Mensagem Carrregando Prog. na tela, não sai!

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

jmarceloth
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mai 2020, 20:48

Mensagem Carrregando Prog. na tela, não sai!

Mensagem por jmarceloth »

Eu estou com um terminal Intelbras Voiper que deixou de ser utilizado durante um tempo e foi guardado, agora precisando ser utilizado novamente o mesmo ao ser ligado fica com a mensagem "Carregando Prog" na tela e não passa disso nem aceita nem um comando de teclado. Não tenho como acessá-lo via navegado porque não lembro o ip configurado e precisaria dar um reset no mesmo, ai é que entra a minha duvida porque no manual não diz como fazer isso a não ser pelo acesso via navegador. Preciso de ajuda com isso.
Luzemario
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jul 2021, 11:23

Re: Mensagem Carrregando Prog. na tela, não sai!

Mensagem por Luzemario »

Prezado,

Não sou da Intelbras, mas pela experiência que tenho, o telefone não consegue carregar a aplicação VoIP (arquivo voip.gz) da memória flash interna.

A forma mais rápida para resolver isso é colocar o telefone em modo TFTP segurando a tecla 1 e ligando o telefone. Ele ajustará automaticamente o IP dele para DHCP e irá buscar um arquivo chamado voip.img num servidor TFTP (como o TFTP32/64 do Windows) que possua o IP 192.168.0.100).

Se ele encontrar o servidor e o arquivo estiver lá, ele se atualiza e o problema estará resolvido.

O arquivo pode ser baixado na página de suporte do Voiper. Basta configurar o servidor, descompactar e renomear a atualização para voip.img. Use o 7-zip ou equivalente para descompactar a imagem.

Se você tiver conhecimentos avançados e dispor de um cabo USB-LVTTL (daqueles usados com o Raspberry Pi), poderá ver a mensagem exata de erro que está causando o problema. Junto do SoC CMI 5000 há uns pinos de porta serial. Isso não é estritamente necessário, mas ajuda muito a ver o que está acontecendo, visto que a mensagem exibida no display durante a fase do boot não dá qualquer informação útil. Tome cuidado ao usar essa opção, mas já que o telefone não dá boot mesmo... o importante é não mexer na imagem IC.gz, que é a imagem de diagnóstico. Ela permite restaurar a aplicação principal, e é ela quem dá a mensagem "Carregando Prog." durante a fase inicial do boot.

O pino mais próximo do SOC é GND, o segundo é RX e o terceiro é TX. O quarto mais distante é VCC e não deve ser utilizado. Ligue o telefone através da fonte de energia dele. Ajuste o programa de comunicação serial para 57600-8-N-1 sem controle de fluxo.

Observo que há algumas versões mais antigas do Voiper que tem problemas com atualização. Colocar a imagem mais recente poderá deixar o telefone travado nessa mensagem, porque o arquivo é carregado corretamente mas o formato do banco de dados interno não é compatível, e essa parte não vem com a atualização. À época a Intelbrás confirmou que esse é um problema no hardware e trocou o aparelho.

Nesses casos, possivelmente será necessário acessar a interface serial para regravar a flash, ou até mesmo usar um gravador de EPROM compatível com a memória, e obter uma imagem específica para isso (que não é colocada na página de suporte porque precisa especificar número de série/MAC do aparelho).
Editado pela última vez por Luzemario em 19 Jul 2021, 11:58, em um total de 7 vezes.
Responder

Voltar para “Voiper”