Aterramento central cerca elétrica - Fórum Intelbras

Aterramento central cerca elétrica

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

MarceloPatricio
Membro

Aterramento central cerca elétrica

Mensagempor MarceloPatricio » 19 Out 2018, 00:51

Boa noite equipe Intelbras,

Vejo em diversas fontes de informação que o aterramento deve ser exclusivo à central da cerca elétrica. Todavia, acabei de refazer todo o aterramento da minha residência (por hastes e não ligado ao neutro). Fiz diversos testes e o aterramento está excelente. Assim, tenho certeza sobre a integridade do sistema de aterramento e também tenho certeza de que não está ligado ao neutro. Mesmo assim preciso de um novo aterramento exclusivo para a cerca ? Em caso afirmativo, por que não posso utilizar o aterramento da residência ?

Muito obrigado

Marcelo
IntelbrasAlarmes
Membro

Re: Aterramento central cerca elétrica

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 19 Out 2018, 11:51

Bom dia!

Sempre recomendamos aterramento exclusivo para a central de choque por dois motivos: funcionamento correto do produto e para segurança de sua instalação elétrica.

Para o correto funcionamento da central de choque é necessário que o aterramento seja bom, para que haja diferença de potencial e o choque percorra todo o perímetro.

Por questão de segurança, recomendamos que não utilize o aterramento de sua residência para a central de choque, pois em caso de chuvas fortes, o perímetro da cerca se assemelha a um para-raio. Ou seja, caso um raio atinja a cerca, este será escoado para o aterramento, e em caso de aterramento compartilhado, existe a possibilidade do choque voltar para os outros aparelhos ocasionando a queima deles.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
MarceloPatricio
Membro

Mensagempor MarceloPatricio » 23 Out 2018, 01:22

Muito obrigado pela pronta e clara resposta. Em relação à proteção dos equipamentos, tenho dispositivos DPS conectados em todas as tomadas onde tenho equipamentos sensíveis. Nesse arranjo, a probabilidade de uma descarga elétrica no terra compartilhado danificar meus equipamentos é muito pequena. Fora a questão de um eventual dano aos equipamentos causado por uma descarga no terra compartilhado e considerando que o aterramento da residência é de excelente qualidade, haveria prejuízo ao funcionamento da central ao utilizar o mesmo terra da residência na central ?

Muito obrigado

Marcelo
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 24 Out 2018, 10:04

Bom dia.

Mesmo o aterramento da residência sendo de boa qualidade, o especificado é utilizar um aterramento individual para cerca.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br

Voltar para “HIGH POWER ELC 5002”