Função de zona

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

marlosdealmeida
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Nov 2015, 16:32

Função de zona

Mensagem por marlosdealmeida »

Como funciona cada função de zona e modo de operação?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Prezado,

Funções das zonas:

Zona temporizada para entrada: permite definir quais zonas serão temporizadas quando a central estiver ativada. Se uma zona temporizada for aberta com a central ativada, a temporização de entrada será iniciada. Será necessário desativar o sistema antes do fim da temporização para que o alarme não dispare. Se uma zona não temporizada for aberta antes da desativação do sistema, o disparo será imediato. Ver item Temporização de entrada.

Zona seguidora: está configuração só e valida se utilizada em conjunto com uma zona temporizada com a central de alarme ativada. A zona pode se comportar de duas maneiras distintas:
1. Caso alguém entre em uma zona temporizada e em seguida entre na zona seguidora, o comportamento será de zona temporizada.
2. Caso alguém entre em uma zona seguidora sem ter passado antes por uma zona temporizada, o comportamento será de zona imediata.

Zona 24 horas: nesta configuração, a zona permanece ativada 24 horas por dia, mesmo quando o sistema estiver desativado.
Pode ser configurada para disparo audível ou silencioso.

Zona pânico: esta função foi concebida para solicitar ajuda em uma situação de perigo. No momento em que a zona for violada, o evento de pânico será reportado a empresa de monitoramento. E possível programar esta função no modo audível ou silencioso.

Zona pânico médico: quando a zona for violada, o evento de emergência medica será reportado a empresa de monitoramento e a sirene emitira bipes com duração de 1 segundo a cada 6 segundos.

Zona de incêndio: tem a função de monitorar sensores de incêndio. A zona permanece ativada 24 horas por dia. Caso o sensor detectar algum problema, o evento de incêndio será reportado a empresa de monitoramento e a sirene emitira toques pulsados. Na maioria dos casos, os sensores de incêndio possuem contatos normalmente abertos (NA). Para configurar a zona para operar neste modo, consulte o item Modo de operação da zona.

OBS: Uma zona só pode ser configurada para uma das funções acima.

Modo de operação da zona:

Em conjunto com as configurações citadas acima, a zona pode ser configurada para os seguintes modos de operação:

Inteligente: esta função modifica a lógica de acionamento da zona e é utilizada para diminuir a possibilidade de ocorrer um disparo falso. Se este modo de operação estiver habilitado em uma determinada zona, ocorrera disparo apenas nas seguintes condições:

Se houver duas aberturas dentro do período programado na configuração de temporização da zona inteligente.

Se, após a primeira abertura da zona inteligente, durante o período programado, qualquer zona da central de alarme for disparada.

Se a zona permanecer aberta durante o período programado na configuração de tempo da zona inteligente.

Rápida: o sensor deve permanecer aberto por um tempo mais curto (15 milissegundos) que o da zona normal, configuração indicada para sensores de impacto, não devendo ser utilizada para outros tipos de sensores devido ao risco de disparos falsos. Caso esta configuração esteja desabilitada, a zona irá operar no modo padrão, ou seja, o sensor deverá permanecer aberto por no mínimo 250 milissegundos para que ocorra um disparo na central de alarme, configuração indicada para sensores de presença e de abertura.

Silenciosa: se houver disparo em uma zona configurada para o modo silencioso, a sirene não será acionada, porem o evento
Correspondente será enviado a empresa de segurança e os telefones pessoais programados serão chamados.

Contato normalmente aberto: as zonas saem de fábrica preparadas para o uso de sensores com contato normalmente fechado (NF). Caso necessite instalar sensores com contato normalmente aberto (NA), por exemplo, sensores de incêndio, ative este modo de operação para a zona correspondente. Os sensores NA devem ser ligados da mesma forma que os outros sensores do sistema, obedecendo o modo de ligação de sensores programado.

Obs.: As configurações de Zona Inteligente, Rápida e Contato normalmente aberto são válidas apenas para zonas com fio. Se uma zona sem fio for programada para essas configurações, a programação será ignorada. A configuração de Zona Silenciosa pode ser utilizada para zonas com fio e sem fio.


Essas informações foram tiradas do manual da central de alarme páginas 42, 43, 44, 45.
segue abaixo link do manual da central de alarme:
http://www.intelbras.com.br/sites/defau ... 01_15s.pdf


Atenciosamente,
João Paulo

Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006 (48) 2106-0006 (48) 2106-0006 (48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
pspmendes
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Set 2017, 09:25

Re: Função de zona

Mensagem por pspmendes »

sobre as funções das zonas, tenho uma dúvida relacionada a temporização da mesma. Comparando com a antiga central que havia no cliente, uma JFL, existia uma configuração de tempo que não sei como foi configurada, porém achei interessante e gostaria de saber se tem com ser efetuado algo parecido em uma 4010 Smart. A central esta instalada em um condomínio com temporização de entrada de 120 segundos e saida também de 120 segundos e o cenário é o seguinte: O usuário sai do prédio e arma o sistema, iniciando assim a temporização de saida. Se antes do sistema estar armado, supomos faltando 20 segundos, outro usuário entre na garagem, ao invés de iniciar a temporização de entrada, ira ocorrer um disparo, pois o tempo não será suficiente para chegar ao teclado, visto que terão zonas abertas neste trajeto. Observei que na central da JFL o tempo retornava para 120 segundos quando outra zona era aberta durante uma temporização de entrada ou saida. Inclusive o teclado mostra o tempo restante para armar (função interessante), sendo que só foi possível observar esta comportamento por esta facilidade. Não sei como é o funcionamento exato da zona inteligente, mas teria como fazer algo parecido?

Como sugestão fica a ideia de se colocar a informação de temporização visível no teclado. Acho que agregaria mais ao equipamento do que a possibilidade de colocar um nome escrito.
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Por gentileza nos encaminhe a sugestão por email: suporte@intelbras.com.br, para realizamos a abertura da função informada.

A zona inteligente funciona da seguinte maneira:
Esta função modifica a lógica de acionamento da zona e é utilizada para diminuir a possibilidade de ocorrer um disparo falso. Se este modo de operação estiver habilitado em uma determinada zona, ocorrera disparo apenas nas seguintes condições:

Se houver duas aberturas dentro do período programado na configuração de temporização da zona inteligente.

Se, após a primeira abertura da zona inteligente, durante o período programado, qualquer zona da central de alarme for disparada.

Se a zona permanecer aberta durante o período programado na configuração de tempo da zona inteligente.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
nassifali
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jul 2018, 11:01
Contato:

Re: Função de zona

Mensagem por nassifali »

Prezados tenho AMT2010 é gostaria de colocar em uma zona especifica Zona 24 horas: nesta configuração, a zona permanece ativada 24 horas por dia, mesmo quando o sistema estiver desativado.
Pode ser configurada para disparo audível ou silencioso, qual a programação para acionar ela ? e caso dispare a senha para desativar é a mesma certo de desbloqueio ?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

Para configurar uma zona 24 horas, entre no modo de programação com a senha do instalador e digite:

ENTER + 330 + ENTER -> Selecione a zona 24 horas + ENTER;

Caso deseja que o disparo dessa zona seja silencioso, ainda no modo de programação digite:

ENTER + 070 + ENTER -> Selecione a mesma zona + ENTER;

Para para o disparo, basta desativar pelo controle ou senha master.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
nassifali
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jul 2018, 11:01
Contato:

Re: Função de zona

Mensagem por nassifali »

Prezados outra duvida, é verdade que a AMT2010 eu não consigo fazer alteração da senha padrão 1234 ?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

É possível alterar todas as senhas da central de alarme. Caso tenha a senha master (padrão de fábrica 1234) faça o seguinte procedimento:

> ENTER + 1234;
> ENTER + 2000 + NOVA SENHA MASTER + ENTER;
> NOVA SENHA MASTER para sair do modo de programação.

Caso não tenha a senha master, realize o procedimento de reset temporário de senhas:

1 > Desligue a central da rede AC e da bateria;
2 > Coloque os bornes onde se liga a sirene em curto-circuito, sem os fios da sirene;
3 > Ligue a central na rede AC ou na bateria;
4 > Antes de 30 segundos após alimentar a central, digitar ENTER + 1234 + ENTER + 20 + 00 + 1234 + ENTER + 1234 para sair do modo de programação.

Após esse procedimento, retire o curto dos bornes sirene.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
nassifali
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jul 2018, 11:01
Contato:

Re: Função de zona

Mensagem por nassifali »

Amigo conseguir instalar a zona 24hrs silenciosa, porém como faço pra tipo Ativar e Desativar no controle ja que controle intelbras xac 4000 tem dois botões A e B ? é possível colocar ou no A ou B uma função para habilitar ou desabilitar pelo próprio controle ?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Bom dia!

Não é possível desativar uma zona 24 horas, a menos que entre no modo de programação e desabilite a zona.

Já em relação à ativação e desativação da central de alarme, pode ser feito por qualquer botão do controle a sua escolha.

Para cadastrá-lo é necessário que tenha o receptor XAR 4000 SMART instalado na central, e após isso faça a seguinte programação:

>ENTER + SENHA DO INSTALADOR;

>ENTER + 60 + Número do usuário com 2 dígitos (Exemplo: 01) + ENTER -> Pressione o botão que deseja cadastrar;

>Digite somente a senha para sair do modo de programação;
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Raffael
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Out 2018, 11:28

Re: Função de zona

Mensagem por Raffael »

Bom Dia!!

É possível programar o controle remoto para que cada botão acione determinados sensores?? Não sei se as zonas seriam para isso.

Por Exemplo:
Tenho uma loja em baixo da minha casa onde possuem os sensores de presença com fio, e queria instalar na minha residência (que fica em cima da loja) sensores magnéticos nas portas e janelas.
Queria configurar o controle para que o Botão "A" ativasse os sensores da loja e o botão "B" acionasse os sensores da casa e o botão "Grande" acionasse todos de uma só vez.

Isso é possível??
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Olá, bom dia!

É possível sim ativar setores separados através do controle, porém devemos saber qual a central está utilizando, pois algumas não tem essa função.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Raffael
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Out 2018, 11:28

Re: Função de zona

Mensagem por Raffael »

Deixa eu explicar melhor qual minha situação.

Tenho uma central ANM 2004 MF. Ela já esta instalada na minha loja. Comprei alguns sensores magnéticos para colocar nas portas e janelas da minha residência, a qual fica em cima da loja.

Como faço para reconfigurar a central para que um controle fique com os funcionários para ativar e desativar a loja e um controle fique comigo para ativar e desativar tanto a loja quanto a residência?

andei lendo que tenho que configurar as zonas para cadastrar elas nos controles correto???
na loja tenho 2 sensores com fio, como sei a zona que eles estão instalados?
Já andei lendo e falaram que talvez fosse necessários fazer um "reset geral", sera que realmente é necessário, sendo que meus sensores são com fio?
Casluintel
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Abr 2019, 00:37

Re: Função de zona

Mensagem por Casluintel »

Raffael escreveu:Bom Dia!!

É possível programar o controle remoto para que cada botão acione determinados sensores?? Não sei se as zonas seriam para isso.

Por Exemplo:
Tenho uma loja em baixo da minha casa onde possuem os sensores de presença com fio, e queria instalar na minha residência (que fica em cima da loja) sensores magnéticos nas portas e janelas.
Queria configurar o controle para que o Botão "A" ativasse os sensores da loja e o botão "B" acionasse os sensores da casa e o botão "Grande" acionasse todos de uma só vez.

Isso é possível??


Teria possibilidade de realizar essa configuração na central anm 24 net ?
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Raffael escreveu:Deixa eu explicar melhor qual minha situação.

Tenho uma central ANM 2004 MF. Ela já esta instalada na minha loja. Comprei alguns sensores magnéticos para colocar nas portas e janelas da minha residência, a qual fica em cima da loja.

Como faço para reconfigurar a central para que um controle fique com os funcionários para ativar e desativar a loja e um controle fique comigo para ativar e desativar tanto a loja quanto a residência?

andei lendo que tenho que configurar as zonas para cadastrar elas nos controles correto???
na loja tenho 2 sensores com fio, como sei a zona que eles estão instalados?
Já andei lendo e falaram que talvez fosse necessários fazer um "reset geral", sera que realmente é necessário, sendo que meus sensores são com fio?
Bom dia!

Neste caso, o primeiro passo é identificar quais zonas estão ligados os sensores com fio, para isso, basta passar na frente do sensor e verificar no teclado da central qual tecla acenderá. Por exemplo: ao passar no sensor, a tecla 1 do painel da central irá acender e apagar após alguns segundos, logo o sensor que detectou o movimento está na zona 1.

Após identificar as zonas será necessário fazer a programação de "Permissões de senhas". Através dessa programação, é possível configurar uma senha para ativar apenas a zona 1, uma para ativar apenas a zona 2 e outra para ativar ambas as zonas. Para realizar essa programação faça o procedimento abaixo:

PROG + SENHA MASTER (Padrão de fábrica: 1234);
PROG + 21 + ? + ENTER + SELECIONE AS ZONAS QUE DESEJA ATIVAR + ENTER;
Onde, "?" = senha desejada.

Exemplo, configurar senha 1 para ativar somente zonas 1 e 2.
PROG + 1234;
PROG + 21 + 1 + ENTER -> Selecionar zonas 1 e 2, e apagar as demais + ENTER;

Após fazer as devidas permissões de senhas, cadastre os controles nos usuários.

Exemplo: cadastrar o botão 'A" do controle para ativar todas as zonas, e o botão "B" para ativar somente as zonas 1 e 2. Para cadastrar o botão "A" usuário o usuário master (0) e para cadastrar o botão "B" usaremos o usuário 1, que foi configurado as permissões conforme o exemplo acima. Para isso:

PROG + 1234;
PROG + 600 + 0 + ENTER + Cadastrar o botão A;
PROG + 600 + 1 + ENTER + Cadastrar o botão B;

A pressionar o botão A, serão ativadas todas as zonas. Ao pressionar o botão B, serão ativadas somente as zonas 1 e 2.

Em casos de dúvidas, indicamos suporte por telefone.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

Casluintel escreveu: Teria possibilidade de realizar essa configuração na central anm 24 net ?
Bom dia!

Para a ANM 24 NET, temos uma configuração semelhante, que é chamada de "Arme Parcial".

Quando feita essa configuração, é possível selecionar algumas zonas para serem desativadas separadamente. Por exemplo: é possível desativar as zonas internas pelo botão do controle remoto cadastrado como Arme parcial, enquanto as zonas externas permanecem ativadas, permitindo a circulação de pessoas no interior do imóvel sem que o alarme dispare. Essa função é válida quando a zona é habilitada com a função Parcial na tabela de Funções da zona e o botão do controle remoto cadastrado com permissão de "Arme Parcial"
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
wevertonmiguel
Registrado
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Dez 2017, 22:57

Re: Função de zona

Mensagem por wevertonmiguel »

tenho uma central amt 1016 net com 4 zonas ativas, queria configurar 2 controles no xar 4000, 1 destes controles desativa duas destas zonas e o outro as outras duas como faço???
Avatar do usuário
IntelbrasAlarmes
Membro
Mensagens: 3552
Registrado em: 01 Set 2015, 13:06

Re: Função de zona

Mensagem por IntelbrasAlarmes »

wevertonmiguel escreveu:tenho uma central amt 1016 net com 4 zonas ativas, queria configurar 2 controles no xar 4000, 1 destes controles desativa duas destas zonas e o outro as outras duas como faço???
Olá,

Para realizar essa configuração é necessário habilitar o particionamento da central, assim será definido duas zonas para partição A e 2 zonas para partição B. Após definir as zonas em suas respectivas partições defina também o usuário que terá permissão para ativar e desativar a partição A e o outro usuário que possui permissão para ativar e desativar a partição B. No final basta cadastrar o botão do controle remoto no usuário que possui permissão para ativar a partição com as zonas correspondentes.

Para realizar a configuração pelo teclado da central realize os seguinte comandos.

Entrar em modo de programação digitando ENTER + SENHA DO INSTALADOR.

PARTICIONAMENTO:
ENTER + 51 + 0 (GRUPO DE FUNÇÕES) + ENTER + SELECIONA A OPÇÃO 1 + ENTER

PARTIÇÃO DAS ZONAS (SELECIONA ZONA PARA PARTIÇÃO A ou B):
ENTER + 0 1 (A) + GRUPO DE ZONAS + ENTER + SELECIONAR ZONAS (PARTIÇÃO A) + ENTER
ENTER + 0 2 (B) + GRUPO DE ZONAS + ENTER + SELECIONAR ZONAS (PARTIÇÃO B) + ENTER

GRUPO DE ZONAS:
GRUPO 0 = ZONAS DE 1 A 8 GRUPO 1 = ZONAS de 9 A 16 GRUPO 2 = ZONAS de 17 A 24
GRUPO 3 = ZONAS DE 25 A 32 GRUPO 4 = ZONAS de 33 A 40 GRUPO 5 = ZONAS de 41 A 48

PERMISSÕES DE SENHAS (ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DA PARTIÇÃO A ou B):
ENTER + 2 + 1(A) + GRUPO DE SENHAS + ENTER + SELECIONAR SENHAS + ENTER
ENTER + 2 + 2(B) + GRUPO DE SENHAS + ENTER + SELECIONAR SENHAS + ENTER

GRUPO DE SENHAS:
GRUPO 0 = SENHAS DE 1 A 8 GRUPO 1 = SENHAS DE 9 A 16 GRUPO 2 = SENHAS DE 17 A 24
GRUPO 3 = SENHAS DE 25 A 32 GRUPO 4 = SENHAS DE 33 A 40 GRUPO 5 = SENHAS DE 41 A 48
GRUPO 6 = SENHAS DE 49 A 56 GRUPO 7 = SENHAS DE 57 A 61

BOTÃO DE CONTROLE REMOTO PARA ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DA CENTRAL:
ENTER + 60 + 00 + ENTER + PRESSIONA O BOTÃO DO CONTROLE - (ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO GERAL)
ENTER + 60 + 01 + ENTER + PRESSIONAR O BOTÃO A - (ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DA PARTIÇÃO A)
ENTER + 60 + 02 + ENTER + PRESSIONAR O BOTÃO B - (ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DA PARTIÇÃO B)

Digite a senha de instalador para sair da programação.

Caso deseje realizar a configuração de particionamento pelo aplicativo AMT Remoto Mobile.

Conecte a central utilizando a senha de Acesso Remoto, padrão de fábrica 878787.

Para habilitar o particionamento.
Acesse a opção de CONFIGURAR CENTRAL > GERAL > CONFIGURAÇÕES GERAIS > HABILITAR A OPÇÃO PARTICIONAMENTO.

Para habilitar a zona na partição A ou B.
Acesse a opção CONFIGURAR CENTRAL > ZONAS > ZONAS > SELECIONE A ZONA QUE DESEJA DEFINIR > SELECIONE A ZONA A OU B.

Para definir o usuário que possui permissão para ativer a partição A ou B.
Acesse a opção CONFIGURAR CENTRAL > SENHAS > USUÁRIOS > SELECIONE O USUÁRIO > SELECIONE A PARTIÇÃO QUE O USUÁRIO TEM PERMISSÃO PÁRA ATIVAR.

Para cadastrar o controle Remoto.

Acesse a opção CONFIGURAR CENTRAL > DISPOSITIVO SEM FIO > CADASTRAR DISP. SEM FIO > CONTROLE > SELECIONE O USUÁRIO QUE DESEJA CADASTRAR O CONTROLE.

OBS: O usuário que for definido para a partição deve ser atrelado ao botão que do controle desejado.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Responder

Voltar para “AMT 2010 - Central de alarme monitorada com 10 zonas (4 + 4 + 2 com fio + 16 sem fio)*”