe oferecer a melhor solução possível, solicitamos que nos informe o seguinte:

NS (número de série) da etiqueta dos DVR;
Seu nome completo e CPF;
Dois telefones para contato;
Endereço de e-mail para contato;
Seu endereço completo (com CEP).

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

Larilaurinha escreveu:Boa noite,

Estou tentando enviar mensagem particular, porém aparece a mensagem de que não estou autorizada a utilizar este recurso. Há outra forma de enviar estes dados para vocês.
Aguardo retorno

Grata
Larissa
Olá, Larissa!

Recebemos sua mensagem e lhe respondemos por lá. :)
Caso necessite, sinta-se à vontade em nos contatar!
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
flaviovacari
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jun 2017, 21:58

Re: Barulho excessivo

Mensagem por flaviovacari »

olá, eu também tenho um DVR Intelbras HDCVI 1004 e realmente o barulho dele ecoa por toda a casa, se não fechar a porta do escritório dá pra ouvir ele de longe, ele está instalado em cima da mesa, local aberto e ventilado, porém não quero desligar o cooler pois abri ele e realmente o dissipador de calor do chip da placa esquenta bastante, sem o cooler pode dar problema. Mesmo sem a tampa do DVR o cooler faz bastante barulho, provavelmente por ter um número alto de rotações por minuto, gostaria de saber se consigo com vocês um outro cooler de rotação menor, só não me lembro onde enfiei a nota fiscal do aparelho, mas desde já agradeço.
flaviovacari
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jun 2017, 21:58

Re: Barulho excessivo

Mensagem por flaviovacari »

alguém poderia me ajudar? obrigado
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

flaviovacari escreveu:olá, eu também tenho um DVR Intelbras HDCVI 1004 e realmente o barulho dele ecoa por toda a casa, se não fechar a porta do escritório dá pra ouvir ele de longe, ele está instalado em cima da mesa, local aberto e ventilado, porém não quero desligar o cooler pois abri ele e realmente o dissipador de calor do chip da placa esquenta bastante, sem o cooler pode dar problema. Mesmo sem a tampa do DVR o cooler faz bastante barulho, provavelmente por ter um número alto de rotações por minuto, gostaria de saber se consigo com vocês um outro cooler de rotação menor, só não me lembro onde enfiei a nota fiscal do aparelho, mas desde já agradeço.
Olá, flaviovacari!

Primeiramente, como dito no post anterior, gostaríamos de esclarecer que a Intelbras não fabrica nenhum outro produto equivalente que não possua cooler. Este componente se faz necessário para o resfriamento do gravador e sem ele, corre-se o risco de sobreaquecer a placa, como você mesmo relatou. Entretanto, para analisarmos melhor o seu caso e podermos lhe oferecer a melhor solução possível, solicitamos que nos informe o seguinte:

NS (número de série) da etiqueta dos DVR;
Seu nome completo e CPF;
Dois telefones para contato;
Endereço de e-mail para contato;
Seu endereço completo (com CEP).

Por motivos de segurança pedimos para que não forneça nenhuma dessas informações por aqui e sim nos envie uma Mensagem Particular, dessa forma apenas nosso suporte técnico terá acesso à essas informações. Para nos enviar uma Mensagem Particular basta que clique no nome de nosso usuário (IntelbrasCFTV) e selecione essa opção.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
guilhermez
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jul 2017, 11:25

Re: Barulho excessivo

Mensagem por guilhermez »

Bom dia,

Estou com o mesmo problema de reclamação de barulho e com o gravante de ter trocado o HD quando relatado o barulho pelo cliente, o equipamento esta instalado a 1ano e meio.

Tentei enviar uma msg direto no particular porem sem sucesso.

aguardo instruções.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10135
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Barulho excessivo

Mensagem por IntelbrasCFTV »

guilhermez escreveu:Bom dia,

Estou com o mesmo problema de reclamação de barulho e com o gravante de ter trocado o HD quando relatado o barulho pelo cliente, o equipamento esta instalado a 1ano e meio.

Tentei enviar uma msg direto no particular porem sem sucesso.

aguardo instruções.
Olá, guilhermez!

De fato, nosso fórum possui uma política de segurança em que um novo usuário só pode enviar mensagens privadas após ter 2 postagens aprovadas. Desta forma evitamos spams e mensagens inapropriadas.

Alteramos suas permissões e você já pode nos enviar uma mensagem particular com os dados necessários para analisarmos melhor o seu cenário. ;)
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
fohcotelecom
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Abr 2015, 21:43

Re: Barulho excessivo

Mensagem por fohcotelecom »

Boa tarde!

Trabalho com revenda e instalação de sistemas de câmeras da Intelbras. Considero um produto excelente, com muitos recursos e com uma durabilidade incomparável.

Porém tenho recebido algumas reclamações de clientes que pedem para instalar o DVR no quarto e depois não conseguem dormir incomodados com o ruido da ventoinha do DVR.

Tenho reclamações tanto com o MHDX 1004 como com o MHDX 1008.

Existe essa possibilidade de troca de ventoinha?

E com essa troca, acabaram as reclamações dos usuários?

Desde já agradeço.

Eduardo Pires.

FOHCO Telecom
Responder

Voltar para “HDCVI 1004 - Gravador digital de vídeo Tríbrido”