Telefone perde o registro no Asterisk

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

mhterres
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 11:55

Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por mhterres »

Olá,

estamos usando telefones TIP100 em um projeto com Asterisk e, depois de alguns minutos (é aleatório), o telefone perde o registro no Asterisk, ficando com status UNKNOWN, o que indica que ele não respondeu ao pacote SIP OPTIONS enviado pelo Asterisk, gerado pelo parâmetro qualify=yes.

Assim, o telefone segue fazendo chamadas, mas não consegue mais recebê-las.

Como posso resolver a questão? Existe algum parâmetro (ou atualização) que resolva essa falta de resposta ao pacote SIP OPTIONS?

Obrigado.

Marcelo Terres
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por IntelbrasTelecom »

mhterres escreveu:Olá,

estamos usando telefones TIP100 em um projeto com Asterisk e, depois de alguns minutos (é aleatório), o telefone perde o registro no Asterisk, ficando com status UNKNOWN, o que indica que ele não respondeu ao pacote SIP OPTIONS enviado pelo Asterisk, gerado pelo parâmetro qualify=yes.

Assim, o telefone segue fazendo chamadas, mas não consegue mais recebê-las.

Como posso resolver a questão? Existe algum parâmetro (ou atualização) que resolva essa falta de resposta ao pacote SIP OPTIONS?

Obrigado.

Marcelo Terres

Olá Marcelo Terres

o ideal é verificar o tempo de registro configurado, sai de fábrica com 90 segundos, na aba Rede > Configuração > Temporizações SIP insira um tempo de 30 segundos em SIP Keep Alive para teste.
mhterres
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 11:55

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por mhterres »

Olá.

Estou usando provisionamento, seguindo este PDF de vocês:

http://www.intelbras.com.br/sites/defau ... ip_100.pdf

O parâmetro SIP_KEEP_ALIVE está com o valor de 300. Se este é o tempo de registro, como indicado na mensagem anterior, o telefone não deveria se registrar há cada 5 minutos? Isso também não está ocorrendo, já que após ficar com status UNKNOWN, ele só volta a ficar OK se for reiniciado.

Outra situação é o fato de que, após provisionado, o telefone não tenta se provisionar mais na inicialização, o que impede que ele leia alterações feitas no arquivo de provisionamento. Só conseguimos fazer ele voltar a baixar o arquivo de provisionamento se for feito um factory reset. Isso não será corrigido?

Atenciosamente,
Marcelo
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por IntelbrasTelecom »

Olá mhterres


por favor utilize o arquivo abaixo:

https://www.intelbras.com.br/sites/defa ... ip_100.pdf
mhterres
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 11:55

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por mhterres »

Olá.

Li o mesmo, mas ele não é muito diferente do que já usava e não teve nada que eu tenha adicionado.

De qualquer forma, ficaram ainda sem resposta as duas perguntas da mensagem anterior (a questão do registro no keep alive e o problema do provisionamento que não ocorre mais após já ter sido realizado).

Atenciosamente,

Marcelo
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por IntelbrasTelecom »

mhterres escreveu:Olá.

Li o mesmo, mas ele não é muito diferente do que já usava e não teve nada que eu tenha adicionado.

De qualquer forma, ficaram ainda sem resposta as duas perguntas da mensagem anterior (a questão do registro no keep alive e o problema do provisionamento que não ocorre mais após já ter sido realizado).

Atenciosamente,

Marcelo

Perfeito Marcelo

o ideal é monitorar a interface do terminal e do servidor, você pode utilizar o wireshark para realizar esse monitoramento. Por favor entre em contato com o nosso suporte, através de uma das nossas bases regionais, para que possamos realizar testes com o nosso servidor, com o terminal e auxilia-lo na identificação do problema.

https://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico
marcosmalfatti
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 07 Jul 2015, 16:44

Re: Telefone perde o registro no Asterisk

Mensagem por marcosmalfatti »

Boa Noite

Passei por este mesmo problema, o TIP100 registrava com sucesso e conseguia realizar ligações.
Cerca de 1-2 minutos depois ele perdia o registro e ficava com os leds do mute, redial e flash piscando alternadamente.
Revisei as minhas configurações e estava colocando o número do ramal no campo "Nome de Domínio". Depois que assiti o tutorial em http://old.intelbras.com.br/arquivos/tu ... icacao.htm eu limpei o conteúdo do campo e o problema parou.

Espero ter ajudado

Marcos Malfatti
Responder

Voltar para “TIP 100”