Provedor de internet via radio

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

RegisKeNNy
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Jan 2015, 20:11

Provedor de internet via radio

Mensagem por RegisKeNNy »

Olá caros amigos da Intelbras, venho primeiramente agradecer a ajuda que sempre me dão aqui , na parte de alarme e cftv que foram fundamentais para meu desenvolvimento na área!

Agora estou partindo para mais um seguimento de vcs que são as redes OUTDOOR, estou querendo montar um pequeno provedor via radio e claro usando os produtos que já utilizo nos outros seguimentos INTELBRAS, adquiri 4 APC 5m-90 e 5 wom 5000 mimo, já montei a antena onde serão colocados os 4 APC 5M-90 e vou inicialmente prover internet a 5 usuários onde temos já instalado alarme e dvr intelbras, portanto gostaria de saber algumas coisas tais como:
1- Qual a melhor configuração a ser feita entre o APC-5M 90 e o WOM 500 ou qual a configuração indicada?
2- Preciso limitar a conexão de internet onde irão ficar os WOM 5000 para que fiquem com 5 megas de velocidade, tem como fazer isso? e como fazer?
3- Provavelmente o cliente usará um router para distribuir e usar a rede wifi própria, ainda assim consigo limitar a velocidade que eu desejo?

desde já agradeço e sou grato!
RegisKeNNy
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Jan 2015, 20:11

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por RegisKeNNy »

a mais uma pergunta:
qual a distancia máxima entre eles ?
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

RegisKeNNy escreveu:Olá caros amigos da Intelbras, venho primeiramente agradecer a ajuda que sempre me dão aqui , na parte de alarme e cftv que foram fundamentais para meu desenvolvimento na área!

Agora estou partindo para mais um seguimento de vcs que são as redes OUTDOOR, estou querendo montar um pequeno provedor via radio e claro usando os produtos que já utilizo nos outros seguimentos INTELBRAS, adquiri 4 APC 5m-90 e 5 wom 5000 mimo, já montei a antena onde serão colocados os 4 APC 5M-90 e vou inicialmente prover internet a 5 usuários onde temos já instalado alarme e dvr intelbras, portanto gostaria de saber algumas coisas tais como:
1- Qual a melhor configuração a ser feita entre o APC-5M 90 e o WOM 500 ou qual a configuração indicada?
2- Preciso limitar a conexão de internet onde irão ficar os WOM 5000 para que fiquem com 5 megas de velocidade, tem como fazer isso? e como fazer?
3- Provavelmente o cliente usará um router para distribuir e usar a rede wifi própria, ainda assim consigo limitar a velocidade que eu desejo?

desde já agradeço e sou grato!
Bom dia RegisKeNNy.

Agradecemos os votos de confiança, e ressaltamos que nós da intelbras dispomos de alguns vídeos em nosso canal do YouTube que irão lhe ajudar a iniciar os trabalhos com a linha de rádios outdoor.
Sugerimos que você assista o vídeo do Guia de Boas práticas para utilização de rádios outdoor.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM

Sobre a sua primeira pergunta, temos outro vídeo tutorial que divide e explica os 4 passos de configuração do APC 5M-90 e WOM 5000.
https://www.youtube.com/watch?v=T33Is_AZjd0

A respeito do limite de banda, é possível através dos WOM5000 você limitar o seu tráfego total, entretanto deverá ser feito um a um nas interfaces de configuração no menu Cadastro de Clientes

Sobre as distâncias de operação, o WOM5000 e WOM 5000i são indicados para enlaces de até 2 km enquanto o WOM 5000 MiMo é indicado para enlaces de até 4 km, isso em cenários com baixa interferência e bom alinhamento.

Esperamos ter ajudado.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
RegisKeNNy
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Jan 2015, 20:11

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por RegisKeNNy »

entao o 5000 mimo consegue fazer o enlace com o ACP até 4km se bem alinhado? vou verificar os videos!
outra coisa eu consigo fazendo esse limitação de banda no 5000 remotamente pela rede o ACP?
Tharlly
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2016, 09:14

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por Tharlly »

Ola acompanhando este tema q também me interessa, pelo q vi no vídeo da intelbras para limitar a velocidade, tem q criar um cliente e limitar a banda para um ip, mas atá ai blz se caso a maquina do cliente estiver com IP fixado, mas o cliente pode optar por colocar um roteador dele eai como fazemos?
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

RegisKeNNy escreveu:entao o 5000 mimo consegue fazer o enlace com o ACP até 4km se bem alinhado? vou verificar os videos!
outra coisa eu consigo fazendo esse limitação de banda no 5000 remotamente pela rede o ACP?
Boa tarde RegisKeNNy,

Isso mesmo, se bem alinhados e com boa visada, o WOM 5000 MiMo é indicado para enlaces de até 4 km. Sim, você pode configurar o controle de banda acessando os WOM 5000 remotamente, ressaltamos que por padrão de fábrica o WOM 5000 vem com o acesso a interface WEB restrito a sua rede LAN e é necessário liberar o acesso via WAN no menu Sistema >> Gerenciamento de acesso.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

Tharlly escreveu:Ola acompanhando este tema q também me interessa, pelo q vi no vídeo da intelbras para limitar a velocidade, tem q criar um cliente e limitar a banda para um ip, mas atá ai blz se caso a maquina do cliente estiver com IP fixado, mas o cliente pode optar por colocar um roteador dele eai como fazemos?
Boa tarde Tharlly.

Você pode limitar uma quantidade de banda para um range de IP, por exemplo, adicionar a regra de controle de velocidade de navegação para os endereços de 10.0.0.2 até 10.0.0.254 em 5 Mbps de download e 1Mbps de upload, desta forma, mesmo que o ciente coloque um roteador para obter endereços automaticamente, não haverá problemas.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Tharlly
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2016, 09:14

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por Tharlly »

IntelbrasRedes escreveu:
Tharlly escreveu:Ola acompanhando este tema q também me interessa, pelo q vi no vídeo da intelbras para limitar a velocidade, tem q criar um cliente e limitar a banda para um ip, mas atá ai blz se caso a maquina do cliente estiver com IP fixado, mas o cliente pode optar por colocar um roteador dele eai como fazemos?
Boa tarde Tharlly.

Você pode limitar uma quantidade de banda para um range de IP, por exemplo, adicionar a regra de controle de velocidade de navegação para os endereços de 10.0.0.2 até 10.0.0.254 em 5 Mbps de download e 1Mbps de upload, desta forma, mesmo que o ciente coloque um roteador para obter endereços automaticamente, não haverá problemas.
entendi

Mas então vai se aplicar se eu estiver usando o DHCP do wom correto?
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

Tharlly escreveu:
IntelbrasRedes escreveu:
Tharlly escreveu:Ola acompanhando este tema q também me interessa, pelo q vi no vídeo da intelbras para limitar a velocidade, tem q criar um cliente e limitar a banda para um ip, mas atá ai blz se caso a maquina do cliente estiver com IP fixado, mas o cliente pode optar por colocar um roteador dele eai como fazemos?
Boa tarde Tharlly.

Você pode limitar uma quantidade de banda para um range de IP, por exemplo, adicionar a regra de controle de velocidade de navegação para os endereços de 10.0.0.2 até 10.0.0.254 em 5 Mbps de download e 1Mbps de upload, desta forma, mesmo que o ciente coloque um roteador para obter endereços automaticamente, não haverá problemas.
entendi

Mas então vai se aplicar se eu estiver usando o DHCP do wom correto?
Bom dia Tharlly.

Não funcionará necessariamente quando o DHCP estiver ativado, mas sim, valerá para todos os endereços IP da rede LAN do WOM 5000, independente de serem configurados via DHCP ou manualmente.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
RegisKeNNy
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Jan 2015, 20:11

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por RegisKeNNy »

Olá se eu colocar o ACP no modo roteador ao invés de bridge, eu consigo acessas os wom 5000 na minha rede ? Pois o ACP em modo router cria obviamente uma faixa de ip própria e ele se encarrega de dar os ips aos wom.
pois se eu deixar como bridge o ip dado ao wom é dado pelo meu modem correto? só q acho q meu modem na tim não aguentaria por exemplo mais de 100 ip em dhcp.
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

RegisKeNNy escreveu:Olá se eu colocar o ACP no modo roteador ao invés de bridge, eu consigo acessas os wom 5000 na minha rede ? Pois o ACP em modo router cria obviamente uma faixa de ip própria e ele se encarrega de dar os ips aos wom.
pois se eu deixar como bridge o ip dado ao wom é dado pelo meu modem correto? só q acho q meu modem na tim não aguentaria por exemplo mais de 100 ip em dhcp.
Bom dia RegisKeNNy.

Não é indicado que você mantenha o APC em modo roteamento, pois boa parte do seu processamento será destinado para essa função e a quantidade de clientes que você conseguirá atender com ele cairá. Indicamos que você procure por um servidor ou roteador de borda para gerência de sua rede.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
BrunoAlexander
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Set 2016, 14:45

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por BrunoAlexander »

TENHO 3 APC 5M-90 JOGANDO SINAL PARA OS MEUS CLIENTES EM UM TORRE..GOSTARIA DE SABER SE OS APC ESTIVEREM MUITO PROXIMO PODE DA INTERFERENCIA UM NO OUTRO... E SE DER INTERFERENCIA QUAL A DISTANCIA MINIMA UM DO OUTRO
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

BrunoAlexander escreveu:TENHO 3 APC 5M-90 JOGANDO SINAL PARA OS MEUS CLIENTES EM UM TORRE..GOSTARIA DE SABER SE OS APC ESTIVEREM MUITO PROXIMO PODE DA INTERFERENCIA UM NO OUTRO... E SE DER INTERFERENCIA QUAL A DISTANCIA MINIMA UM DO OUTRO
Bom dia, BrunoAlexander.

Sim, equipamentos de rádio frequência quando próximos uns aos outros, indicamos que você mantenha ao menos 1 metro ou um metro e meio de distância entre eles para evitar que isso ocorra.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
BrunoAlexander
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Set 2016, 14:45

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por BrunoAlexander »

Mais um coisa companheiro... o AMSDU e aconselhado deixa ativado ou desativado?
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

BrunoAlexander escreveu:Mais um coisa companheiro... o AMSDU e aconselhado deixa ativado ou desativado?
Bom dia BrunoAlexander.

Recomendamos manter o AMSDU ativo para que seja possível a agregação de pacotes e otimização de desempenho, deve-se desativar somente em casos de perdas de pacotes.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
leomg
Registrado
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Jul 2017, 11:34

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por leomg »

Bom dia! Estou começando o meu provedor e ainda não consegui configurar meu rádio apc 5a 15 para ponto a ponto e também o wom 5000 mimo, preciso de auxílio pra eu começar vender os pacotes de dados e poder continuar comprando os produtos intelbras, desde já agradeço e tenham um bom dia.
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 3386
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Provedor de internet via radio

Mensagem por IntelbrasRedes »

leomg escreveu:Bom dia! Estou começando o meu provedor e ainda não consegui configurar meu rádio apc 5a 15 para ponto a ponto e também o wom 5000 mimo, preciso de auxílio pra eu começar vender os pacotes de dados e poder continuar comprando os produtos intelbras, desde já agradeço e tenham um bom dia.
Olá leomg,

Para que a comunidade do fórum consiga-lhe ajudar mais rapidamente poste alguns prints com as configurações que ficou em dúvida que lhe respondemos. Caso necessite de um atendimento mais dinâmico recomendamos nosso suporte técnico telefônico, os contatos você confere no link: http://www.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Responder

Voltar para “Linha APC”