Configuração avançada do Asterisk por Telnet - Fórum Intelbras

Configuração avançada do Asterisk por Telnet

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

gregoryfrizon

Configuração avançada do Asterisk por Telnet

Mensagempor gregoryfrizon » 24 Ago 2018, 15:07

Olá amigos!

Minha CIP se encontra atrás de um firewall NAT. Então, nas configurações SIP, eu utilizo um IP dinâmico NO-IP.

O que acontece é que o painel web de configuração da Intelbras atualiza o parâmetro externip do servidor Asterisk que roda internamente. A resolução DNS do externip é feita apenas uma vez no boot da máquina.

Então, sempre que acontece uma alteração de IP externo, eu fico sem telefonia e preciso rebootar o aparelho.

O Asterisk possui a opção de configuração do parâmetro externhost e externrefresh. Esses parâmetros permitem uma resolução DNS continua do host externo.

Através de Telnet acessei o servidor Asterisk da central e com os comandos database put e database get consegui adicionar os parâmetros externhost e externip no banco de dados de configuração do Asterisk. Também usei database del para deletar a chave externip.

Mesmo assim o Asterisk aparentemente não está usando essa configuracao. Não sei se ele foi compilado sem ela ou a chave de configuração do banco de dados tem outro nome.

Estou quase recorrendo a criar um script e inserir num crontab na central através de Telnet. Esse script irá alterar o externip automaticamente quando o IP externo muda.

Existe alguma solução mais elegante e menos burocrática?

Aguardo um resposta da engenharia da Intelbras.

Abraços,
Eng. Gregory Frizon Gusberti
D2G Tecnologia

Voltar para “CIP 850”