Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador
romulootavio006 escreveu:Olá intelbras, estou passando por alguns problemas com essa nova família WOM 5A, mais precisamente com a WOM 5A MIMO. Nós aqui do provedor no qual eu presto serviços sempre utilizamos cpe da intelbras(wom5000, wom5000i, wom5000mimo) e nunca tivemos grandes problemas, porém desde o começo do ano começamos a implantar as WOM 5A, e começaram a aparecer diversos problemas. Alguns ja foram solucionados com a novas versão e com explicações nos fóruns, porém um dos mais graves ainda não foi solucionado(inclusive com essa nova versão 8.4) que a questão do CCQ e o THROUGHPUT, que são muito inferiores se comparados as WOM5000. Isso está nos dando muitas dores de cabeça, antes tínhamos um politica de qualidade nos clientes onde conseguíamos manter a taxa media de ccq em 98% e sinais abaixo de -65 nos aps, hoje em dia isso não esta sendo mais possível. Peço que por gentileza verifiquem essa parte nas próximas atualizações de Firmwares, pois se não for resolvido, provavelmente não iremos conseguir trabalhar mais com essas antenas.
Desde ja grato pela atenção.
romulootavio006 escreveu:Olá intelbras, estou passando por alguns problemas com essa nova família WOM 5A, mais precisamente com a WOM 5A MIMO. Nós aqui do provedor no qual eu presto serviços sempre utilizamos cpe da intelbras(wom5000, wom5000i, wom5000mimo) e nunca tivemos grandes problemas, porém desde o começo do ano começamos a implantar as WOM 5A, e começaram a aparecer diversos problemas. Alguns ja foram solucionados com a novas versão e com explicações nos fóruns, porém um dos mais graves ainda não foi solucionado(inclusive com essa nova versão 8.4) que a questão do CCQ e o THROUGHPUT, que são muito inferiores se comparados as WOM5000. Isso está nos dando muitas dores de cabeça, antes tínhamos um politica de qualidade nos clientes onde conseguíamos manter a taxa media de ccq em 98% e sinais abaixo de -65 nos aps, hoje em dia isso não esta sendo mais possível. Peço que por gentileza verifiquem essa parte nas próximas atualizações de Firmwares, pois se não for resolvido, provavelmente não iremos conseguir trabalhar mais com essas antenas.
Desde ja grato pela atenção.
IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,
Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.
Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*
Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.
* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.
romulootavio006 escreveu:IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,
Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.
Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*
Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.
* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.
Qual o modelo do AP?
Mikrotik Routerboard Sxt
Qual a potência configurada no AP e no cliente?
A potencia que usamos no AP e de 30dbm, no cliente deixamos no maximo 28dbm
Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?
O Exemplo que irei usar e de um cliente com total visada, se nenhuma obstrução na Zona de Fresnel. O sinal do mesmo no ap está -41 e no cliente está -37, porem o ccq no ap e de 50%
Qual a distância entre os dois equipamentos?
100 metros
IntelbrasRedes escreveu:romulootavio006 escreveu:IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,
Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.
Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*
Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.
* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.
Qual o modelo do AP?
Mikrotik Routerboard Sxt
Qual a potência configurada no AP e no cliente?
A potencia que usamos no AP e de 30dbm, no cliente deixamos no maximo 28dbm
Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?
O Exemplo que irei usar e de um cliente com total visada, se nenhuma obstrução na Zona de Fresnel. O sinal do mesmo no ap está -41 e no cliente está -37, porem o ccq no ap e de 50%
Qual a distância entre os dois equipamentos?
100 metros
Olá romulootavio006,
A potência configurada está muito alta para uma distância de 100 metros, outro ponto é o sinal mostrado no cliente, com suas configurações o sinal teria que ser de no mínimo 28 dBm, neste caso existe um desalinhamento dos rádios e caso estivessem alinhados, devido a este sinal o sinal estaria saturado.
Temos um vídeo que mostra algumas dicas para se obter melhor desempenho em provedores de internet via rádio.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM
romulootavio006 escreveu:
Olá romulootavio006,
A potência configurada está muito alta para uma distância de 100 metros, outro ponto é o sinal mostrado no cliente, com suas configurações o sinal teria que ser de no mínimo 28 dBm, neste caso existe um desalinhamento dos rádios e caso estivessem alinhados, devido a este sinal o sinal estaria saturado.
Temos um vídeo que mostra algumas dicas para se obter melhor desempenho em provedores de internet via rádio.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM
OK, entendo que a potencia pode estar interferindo o ccq, porem se eu abaixar a potencia como vou atender os clientes mais distantes? outro ponto no caso de eu trocar essa antena por uma wom 5000 mimo o problema e solucionado, isso ja contradiz a tese que e a potencia do ap está saturando o sinal, ja fiz testes diminuindo a potencia do cliente porém não mudou muita coisa
thiagomanga escreveu:cpe wom 5a minha agreguei 120 megas nao chega nem a 10 megas ´-65 media o que pode ser atualizei elas e nada fiz link ponto a ao ponto b poderiao me dar uma ajuda
tvdocumbe escreveu:quanto ao problema de travar depois de 02 dias e so voltar quando tira da energia,,,,nao adiante reiniciar.....foi resolvido???
marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem
IntelbrasRedes escreveu:marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem
Olá marcospaulo205,
Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.
marcospaulo205 escreveu:IntelbrasRedes escreveu:marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem
Olá marcospaulo205,
Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.
qualquer horario
marcos paulo
31 999991605
marcospaulo205 escreveu:IntelbrasRedes escreveu:marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem
Olá marcospaulo205,
Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.
qualquer horario
marcos paulo
31 999991605
Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante