Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

lrds
Membro

Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo

Mensagem por lrds »

Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
1- Consigo jogar 60MB nesse enlace?
2- As antenas tem visadas, mas na chuva ocorre alguma interferência muito significativa?
3- O ping entre um WOM para o outro fica muito algo? (pois minha intenção é para jogos online).
4- Consigo melhorar o sinal com alguma configuração, além das já mostradas nos vídeos?
File_002.png
File_000.png
File_001.png
Aguardo respostas, Obrigado, att.. Luan Ranieri
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
IntelbrasRedes
Administrador

Re: Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo

Mensagem por IntelbrasRedes »

lrds escreveu:Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
2- As antenas tem visadas, mas na chuva ocorre alguma interferência muito significativa?
3- O ping entre um WOM para o outro fica muito algo? (pois minha intenção é para jogos online).
4- Consigo melhorar o sinal com alguma configuração, além das já mostradas nos vídeos?
File_002.png
File_000.png
File_001.png
Bom dia Luan Ranieri.

Seguem observações sobre o seu cenário.

1 - O WOM 5000 MiMo possui taxa de transmissão máxima em torno de 80 Mbps, como em seu caso a distância é curta, há visada entre os equipamentos e o SNR está acima de 25dB, é bem provável que tenhamos algo em torno dos 80Mbps.

2 - As chuvas não atrapalharão a comunicação dos seus equipamentos desde que eles estejam ao menos dois metros acima do obstáculo mais alto entre eles. por exemplo, se no meio do caminho existe uma casa de 4 metros de altura, você deve deixar os WOM 5000 MiMo ao menos a 6 metros de altura do solo.

3 - Em cenários de boa visada, e pouca interferência a latência no enlace de dois WOM 5000 MiMo fica em torno de 2 a 5 ms dependendo do tráfego naquele instante.

4 - Sobre a melhora no nível de sinal, na primeira imagem anexa estão representados os canais chain 0(polarização vertical) e chain 1(polarização horizontal), sua polarização horizontal deve estar com nível de sinal próximo ao nível da polarização vertical, para isso, verifique o alinhamento das antenas acompanhando a aba de sinal.

Para verificar medir a taxa de transmissão do seu enlace, você pode utilizar a função de teste de link através da ferramenta iPerf, para isso, acesse a aba Serviços >> Teste Link e realize o procedimento abaixo.

No Cliente:
->Escolha o programa iPerf.
->Clique em iniciar servidor.

No AP:
->Endereço do Servidor Para Efetuar o Teste, coloque o endereço IP do AP.
-> Tempo de duração do teste, coloque 30 segundos.
-> Clique em iniciar cliente e aguarde o teste ser realizado.

(Pode ser necessário liberar PoPups no seu navegador)

Vale ressaltar que o tráfego do teste vai do cliente para o servidor, ou seja, você estará medindo o download, e caso queira medir o upload, faça a primeira parte no AP e a segunda parte no cliente.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
lrds
Membro

Mensagem por lrds »

Boa tarde, agradeço pela a ajuda! Refente à altura, n poderei fazer muito, a visada está boa mas meu sinal passa praticamente dentro de um telhado. Sei dos riscos de interferência que corro ,mas na prática o sinal está como demonstra as fotos, aparentemente bom. Assim que eu colocar a internet no local, verificarei como ficou e posto aqui. Obrigado.
lrds
Membro

Mensagem por lrds »

IntelbrasRedes escreveu:
lrds escreveu:Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
File_002.png
File_000.png
File_001.png
Bom dia Luan Ranieri.

Seguem observações sobre o seu cenário.

1 - O WOM 5000 MiMo possui taxa de transmissão máxima em torno de 80 Mbps, como em seu caso a distância é curta, há visada entre os equipamentos e o SNR está acima de 25dB, é bem provável que tenhamos algo em torno dos 80Mbps.

2 - As chuvas não atrapalharão a comunicação dos seus equipamentos desde que eles estejam ao menos dois metros acima do obstáculo mais alto entre eles. por exemplo, se no meio do caminho existe uma casa de 4 metros de altura, você deve deixar os WOM 5000 MiMo ao menos a 6 metros de altura do solo.

3 - Em cenários de boa visada, e pouca interferência a latência no enlace de dois WOM 5000 MiMo fica em torno de 2 a 5 ms dependendo do tráfego naquele instante.

4 - Sobre a melhora no nível de sinal, na primeira imagem anexa estão representados os canais chain 0(polarização vertical) e chain 1(polarização horizontal), sua polarização horizontal deve estar com nível de sinal próximo ao nível da polarização vertical, para isso, verifique o alinhamento das antenas acompanhando a aba de sinal.

Para verificar medir a taxa de transmissão do seu enlace, você pode utilizar a função de teste de link através da ferramenta iPerf, para isso, acesse a aba Serviços >> Teste Link e realize o procedimento abaixo.

No Cliente:
->Clique em iniciar servidor.

No AP:
->Endereço do Servidor Para Efetuar o Teste, coloque o endereço IP do AP.
-> Tempo de duração do teste, coloque 30 segundos.
-> Clique em iniciar cliente e aguarde o teste ser realizado.

(Pode ser necessário liberar PoPups no seu navegador)

Vale ressaltar que o tráfego do teste vai do cliente para o servidor, ou seja, você estará medindo o download, e caso queira medir o upload, faça a primeira parte no AP e a segunda parte no cliente.
Boa noite, concluí hoje o meu enlace como o descrito acima. Os dois rádios (AP e CLIENTE) já estão conectados e funcionando normalmente, acontece que não consigo navegar na internet, preciso realizar alguma mudança no rádio AP? O MODEM da net está ligado direto no WOM 5000 AP, ele vem com IP padrão 192.168.0.1, preciso mudar algo como gateway padrão etc..? Obrigado aguardo respostas.
rádios.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
GPNet

Mensagem por GPNet »

Boa noite . Como consigo baixar os novos firmware da linha WOM 5000 ?
IntelbrasRedes
Administrador

GPNet escreveu:Boa noite . Como consigo baixar os novos firmware da linha WOM 5000 ?
Olá GPNet,

Poderia nos informar qual a versão exata do seu WOM? Se é o WOM 5000, WOM 5000i ou WOM 5000 MiMo. Porém a versão mais recente para estes produtos é a 6.1 e já está disponível para donwload no site da intelbras na página do seu produto!

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

gileade
Membro

Mensagem por gileade »

O que você economiza com esta antena, gasta de gasolina e funcionário voltando no cliente e ainda fica com ma reputação diante dos seus clientes, são tantos detalhes que fazem a diferença eu poderia citar aqui mas acho que todos estão mais que cientes, principalmente pela [removido] que é o pessoal do suporte. E o encaixe de inclinação não pensaram nas aves que chega pousando com força e tira o alinhamento da antena, gerando chamado técnico e cancelamentos? Aqui comprei 20Mil reais destas antenas e tive de retirar todos os encaixes de inclinação e instalar a antena direto no Tubo.

FOTOS EM https://under-linux.org/showthread.php? ... post835992
Na pagina da antena firm 8.3 mostra que é 14 dbi e na caixa diz que é 16 Dbi, ai não sei se é erro da pagina interna da antena, mas são tantas injurias que já voltei para minhas SXT amadas.

A diferença de preço em relação as SXT e UBIQUITI é insignificante as SXT aqui pra min só alegria volto no cliente depois de 5 anos quando o cabo de rede apodrece.
Editado pela última vez por gileade em 23 Out 2018, 17:20, em um total de 1 vez.
IntelbrasRedes
Administrador

gileade escreveu:O que você economiza com esta antena, gasta de gasolina e funcionário voltando no cliente e ainda fica com ma reputação diante dos seus clientes, são tantos detalhes que fazem a diferença eu poderia citar aqui mas acho que todos estão mais que cientes, principalmente pela [removido] que é o pessoal do suporte. E o encaixe de inclinação não pensaram nas aves que chega pousando com força e tira o alinhamento da antena, gerando chamado técnico e cancelamentos? Aqui comprei 20Mil reais destas antenas e tive de retirar todos os encaixes de inclinação e instalar a antena direto no Tubo.

Uma empresa que vende Atheros e manda Railink tem compromisso com o cliente? olhem na foto, não entendo de hardware mas acho que é um chip ralink.
FOTOS EM https://under-linux.org/showthread.php? ... post835992
Na pagina da antena firm 8.3 mostra que é 14 dbi e na caixa diz que é 16 Dbi, ai não sei se é erro da pagina interna da antena, mas são tantas injurias que já voltei para minhas SXT amadas.

A diferença de preço em relação as SXT e UBIQUITI é insignificante as SXT aqui pra min só alegria volto no cliente depois de 5 anos quando o cabo de rede apodrece.
Olá Gileade,

-Sobre o suporte de inclinação (tilt) é a primeira vez que recebemos uma reclamação sobre ele.
-O equipamento da foto é um WOM 5000 MiMo 14 dBi e este equipamento possui chipset Ralink, os equipamentos da família WOM 5A possuem chipset Atheros.
-O firmware atual dos equipamentos é o 8.4.

Link da página do produto WOM 5000 MiMo 14 dBi RALINK
http://www.intelbras.com.br/empresar.../wom-5000-mimo

Link da página do produto WOM 5A MiMo 16 dBi ATHEROS
http://www.intelbras.com.br/empresar...pe/wom-5a-mimo

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

Responder

Voltar para “Família WOM”