Sirenes queimando - Fórum Intelbras

Sirenes queimando

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

alanlimadasilva
Membro

Sirenes queimando

Mensagempor alanlimadasilva » 27 Dez 2017, 22:05

Boa noite,
Instalei uma central Amt 2010 e ocorreu a queima das sirenes duas vezes seguidas. Instalei duas sirenes (ligadas em paralelo) com o resistor de 2k2 em cada uma delas. Depois de algum tempo as duas sirenes queimaram, troquei a mesmas e novamente após algum tempo as duas queimaram. Conferi os cabos para verificar se não estavam em curto e se os resistores estavam corretos, não achei problemas algum, coloquei novamente 1 sirene apenas e estou observando para ver se queimará. Verifiquei também a tensão nos bornes de sirene da central e está normal aproximadamente 13 V (Acredito que o valor um pouco acima é aceitável já que o voltimetro que usei não é de alta precisão).

As primeiras sirenes não tinham indicação do valor de corrente mas acredito que não ultrapassou o valor de 1A pois eram sirenes pequenas, a que está instalada atualmente é de 200mA.

Não sei se foi apenas coincidência já que as sirenes não eram de uma marca conhecida e pareciam frágeis, ou se estou cometendo algum erro na ligação. Se alguém tiver alguma dica para eu verificar agradeço desde já a ajuda.
shimpato
Membro
Contato:

Re: Sirenes queimando

Mensagempor shimpato » 27 Dez 2017, 23:40

alanlimadasilva escreveu:Boa noite,
Instalei uma central Amt 2010 e ocorreu a queima das sirenes duas vezes seguidas. Instalei duas sirenes (ligadas em paralelo) com o resistor de 2k2 em cada uma delas. Depois de algum tempo as duas sirenes queimaram, troquei a mesmas e novamente após algum tempo as duas queimaram. Conferi os cabos para verificar se não estavam em curto e se os resistores estavam corretos, não achei problemas algum, coloquei novamente 1 sirene apenas e estou observando para ver se queimará. Verifiquei também a tensão nos bornes de sirene da central e está normal aproximadamente 13 V (Acredito que o valor um pouco acima é aceitável já que o voltimetro que usei não é de alta precisão).

As primeiras sirenes não tinham indicação do valor de corrente mas acredito que não ultrapassou o valor de 1A pois eram sirenes pequenas, a que está instalada atualmente é de 200mA.

Não sei se foi apenas coincidência já que as sirenes não eram de uma marca conhecida e pareciam frágeis, ou se estou cometendo algum erro na ligação. Se alguém tiver alguma dica para eu verificar agradeço desde já a ajuda.

Olá, sou instalador certificado INTELBRAS, e revenda a 12 anos,

ao ligar e sirenes você deve colocar o resistor em apenas 1 delas,

e observar a corrente de consumo das sirenes que nao deve ultrapassar 1A somando as 2 sirenes.
além de observar isso, vc também deve verificar todos os periféricos instalados que estão utilizando corrente na saida AUXILIAR, como Sensores, teclados, receptores etc.... e nao deve ultrapassar 1A também, a corrente máxima é de 1,2A, porem como em qualquer equipamento eletrônico nunca se deve utilizar o máximo.

não como REGRA mas como a opinião de um profissional,
nunca utilize mais de 2 sirene na saida de SIRENE, mantenha um limite máximo de 500mA nessa saida.

caso precise de uma sirene mais alta,
utilize um relê 12v na saida PGM da central, configura para ser acionada junto com a SIRENE e utilize uma fonte individual para essa sirene.

alanlimadasilva
Membro

Mensagempor alanlimadasilva » 28 Dez 2017, 00:03

Ok, obrigado pela dica, mas aí a sirene que não tem resistor não ficaria desprotegida contra corte do fio? Além disso já instalei outra central em que coloquei 3 sirenes de 200 mA todas com resistor e estão funcionando a mais de 8 anos sem problemas.
Quanto aos periféricos só tem mesmo o teclado e um receptor para dispositivo sem fio.
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 28 Dez 2017, 10:22

Indicamos que deixe uma sirene instalada, colocando uma nova fiação somente para a sirene, certifique que o consumo da sirene está dentro do que a central de alarme consegue fornecer.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
shimpato
Membro
Contato:

Mensagempor shimpato » 28 Dez 2017, 14:39

alanlimadasilva escreveu:Ok, obrigado pela dica, mas aí a sirene que não tem resistor não ficaria desprotegida contra corte do fio? Além disso já instalei outra central em que coloquei 3 sirenes de 200 mA todas com resistor e estão funcionando a mais de 8 anos sem problemas.
Quanto aos periféricos só tem mesmo o teclado e um receptor para dispositivo sem fio.

a REGRA e RECOMENDAÇÃO do fabricante é colocar o resistor apenas na primeira Sirene.
o fato de nao ter dado problemas com sua instalação nao quer dizer que isso pode ser feito.

sempre faça sua instalação de acordo com as recomendações e normas vigentes.

é o mesmo de quando agente chega em um cliente e a central de alarme está ligada na rede eletrica do cliente utilizando um cabo UTP (cabo de rede), esta lá a mais de um ano e nao deu problema, porém isso nao quer dizer que você possa fazer isso, vc deve utilizar o cabo próprio para eletrica entendeu amigo.

Então sempre faça sua instalação de acordo com as recomendações e normas vigentes.
alanlimadasilva
Membro

Mensagempor alanlimadasilva » 08 Jan 2018, 08:11

Bom dia,

Fiz como me orientaram, deixei apenas uma sirene ligada com o resistor e novamente outra sirene queimada, fiz uma medição quando instalei a sirene que fiquei em dúvida, a disparei o alarme e medi a tensão nos bornes para sirene da central e a tensão estava um pouco acima de 14 V, será que isso poderia ser um defeito na central que esteja provocando a queima?

Estou pensando em enviar para assistência técnica já que ainda está na garantia, ou será que tem mais alguma coisa que eu possa testar antes?
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 08 Jan 2018, 09:49

Como a central está na garantia encaminhe a central para assistência técnica estar analisando.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

mrcrassi
Membro

Mensagempor mrcrassi » 21 Fev 2018, 08:51

alanlimadasilva escreveu:Ok, obrigado pela dica, mas aí a sirene que não tem resistor não ficaria desprotegida contra corte do fio? Além disso já instalei outra central em que coloquei 3 sirenes de 200 mA todas com resistor e estão funcionando a mais de 8 anos sem problemas.

Quanto a isso amigo você pode utilizar um cabo de 4 vias, 2 com alimentação e 2 vias como zona fechada direta.
Fazemos dessa forma aqui quando temos mais de uma sirene, enviamos 2 vias com alimentação da PGM e 2 vias como zona fechada direto no cabo, programamos a zona como 24h.
Assim que há corte no fio, a zona irá gerar disparo.
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 04 Jun 2018, 13:10

Persistindo alguma duvida podem estar nos comunicando no fórum.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

Voltar para “AMT 2010 - Central de alarme monitorada com 10 zonas (4 + 4 + 2 com fio + 16 sem fio)*”