Detecção de movimento

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Marciano
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2013, 12:11

Detecção de movimento

Mensagem por Marciano »

Com a ajuda do manual e dos tutoriais fiz toda a configuração para gravação por detecção de movimento, acredito está tudo correto. O problema é que as gravações estão acontencendo mesmo sem haver movimento, chega a ter três gravações no mesmo minuto. Observando as imagens gravadas não consegui identificar nenhum movimento, dentro da região que selecionei na imagem, que pudesse acionar a gravação, mesmo fazendo ajustes na sensibilidade o problema persiste. A detecção de movimento é influenciada pela qualidade da câmera, da imagem ou das condições de luminosidade? Alguem tem alguam dica?
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: Detecção de movimento

Mensagem por SuporteIntelbras »

Olá Marciano,

A detecção de movimento é identificada pelas mudanças de pixel, ou seja, qualquer alteração de imagem é considerado um movimento.
O ideal, para ter certeza que a configuração está correta é colocar um monitor conectado ao DVR e observar na tela inicial os simbolos de gravação que é o ícone verde e o ícone de movimento, que é a seta vermelha.
Caso o ícone verde esteja constantemente aceso, seu DVR está gravando de modo regular, aí teríamos que revisar as configurações realizadas.
Quando um movimento é detectado, tem o tempo de pré gravação e pós gravação, que deve ser considerado.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
alessandrofcosta
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Dez 2013, 22:09

Re: Detecção de movimento

Mensagem por alessandrofcosta »

Coloquei uma câmera de 800 linhas com 20 metros de alcance de infra vermelho e lente de 2.8 mm.
durante duas semanas a detecção por movimento funcionou normal, porém, agora fica detectando direto.
como fazer para solucionar esse problemão?
Avatar do usuário
SuporteIntelbras
Administrador
Mensagens: 6649
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:11
Contato:

Re: Detecção de movimento

Mensagem por SuporteIntelbras »

Olá Alessandro,

A detecção de movimento é identificada através das mudanças de pixel na imagem.
A imagem tem alguma interferência?
Olhando direto na interface do DVR, o ícone de Detecção de movimento realmente fica ativado constantemente mesmo sem haver movimento?
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
LuisEdu
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2016, 14:57

Re: Detecção de movimento

Mensagem por LuisEdu »

Instalei em casa um Gravador HDCVI 1008 G, e está tdo funcionando perfeitamente. Porem gostaria de uma explicação melhor do que a que existe no Manual, a respeito de Sensibilidade e Limiar. Há algum tutorial sobre isso? Poderiam me fornecer uma explicação mais detalhada que me ajude a entender e configurar com mais precisão isso?
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10108
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Detecção de movimento

Mensagem por IntelbrasCFTV »

LuisEdu escreveu:Instalei em casa um Gravador HDCVI 1008 G, e está tdo funcionando perfeitamente. Porem gostaria de uma explicação melhor do que a que existe no Manual, a respeito de Sensibilidade e Limiar. Há algum tutorial sobre isso? Poderiam me fornecer uma explicação mais detalhada que me ajude a entender e configurar com mais precisão isso?
Olá Luis!

Realmente esta é uma questão um pouco confusa, porém segue abaixo um melhor esclarecimento a respeito da questão de limiar e sensibilidade:

Pense no limiar como uma linha horizontal contínua em um gráfico, que pode ser ajustada para cima ou para baixo em uma determinada escala. Agora pense na sensibilidade como um gráfico em função do tempo que começa em 0 (sem movimento no local) e vai mudando a cada segundo, de acordo com a movimentação. Caso haja um movimento na cena da câmera, o gráfico poderá aumentar para outro valor, como 50, por exemplo.

O que acontece é que o DVR só irá ativar o evento de detecção de movimento (e passar a gravar, caso tenha sido configurado para tal) caso o gráfico da sensibilidade ultrapasse o limiar. Caso o gráfico em função do tempo da sensibilidade permaneça abaixo do limiar, a câmera não irá gravar ou informar que de fato houve movimento.

De forma resumida, quanto mais alto o limiar, menos movimentos de forma geral serão detectados. Quanto mais baixo o limiar, mais movimentos serão detectados. Quanto mais alta a sensibilidade, maiores serão as chances de um movimento "pequeno" ultrapassar o limiar e consequentemente disparar o evento. Quanto mais baixa a sensibilidade, menores serão as chances de os movimentos ultrapassarem o limiar no gráfico.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
LuisEdu
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2016, 14:57

Re: Detecção de movimento

Mensagem por LuisEdu »

Olá, ... agradeço as informações já ajudaram bastante. Porém ainda gostaria de esclarecer melhor o funcionamento do ajuste de sensibilidade. Pelo que entendi .. do que vcs escreveram .. o ajuste da sensibilidade é um pouco paradoxal .. ou seja qto mais baixa a sensibilidade .. na realidade mas sensível fica o sistema? .. desencadeando mais detecções ... Intuitivamente, eu estava deduzindo, de maneira equivocada, que aumentando o valor da sensibilidade o sistema ficaria mais acurado. Então é o contrario? Isso mesmo!??
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10108
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Detecção de movimento

Mensagem por IntelbrasCFTV »

LuisEdu escreveu:Olá, ... agradeço as informações já ajudaram bastante. Porém ainda gostaria de esclarecer melhor o funcionamento do ajuste de sensibilidade. Pelo que entendi .. do que vcs escreveram .. o ajuste da sensibilidade é um pouco paradoxal .. ou seja qto mais baixa a sensibilidade .. na realidade mas sensível fica o sistema? .. desencadeando mais detecções ... Intuitivamente, eu estava deduzindo, de maneira equivocada, que aumentando o valor da sensibilidade o sistema ficaria mais acurado. Então é o contrario? Isso mesmo!??
Pedimos desculpas pelo equívoco na mensagem anterior. :?

Na verdade acabamos trocando duas palavras no último parágrafo, o que deu a ideia de que quando menor o nível de sensibilidade, mais movimentos seriam detectados e vice-versa. Na verdade o correto seria:
Quanto mais alta a sensibilidade, maiores serão as chances de um movimento "pequeno" ultrapassar o limiar e consequentemente disparar o evento. Quanto mais baixa a sensibilidade, menores serão as chances de os movimentos ultrapassarem o limiar no gráfico.
Já efetuamos a correção! ;)
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
LuisEdu
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2016, 14:57

Re: Detecção de movimento

Mensagem por LuisEdu »

Olá, ... agradeço todas as explicações e considerações. Tem mais uma coisa que gostaria de entender melhor. Referente as regiões, ou áreas que posso definir. No meu sistema são 4 regiões, cada qual com ajustes específicos de Limiar e Sensibilidade (Que já foram esclarecidos). Essas regiões são formadas por 'pixels' escolhidos dentro de uma malha quadriculada. As regiões podem ser formadas por apenas 1 'pixel' até vários, formando um Conjunto. A dúvida é a seguinte: Como o sistema analisa a variação na imagem? Considerando 'pixel' por 'pixel' ou no Conjunto de 'pixels' ? ... (vou tentar explicar melhor, com um exemplo, para vcs entenderem meu raciocínio) .. Vamos supor hipoteticamente .. que ajuste a sensibilidade para 50 .. imaginando .. que haveria uma detecção se 50% da imagem variar. .. (sei que não é tão trivial, pois a formula deve ser mais complexa)... o Sistema analisa cada 'pixel' ou seu conjunto? .. no exemplo .. supondo que tenha definido vários 'pixels' .. se a imagem variar 50% em apenas um 'pixel' .. terei uma detecção? .. ou se a imagem variar 50% em todo o conjunto de 'pixels'? ... acho que deu pra entender a questão.
Avatar do usuário
IntelbrasCFTV
Administrador
Mensagens: 10108
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:58
Contato:

Re: Detecção de movimento

Mensagem por IntelbrasCFTV »

LuisEdu escreveu:Olá, ... agradeço todas as explicações e considerações. Tem mais uma coisa que gostaria de entender melhor. Referente as regiões, ou áreas que posso definir. No meu sistema são 4 regiões, cada qual com ajustes específicos de Limiar e Sensibilidade (Que já foram esclarecidos). Essas regiões são formadas por 'pixels' escolhidos dentro de uma malha quadriculada. As regiões podem ser formadas por apenas 1 'pixel' até vários, formando um Conjunto. A dúvida é a seguinte: Como o sistema analisa a variação na imagem? Considerando 'pixel' por 'pixel' ou no Conjunto de 'pixels' ? ... (vou tentar explicar melhor, com um exemplo, para vcs entenderem meu raciocínio) .. Vamos supor hipoteticamente .. que ajuste a sensibilidade para 50 .. imaginando .. que haveria uma detecção se 50% da imagem variar. .. (sei que não é tão trivial, pois a formula deve ser mais complexa)... o Sistema analisa cada 'pixel' ou seu conjunto? .. no exemplo .. supondo que tenha definido vários 'pixels' .. se a imagem variar 50% em apenas um 'pixel' .. terei uma detecção? .. ou se a imagem variar 50% em todo o conjunto de 'pixels'? ... acho que deu pra entender a questão.
Na verdade o que ocorre é que o sistema realiza uma análise detalhada frame a frame para determinar se houve movimento ou não, com base no que foi configurado para o limiar e sensibilidade. Caso uma quantidade X de pixels tenha mudado entre o frame anterior e o frame atual, o sistema poderá determinar em meio à diversas variáveis se houve ou não o movimento.

Tanto que, caso ocorra apenas uma mudança de iluminação no local (como uma sombra por exemplo), se a sensibilidade estiver muito alta e o limiar estiver muito baixo isso já poderá ser identificado como um movimento no local. Outro exemplo que muitos acabam não considerando é a interferência na imagem. Caso haja algum ruído ou interferência na câmera em questão, estará havendo uma mudança constante de pixels entre um frame e outro e isso também poderia ser identificado como um movimento, dependendo do caso.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
Telefone: (48) 2106-0006
Whatsapp: (48) 2106-0006
Chat: https://bit.ly/2vLXbg6
E-mail: suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Responder

Voltar para “VD 3008 - Gravador digital de vídeo Série 3000”