Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo
Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador
Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo
Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
1- Consigo jogar 60MB nesse enlace?
2- As antenas tem visadas, mas na chuva ocorre alguma interferência muito significativa?
3- O ping entre um WOM para o outro fica muito algo? (pois minha intenção é para jogos online).
4- Consigo melhorar o sinal com alguma configuração, além das já mostradas nos vídeos?
Aguardo respostas, Obrigado, att.. Luan Ranieri
Minhas dúvidas:
2- As antenas tem visadas, mas na chuva ocorre alguma interferência muito significativa?
3- O ping entre um WOM para o outro fica muito algo? (pois minha intenção é para jogos online).
4- Consigo melhorar o sinal com alguma configuração, além das já mostradas nos vídeos?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- IntelbrasRedes
- Administrador
Re: Dúvida referente ao WOM 5000 MiMo
Bom dia Luan Ranieri.lrds escreveu:Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
Seguem observações sobre o seu cenário.
1 - O WOM 5000 MiMo possui taxa de transmissão máxima em torno de 80 Mbps, como em seu caso a distância é curta, há visada entre os equipamentos e o SNR está acima de 25dB, é bem provável que tenhamos algo em torno dos 80Mbps.
2 - As chuvas não atrapalharão a comunicação dos seus equipamentos desde que eles estejam ao menos dois metros acima do obstáculo mais alto entre eles. por exemplo, se no meio do caminho existe uma casa de 4 metros de altura, você deve deixar os WOM 5000 MiMo ao menos a 6 metros de altura do solo.
3 - Em cenários de boa visada, e pouca interferência a latência no enlace de dois WOM 5000 MiMo fica em torno de 2 a 5 ms dependendo do tráfego naquele instante.
4 - Sobre a melhora no nível de sinal, na primeira imagem anexa estão representados os canais chain 0(polarização vertical) e chain 1(polarização horizontal), sua polarização horizontal deve estar com nível de sinal próximo ao nível da polarização vertical, para isso, verifique o alinhamento das antenas acompanhando a aba de sinal.
Para verificar medir a taxa de transmissão do seu enlace, você pode utilizar a função de teste de link através da ferramenta iPerf, para isso, acesse a aba Serviços >> Teste Link e realize o procedimento abaixo.
No Cliente:
->Escolha o programa iPerf.
->Clique em iniciar servidor.
No AP:
->Endereço do Servidor Para Efetuar o Teste, coloque o endereço IP do AP.
-> Tempo de duração do teste, coloque 30 segundos.
-> Clique em iniciar cliente e aguarde o teste ser realizado.
(Pode ser necessário liberar PoPups no seu navegador)
Vale ressaltar que o tráfego do teste vai do cliente para o servidor, ou seja, você estará medindo o download, e caso queira medir o upload, faça a primeira parte no AP e a segunda parte no cliente.
Nos colocamos a disposição.
--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br
Boa tarde, agradeço pela a ajuda! Refente à altura, n poderei fazer muito, a visada está boa mas meu sinal passa praticamente dentro de um telhado. Sei dos riscos de interferência que corro ,mas na prática o sinal está como demonstra as fotos, aparentemente bom. Assim que eu colocar a internet no local, verificarei como ficou e posto aqui. Obrigado.
Boa noite, concluí hoje o meu enlace como o descrito acima. Os dois rádios (AP e CLIENTE) já estão conectados e funcionando normalmente, acontece que não consigo navegar na internet, preciso realizar alguma mudança no rádio AP? O MODEM da net está ligado direto no WOM 5000 AP, ele vem com IP padrão 192.168.0.1, preciso mudar algo como gateway padrão etc..? Obrigado aguardo respostas.IntelbrasRedes escreveu:Bom dia Luan Ranieri.lrds escreveu:Boa tarde, recentemente adquiri dois WOM 5000 MiMo afim de realizar um enlace de 400mts. Configurei todo o equipamento conforme nos vídeos explicativos. Desejo passar 60Mb de internet do AP para o cliente, só que não sei se vai chegar essa velocidade toda ou não e, fico com receio de contratar a internet e n funcionar como previsto. Em virtude disto, tirei algumas fotos do sinal, mas, n sei interpretá los muito bem e gostaria da ajuda de vcs!.
Minhas dúvidas:
Seguem observações sobre o seu cenário.
1 - O WOM 5000 MiMo possui taxa de transmissão máxima em torno de 80 Mbps, como em seu caso a distância é curta, há visada entre os equipamentos e o SNR está acima de 25dB, é bem provável que tenhamos algo em torno dos 80Mbps.
2 - As chuvas não atrapalharão a comunicação dos seus equipamentos desde que eles estejam ao menos dois metros acima do obstáculo mais alto entre eles. por exemplo, se no meio do caminho existe uma casa de 4 metros de altura, você deve deixar os WOM 5000 MiMo ao menos a 6 metros de altura do solo.
3 - Em cenários de boa visada, e pouca interferência a latência no enlace de dois WOM 5000 MiMo fica em torno de 2 a 5 ms dependendo do tráfego naquele instante.
4 - Sobre a melhora no nível de sinal, na primeira imagem anexa estão representados os canais chain 0(polarização vertical) e chain 1(polarização horizontal), sua polarização horizontal deve estar com nível de sinal próximo ao nível da polarização vertical, para isso, verifique o alinhamento das antenas acompanhando a aba de sinal.
Para verificar medir a taxa de transmissão do seu enlace, você pode utilizar a função de teste de link através da ferramenta iPerf, para isso, acesse a aba Serviços >> Teste Link e realize o procedimento abaixo.
No Cliente:
->Clique em iniciar servidor.
No AP:
->Endereço do Servidor Para Efetuar o Teste, coloque o endereço IP do AP.
-> Tempo de duração do teste, coloque 30 segundos.
-> Clique em iniciar cliente e aguarde o teste ser realizado.
(Pode ser necessário liberar PoPups no seu navegador)
Vale ressaltar que o tráfego do teste vai do cliente para o servidor, ou seja, você estará medindo o download, e caso queira medir o upload, faça a primeira parte no AP e a segunda parte no cliente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa noite . Como consigo baixar os novos firmware da linha WOM 5000 ?
- IntelbrasRedes
- Administrador
Olá GPNet,GPNet escreveu:Boa noite . Como consigo baixar os novos firmware da linha WOM 5000 ?
Poderia nos informar qual a versão exata do seu WOM? Se é o WOM 5000, WOM 5000i ou WOM 5000 MiMo. Porém a versão mais recente para estes produtos é a 6.1 e já está disponível para donwload no site da intelbras na página do seu produto!
--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br
--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br
O que você economiza com esta antena, gasta de gasolina e funcionário voltando no cliente e ainda fica com ma reputação diante dos seus clientes, são tantos detalhes que fazem a diferença eu poderia citar aqui mas acho que todos estão mais que cientes, principalmente pela [removido] que é o pessoal do suporte. E o encaixe de inclinação não pensaram nas aves que chega pousando com força e tira o alinhamento da antena, gerando chamado técnico e cancelamentos? Aqui comprei 20Mil reais destas antenas e tive de retirar todos os encaixes de inclinação e instalar a antena direto no Tubo.
FOTOS EM https://under-linux.org/showthread.php? ... post835992
Na pagina da antena firm 8.3 mostra que é 14 dbi e na caixa diz que é 16 Dbi, ai não sei se é erro da pagina interna da antena, mas são tantas injurias que já voltei para minhas SXT amadas.
A diferença de preço em relação as SXT e UBIQUITI é insignificante as SXT aqui pra min só alegria volto no cliente depois de 5 anos quando o cabo de rede apodrece.
Na pagina da antena firm 8.3 mostra que é 14 dbi e na caixa diz que é 16 Dbi, ai não sei se é erro da pagina interna da antena, mas são tantas injurias que já voltei para minhas SXT amadas.
A diferença de preço em relação as SXT e UBIQUITI é insignificante as SXT aqui pra min só alegria volto no cliente depois de 5 anos quando o cabo de rede apodrece.
Editado pela última vez por gileade em 23 Out 2018, 17:20, em um total de 1 vez.
- IntelbrasRedes
- Administrador
Olá Gileade,gileade escreveu:O que você economiza com esta antena, gasta de gasolina e funcionário voltando no cliente e ainda fica com ma reputação diante dos seus clientes, são tantos detalhes que fazem a diferença eu poderia citar aqui mas acho que todos estão mais que cientes, principalmente pela [removido] que é o pessoal do suporte. E o encaixe de inclinação não pensaram nas aves que chega pousando com força e tira o alinhamento da antena, gerando chamado técnico e cancelamentos? Aqui comprei 20Mil reais destas antenas e tive de retirar todos os encaixes de inclinação e instalar a antena direto no Tubo.
Uma empresa que vende Atheros e manda Railink tem compromisso com o cliente? olhem na foto, não entendo de hardware mas acho que é um chip ralink.
-Sobre o suporte de inclinação (tilt) é a primeira vez que recebemos uma reclamação sobre ele.
-O equipamento da foto é um WOM 5000 MiMo 14 dBi e este equipamento possui chipset Ralink, os equipamentos da família WOM 5A possuem chipset Atheros.
-O firmware atual dos equipamentos é o 8.4.
Link da página do produto WOM 5000 MiMo 14 dBi RALINK
http://www.intelbras.com.br/empresar.../wom-5000-mimo
Link da página do produto WOM 5A MiMo 16 dBi ATHEROS
http://www.intelbras.com.br/empresar...pe/wom-5a-mimo
--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br
--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br