Transferência entre ramais - Fórum Intelbras

Transferência entre ramais

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

vaerech
Membro

Transferência entre ramais

Mensagempor vaerech » 09 Ago 2016, 10:25

Bom dia.

Meu cenário é o seguinte: Central CIP-850 (versão 2.08.07) recebendo 7 linhas analógicas. A central comunica-se via rádio com a empresa, onde existem 4 ATAs GKM2210t, ficando então com 8 ramais SIP configurados na central. Não há NAT na comunicação.

Os ATAs e seus ramais estão registrando normalmente na central, consigo receber e realizar chamadas.

O único problema que está ocorrendo é que quando recebo uma chamada no ramal 200 (atendedor), não consigo transferir essa chamada para ramal algum. Teclo flash + ramal e o ramal para o qual quero transferir a chamada não toca. Se desligo o telefone a ligação cai.

Por favor, preciso de ajuda para solucionar esse problema.

Agradeço.
miguel12
Membro

Re: Transferência entre ramais

Mensagempor miguel12 » 09 Ago 2016, 12:19

Olá,

Quando o comando Flash não puder ser utilizado (exemplo: SoftPhone) este deve ser substituído pelo comando Flash configurado em Funcionalidades>>Comando de Flash, por padrão **.

Nesse caso, quando for fazer uma transferencia ou consulta digite **+ramal.

Att,
;)
Espero ter ajudado,

:roll:
vaerech
Membro

Mensagempor vaerech » 11 Ago 2016, 19:32

Mas quando recebo uma chamada e teclo Flash, quem fez a ligação ouve a musica da central, então o Flash esta funcionando. Mas, depois do Flash, quando teclo o numero do ramal, este não toca e se desligo o telefone a ligação cai.
miguel12
Membro

Mensagempor miguel12 » 12 Ago 2016, 07:47

Mesmo assim eu faria o teste com o ** ;)
Espero ter ajudado,

:roll:
vaerech
Membro

Mensagempor vaerech » 12 Ago 2016, 11:37

Vou fazer isso
vaerech
Membro

Mensagempor vaerech » 18 Ago 2016, 16:30

Não funcionou usando o **. Me parece que esse ATA GKM2210t não é recomendado para trabalhar com a CIP-850...
DanielSouza
Membro

Mensagempor DanielSouza » 22 Ago 2016, 08:46

vaerech escreveu:Não funcionou usando o **. Me parece que esse ATA GKM2210t não é recomendado para trabalhar com a CIP-850...

vaerech,

Verifique as configurações de tipo de DTMF (que deve ser igual na central e no ATA) e teste os 2 tipos de método de envio de flash do ATA.
DaniAlves
Membro

Mensagempor DaniAlves » 24 Ago 2016, 08:16

vaerech escreveu:Não funcionou usando o **. Me parece que esse ATA GKM2210t não é recomendado para trabalhar com a CIP-850...

Bom dia,

Abra a configuração da sua Central, edite o ramal que o ATA está autenticado, e verifique qual é o Modo de operação DTMF.
No ATA, verifique em Rede > Configuração > DTMF, o que está configurado em Enviar eventos DTMF.

Sugiro que na Central você deixe como SIPInfo, e no ATA, como INFO(RFC2976), que é o mesmo método.

É interessante que você mantenha também os mesmos CODECs, na ordem, tanto no ramal da Central, quanto na configuração do ATA.

Espero ter contribuído :D
Att.

DaniAlves 8-)
vaerech
Membro

Mensagempor vaerech » 25 Ago 2016, 10:01

DaniAlves escreveu:

Bom dia,

Abra a configuração da sua Central, edite o ramal que o ATA está autenticado, e verifique qual é o Modo de operação DTMF.
No ATA, verifique em Rede > Configuração > DTMF, o que está configurado em Enviar eventos DTMF.

Sugiro que na Central você deixe como SIPInfo, e no ATA, como INFO(RFC2976), que é o mesmo método.

É interessante que você mantenha também os mesmos CODECs, na ordem, tanto no ramal da Central, quanto na configuração do ATA.

Bom dia

Muito obrigado pela ajuda. Nessa configuração, DTMF via SIPInfo, comecei a ter problemas com o atendimento de chamadas: recebendo uma chamada externa, o ramal atendedor toca, porém quando se atende a central não identifica o atendimento (problema DTMF?). É via DTMF que a central detecta o atendimento das chamadas?

Estou usando agora o modo de DTMF "via RTP (RFC 2833)", ficou mais estável.

Quanto aos codecs, o ata GKM2210t tem somente o G729 compatível com a CIP-850.

Seria a microcentral TS 60 IP uma solução melhor para utilizar com a CIP-850?

Muito obrigado.
DaniAlves
Membro

Mensagempor DaniAlves » 29 Ago 2016, 11:58

vaerech escreveu:
DaniAlves escreveu:

Bom dia,

Bom dia

Muito obrigado pela ajuda. Nessa configuração, DTMF via SIPInfo, comecei a ter problemas com o atendimento de chamadas: recebendo uma chamada externa, o ramal atendedor toca, porém quando se atende a central não identifica o atendimento (problema DTMF?). É via DTMF que a central detecta o atendimento das chamadas?

Estou usando agora o modo de DTMF "via RTP (RFC 2833)", ficou mais estável.

Quanto aos codecs, o ata GKM2210t tem somente o G729 compatível com a CIP-850.

Seria a microcentral TS 60 IP uma solução melhor para utilizar com a CIP-850?

Muito obrigado.

Olá,

Neste caso quando você atende no ramal atendedor, quem está originando ligações para a Central, continua ouvindo tom de chamada mesmo depois de atender no ATA? Em ligações entre ramais, internas, isso também acontece?

Referente a compatibilidade dos CODECs, é que na CIP850, apenas a nomenclatura é diferente do ATA, mas, os CODECs são os mesmos, por exemplo, o CODEC ALAW, é o mesmo que G711A do ATA. O CODEC ULAW, é o mesmo do G711U, que é o mesmo que PCMA e PCMU.
Sugiro que você deixe configurado só ALAW e ULAW no ramal atendedor da CIP, e no ATA apenas o G711A e G711U, seguindo essa ordem, e faça um teste.

Tanto o ATA, quando o TS60 IP, funcionam bem com a CIP850, é só ficar bem atento nas configurações.
Att.

DaniAlves 8-)
vaerech
Membro

Mensagempor vaerech » 31 Ago 2016, 16:45

Saudações,

No caso do problema com o atendimento, quem originava as ligações continuava ouvindo o tom de chamada. Em ligações entre ramais o mesmo ocorria.

Quanto aos CODECs, pesquisando por aí descobri essas informações que me passou, DaniAlves. Como a CIP-850 e os ATAs estão no mesmo segmento de rede, passei a utilizar ALAW e ULAW na central em todos os ramais e G711A e G711U nos ATAs.

Realizei essa configuração remotamente, não pude testar a fundo ainda se ficou melhor ou não. Quanto ao DTMF, qual seria a melhor configuração?

Agradeço imensamente pelas dicas DaniAlves, obrigado pela generosidade em ajudar os leigos como eu.
DaniAlves
Membro

Mensagempor DaniAlves » 12 Set 2016, 12:33

vaerech escreveu:Saudações,

No caso do problema com o atendimento, quem originava as ligações continuava ouvindo o tom de chamada. Em ligações entre ramais o mesmo ocorria.

Quanto aos CODECs, pesquisando por aí descobri essas informações que me passou, DaniAlves. Como a CIP-850 e os ATAs estão no mesmo segmento de rede, passei a utilizar ALAW e ULAW na central em todos os ramais e G711A e G711U nos ATAs.

Realizei essa configuração remotamente, não pude testar a fundo ainda se ficou melhor ou não. Quanto ao DTMF, qual seria a melhor configuração?

Agradeço imensamente pelas dicas DaniAlves, obrigado pela generosidade em ajudar os leigos como eu.

Olá,

Quanto ao DTMF, via SIP Info é o mais ideal, tanto no lado da Central, quanto no lado dos terminais IP.

Por nada, eu que agradeço pelas trocas de informações.

Abraço.
Att.

DaniAlves 8-)

Voltar para “CIP 850”