Página 1 de 1

Eco no TIP300

Enviado: 22 Out 2015, 09:52
por Thiemann
Bom dia,

Estou com uma Impacta 68i com placa ICIP onde tenho 4 TIP300 conectados. Os usuários reclamam de eco nas ligações tanto internas (ramais) quanto externas (tronco analógico).

Há algum ajuste a se fazer no TIP300 para reduzir a ocorrencia de eco?


Att

Re: Eco no TIP300

Enviado: 23 Out 2015, 09:39
por IntelbrasTelecom
Thiemann escreveu:Bom dia,

Estou com uma Impacta 68i com placa ICIP onde tenho 4 TIP300 conectados. Os usuários reclamam de eco nas ligações tanto internas (ramais) quanto externas (tronco analógico).

Há algum ajuste a se fazer no TIP300 para reduzir a ocorrencia de eco?


Att


Olá Thiemann

por estar gerando eco em ligações internas e externas o eco pode estar relacionado ao volume de áudio no terminal, é interessante realizar um teste baixando o volume de TX ou RX para evitar o efeito local. Verifique no terminal se o cancelamento de ECO está habilitado, para isso, na interface do terminal vá em Telefone > Configuração de Voz > Cancelamento de Eco.

Se você ligar de um terminal IP para outro terminal IP também existe o Eco ou o efeito é somente para ligação de ramal IP para ramal analógico (ligações internas) ?

Re: Eco no TIP300

Enviado: 26 Out 2015, 09:04
por Thiemann
Ligações IP para IP também existe o Eco.

Já verifiquei nos terminais e o cancelamento de Eco está ativado, ativei também o VAD e melhorou um pouco, porém agora também parece sempre ter um ruído ao fundo nas ligações (terminais IP).

Re: Eco no TIP300

Enviado: 04 Nov 2015, 15:24
por Thiemann
Alguma coisa que eu possa fazer? Ainda estou com problemas.

Re: Eco no TIP300

Enviado: 05 Nov 2015, 20:09
por IntelbrasTelecom
Thiemann escreveu:Alguma coisa que eu possa fazer? Ainda estou com problemas.



Olá Thiemann

quais codecs estão configurados no terminal e no ramal (ICIP)? O Eco pode ser gerado pelo volume, latência da rede e o volume também pode influenciar. Por favor, entre em contato com o suporte para que possamos caracterizar o problema e assim lhe passar uma solução, não existe uma "receita de bolo" temos que investigar, se possível, isole a rede colocando apenas dois terminais IP e a ICIP em um Switch e realize um teste, realize ligações para um ramal analógico também, com isso é possível identificar se o problema também acontece com os equipamentos isolados da rede da empresa.

Aguardamos o seu contato:

http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

Re: Eco no TIP300

Enviado: 17 Mai 2017, 14:18
por Thiemann
Tem como eliminar o ECO que sempre vem no inicio da ligação? Depois de uns 10 segundos ele vai sumindo, mas sempre tem no inicio das ligações e há momentos que isso atrapalha bastante, principalmente em ligações curtas que fico esperando o ECO reduzir para poder falar.

Segundo orientações do suporte via chat, mudei os codecs para PCMU e PCMA na ICIP e TIP300.

Re: Eco no TIP300

Enviado: 18 Mai 2017, 14:15
por IntelbrasTelecom
Thiemann escreveu:Tem como eliminar o ECO que sempre vem no inicio da ligação? Depois de uns 10 segundos ele vai sumindo, mas sempre tem no inicio das ligações e há momentos que isso atrapalha bastante, principalmente em ligações curtas que fico esperando o ECO reduzir para poder falar.

Segundo orientações do suporte via chat, mudei os codecs para PCMU e PCMA na ICIP e TIP300.


Olá Thiemann

como o problema ainda persiste, por favor entre em contato com o nosso suporte, de preferência via telefone para que possamos realizar alguns testes. Além do TIP 300 você possui outros terminais IP? Você já fez o ajuste do volume de áudio?

Se a versão do produto for inferir a versão 60.61.75.22, atualize para este versão, segue abaixo o link para download.

http://www.intelbras.com.br/sites/default/files/downloads/65.61.75.22.zip

Re: Eco no TIP300

Enviado: 23 Mai 2017, 11:00
por Thiemann
Olá,

Está na versão 65.61.75.22. Utilizo somente o TIP300. O eco ocorre sempre no início das ligações e depois vai reduzindo, o que leva em torno de 10 segundos até seja quase que eliminado. Quanto ao volume eu deixo mais baixo porque se passar da metade da barra de volume no aparelho acaba captando ruido do ambiente que incomoda bastante, acabei dando ganho no tronco da central para poder trabalhar com o volume baixo no TIP300. O ajuste disso é bem chato de fazer e o suporte sempre diz que tem ir testando para encontrar um ajuste mais agradavel..

Re: Eco no TIP300

Enviado: 16 Ago 2017, 11:14
por Thiemann
Olá,

Fiz testes com outros aparelhos de outros fabricantes inclusivo e o ECO do inicio da ligação não ocorre, somente no TIP300, então vejo que o ajuste deve ser efetuado no aparelho e não na central, há como reduzir esse tempo de atuação do cancelamento de ECO? Em geral tem levado em torno de 5 segundos até efetuar o cancelamento, mas há momentos que persiste por um pouco mais de tempo. Pode parecer pouco tempo esses 5 segundos, mas atrapalha bastante na ligação.