Sensores XAS 4000 em FSK

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MendelRS
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Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por MendelRS »

Olá a todos,

Adquiri recentemente uma central AMT 4010 Smart Net e a ela liguei (na modulação OOK) os 23 sensores sem fio intelbrás (10 XAS 4000 Smart + 13 XAS 4010 Smart) que já utilizava em outra central mais antiga, e todos estão funcionando OK. Acontece que os sensores existentes foram sendo comprados ao longo do tempo e os modelos XAS 4000 smart são mais antigos embora possuam o jumper para modulação FSK. Fiquei na dúvida se haveria alguma contra indicação de utilizar o XAS 4000 Smart em FSK e quais suas diferenças e funcionalidades não suportadas.
Outra dúvida é se é necessário apagar e recadastrar os sensores caso venha a alterar a modulação de OOK para FSK nos sensores, além, é claro do jumper JP7 no XAR 4000.

Grato
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IntelbrasAlarmes
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Re: Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

O XAS 4000 Smart é um sensor um pouco antigo e que já foi descontinuado. Para que possamos lhe passar todas as informações com mais detalhes, peço que nos envie um e-mail com dois telefones, um horário que esteja disponível e o link deste tópico, para que possamos entrar em contato e verificar o que está gerando este problema.

Ou então, para que possamos ganhar agilidade na solução, entre em contato com nossa equipe de suporte por telefone. Nossos telefones de suporte, estão disponíveis em http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico .
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MendelRS
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Re: Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por MendelRS »

Pois então,

Acredito que minha escolha quanto ao tipo de modulação careça de maiores informações quanto às funcionalidades (ví o vídeo ilustrativo sobre isto) na decisão entre uma ou outra (OOK ou FSK). Vejo que na da descrição do XAS 4010 Smart consta que ele "tem ótimo desempenho em ambientes fechados, além de indicação de bateria fraca no sensor, supervisão de abertura/fechamento e sistema antijammer*."
Uma dúvida que fiquei é se (excluíndo a supervisão de abertura/fechamento que sabemos é feita somente com a modulação FSK) as outras funcionalidades (principalmente o sistema antijammer) funcionam também com a modulação OOK.

* Imunidade contra interferências de sinais mal intencionados

Grato
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IntelbrasAlarmes
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Re: Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

A diferença entre as modulações OOK e FSK são basicamente a forma como são transmitidas.

A modulação FSK é melhor e mais segura, pois é mais imunes a ruídos ou burlamento e os dispositivos sem fio ficam o tempo todo se comunicando com a central de alarme, informando o status (aberto ou fechado) e nível de bateria, e permite além disso o uso da função Smart.

Na modulação OOK os dispositivos sem fio comunicam com a central somente em caso de acionamento, portanto não há como saber quando estão abertos ou fechados.

A função Smart é um recurso que a central AMT 4010 SMART/AMT 4010 SMART NET possui em conjunto com todos os sensores da linha Smart Intelbras.

Com a função Smart habilitada é possível realizar o supervisionamento destes sensores, onde cada sensor irá enviar um
sinal de teste para a central, indicando o seu status (aberto ou fechado), ou seja, se a central não receber este sinal de teste dentro do tempo programado a mesma irá gerar um evento para a empresa de monitoramento e se a função Disparo da sirene por falha do sistema Smart estiver habilitada, a sirene irá disparar mesmo com a central desativada.

Obs.: a partir da versão 1.5.0 da central AMT 4010 SMART, se houver falha na função Smart, a zona será aberta somente se a central estiver desativada. Caso esteja ativada a zona será aberta apenas após a desativação da central.
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MendelRS
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Re: Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por MendelRS »

Olá, bom dia.
Primeiramente obrigado pelas explicações fornecidas.
A partir dos esclarecimentos decidi alterar a modulação dos sensores e do receptor da central Amt 4010 smat net para FSK.
Alterei no XAR 4000 Smart a modulação para FSK, apaguei todos os sensores e após passá-los para FSK fiz seu recadastramento. No Amt remoto fiz a marcação para ativar a supervisão smart.
Notei que agora era possível identificar no Amt remoto movile V3 o status das zonas (aberta, fechada, anulada) além das disparadas.
Mas alguma coisa não está certa. Algumas zonas que visivelmente estão abertas, aparecem como tal no aplicativo mobile V3 (cor verde), mas depois de algum tempo passam a aparecer como zonas fechadas sem que tenha sido feita qualquer ação (a porta/janela ainda continua aberta). :(
Notei que isto acontece naquelas zonas que estão usando os XAS 4000 Smart. Nas zonas que usam o XAS 4010 smart ou TX 4020 smart isto não acontece (sinalizam zona aberta durante todo o tempo em que efetivamente estão abertas).
Bem, apaguei e recadastrei estes sensores (XAS 4000) e fiz um reset na central mas sem sucesso, o problema persiste.
A impressão que tenho é que não está sendo executada corretamente a comunicação de status dos XAS 4000 smart com a central (ou uma errônea comunicação de zona fechada) durante o ciclo de supervisão da central.
O ruim desta situação é que se fica com uma falsa informação da situação de zona aberta/fechada que é a essência do supervisionamento que há na função smart.
-Alguma dica do que não fiz e devo fazer?
-Há alguma ressalva quanto ao uso dos sensores XAS 4000 smart para esta função (apesar do smart)?
-As linhas de sensores XAS 4010 smart e TX 4020 smart são as indicadas para a obtenção da funcionalidade de supervisionamento?

Grato
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IntelbrasAlarmes
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Re: Sensores XAS 4000 em FSK

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Olá, bom dia!

A função XAS 4000 SMART deve funcionar exatamente como o XAS 4010 ou o TX 4020 está funcionando, o envio de porta fechada que o XAS 4000 está enviando mesmo sem ocorrer não é função do sensor.

Devido o problema permanecer mesmo após reset e recadastro, pedimos que nos envie um e-mail com dois telefones, um horário que esteja próximo a central e o link deste tópico, para que possamos entrar em contato e verificar o que está gerando este problema.

Ou então, para que possamos ganhar agilidade na solução, entre em contato com nossa equipe de suporte por telefone. Nossos telefones de suporte, estão disponíveis em http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico
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