400+ câmeras ip na mesma rede - Fórum Intelbras

400+ câmeras ip na mesma rede

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

gallilleulan

400+ câmeras ip na mesma rede

Mensagempor gallilleulan » 25 Jun 2019, 21:38

Boa noite!

Estou envolvido em um projeto onde será instalado mais de 400 câmeras IP.
- A dúvida é, é possível trabalhar com todas na mesma rede?
- Será necessário trabalhar com mais de um roteador para gerar outra faixa de ip (192.168.X.1)?
- Se caso tiver que trabalhar com mais de um roteador, como eu consigo fazer o DVR identificar as câmeras que estão em faixas de IP diferente?
- Vou conseguir acessar externamento os DVR's?
Boris
Membro

Re: 400+ câmeras ip na mesma rede

Mensagempor Boris » 26 Jun 2019, 15:07

gallilleulan escreveu:Boa noite!
- Será necessário trabalhar com mais de um roteador para gerar outra faixa de ip (192.168.X.1)?
- Se caso tiver que trabalhar com mais de um roteador, como eu consigo fazer o DVR identificar as câmeras que estão em faixas de IP diferente?

Opa amigo,

A quantidade de IPs que você tem numa rede é de acordo com a mascara de subrede que você utiliza. Para 400 câmeras IP você pode utilizar na sua rede uma mascara /23(255.255.254.0).
Normalmente em roteadores residenciais você consegue usar somente uma mascara /24 para a rede local, o ideal é utilizar um roteador corporativo, mais robusto. Quanto ao acesso externo é só ter internet na rede do DVR...
8-)
renelc
Membro

Re: 400+ câmeras ip na mesma rede

Mensagempor renelc » 28 Jul 2019, 12:51

Boris escreveu:
gallilleulan escreveu:Boa noite!

Opa amigo,

A quantidade de IPs que você tem numa rede é de acordo com a mascara de subrede que você utiliza. Para 400 câmeras IP você pode utilizar na sua rede uma mascara /23(255.255.254.0).
Normalmente em roteadores residenciais você consegue usar somente uma mascara /24 para a rede local, o ideal é utilizar um roteador corporativo, mais robusto. Quanto ao acesso externo é só ter internet na rede do DVR...

Olá.

Na verdade, os roteadores domésticos atuais permitem configurar blocos de rede maiores do que /24. Já vi alguns até que vem com o IP de lan configurados em 10.0.0.1 que é /8 (10.0.0.1 a 10.255.255.254). Se utilizar máscara 255.255.254.0 (/23) como sugerido, você terá cerca de 500 IPs na mesma rede.

Por outro lado, se utilizar mais de um roteador, cada um em uma rede /24 separada, uma rede *não* terá acesso à outra sem mapeamentos específicos de portas em cada um pois o roteador isola as redes. Vai complicar bastante a configuração. Neste caso, é melhor mesmo usar um roteador corporativo (se não puder usar UM doméstico).

Já o DHCP não vai comportar pois os roteadores domésticos só permitem atribuir IPs fixos até 20 ou 25 dispositivos. Você vai ter de configurar cada câmera com IPs fixos, sem DHCP. Esse problema você vai ter tanto se utilizar apenas um quanto vários roteadores (domésticos).

Finalmente, fazendo as configurações adequadas no roteador e nos DVRs, certamente você terá acesso remoto a eles. Entretanto, observe que se utilizar mais de um roteador, você deverá instalar *mais um* para conexão à internet (pode ser até o próprio roteador/modem da operadora, se ele permitir). Todos os demais roteadores são conectádos às portas LAN ou WI-FI deste. O mapeamento de portas de cada um dos roteadores internos terá de ser replicado no roteador da internet e as portas deverão ser diferentes em cada roteador.

Melhor mesmo utilizar um roteador único. Mas com 400 câmeras, um roteador corporativo não é fator que impacte significativamente o orçamento. Só vai precisar de alguém que configure a rede.

René

Voltar para “VIP 1120 D - Câmera IP dome 1 MP”