Varios roteadores cabeados e um único SSID

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

ricardoagro
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Fev 2021, 14:33

Varios roteadores cabeados e um único SSID

Mensagem por ricardoagro »

Primeiramente me desculpem ter abrido esse novo tópico, caso seja assunto já recorrente aqui no forum. porém não consegui encontrar a resposta.
Estou com o seguinte cenário:

- 3 hostspot 300 (ligados via cabo de rede pela porta wan), já que estão afastados um dos outros a ponto de impedir a repetição via wifi.
- Gostaria de manter o mesmo SSID nos 3 hostspots 300, de forma que os usuários se mantivessem conectados ao trafegarem nas áreas cobertas por eles.

Qual a melhor forma de implantar esse projeto?
Uso canais diferentes em cada equipamento?
Mantenho os equipamentos roteados ou coloco-os em bridge para que operem somente como access points?

Valeu pessoal!
Avatar do usuário
IntelbrasWireless
Administrador
Mensagens: 2186
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:51

Re: Varios roteadores cabeados e um único SSID

Mensagem por IntelbrasWireless »

ricardoagro escreveu: 12 Fev 2021, 14:47 Primeiramente me desculpem ter abrido esse novo tópico, caso seja assunto já recorrente aqui no forum. porém não consegui encontrar a resposta.
Estou com o seguinte cenário:

- 3 hostspot 300 (ligados via cabo de rede pela porta wan), já que estão afastados um dos outros a ponto de impedir a repetição via wifi.
- Gostaria de manter o mesmo SSID nos 3 hostspots 300, de forma que os usuários se mantivessem conectados ao trafegarem nas áreas cobertas por eles.

Qual a melhor forma de implantar esse projeto?
Uso canais diferentes em cada equipamento?
Mantenho os equipamentos roteados ou coloco-os em bridge para que operem somente como access points?

Valeu pessoal!

Bom dia

É possível deixar todos os três Hotspot300 com mesmo nome e senha, porém na questão dos canais, seria interessante cada um trabalhar em um canal diferente, para não gerar interferência de um para o outro.

Caso deixe o mesmo nome e senha, o que não vai ocorrer neste cenário é a transição dos dispositivos de um roteador para o outro de forma automática, pois eles não tem a função de Handover/Roaming. Os dispositivos vão ter que escolher de forma manual qual rede é a melhor para eles (neste caso, o usuário vai ter que desconectar/conectar da rede Wifi para o dispositivo escolher a melhor rede para conectar ou vai ter que aguardar o próprio dispositivo fazer isso sozinho).

O modo de operação ficaria ao seu critério qual utilizar, porém em Bridge todos estão na mesma faixa de rede, o que facilita na comunicação dos três roteadores.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
ricardoagro
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Fev 2021, 14:33

Re: Varios roteadores cabeados e um único SSID

Mensagem por ricardoagro »

Me ajudou bastante. Muito obrigado pela resposta!
ma2155427
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Ago 2022, 16:31

Re: Varios roteadores cabeados e um único SSID

Mensagem por ma2155427 »

Boa tarde,

preciso criar 1 rede WiFi que tenha 1 SSID único e que os dispositivos se conectem automaticamente ao roteador mais próximo quando houver perda/redução de sinal de 1 dos roteadores (handover/roaming). Tenho 2 linhas de roteadores disponíveis e gostaria de saber se algum deles são capazes de atender ou não a este meu cenário e se sim, qual linha seria melhor:

- 2 roteadores AP 360;

ou

- 3 roteadores GF 1200

Se algum deles tem suporte ao handover/roaming e se sim como eu devo proceder com as configurações (bridge ou AP) com cabos cascateados nas portas LAN ou diretamente do 1° roteador (tanto no caso do GF 1200 ou PoE do AP 360 (se for possível fazer isto no adaptador PoE via porta LAN);

OBS 1: Não tenho necessidade de conectar dispositivos cabeados a estes roteadores, mas preciso da conexão automática dos dispositivos aos roteadores.

OBS 2: Não haverá necessidade de alto tráfego de dados. Pois só serão conectados a estes dispositivos coletores Zebra que lançam dados de entrada/saída de mercadorias via App (sem uso de streaming de mídias);
Avatar do usuário
RedeHomeOffice
Membro
Mensagens: 1545
Registrado em: 05 Mai 2021, 10:43

Re: Varios roteadores cabeados e um único SSID

Mensagem por RedeHomeOffice »

ma2155427 escreveu: 27 Ago 2022, 16:59 Boa tarde,

preciso criar 1 rede WiFi que tenha 1 SSID único e que os dispositivos se conectem automaticamente ao roteador mais próximo quando houver perda/redução de sinal de 1 dos roteadores (handover/roaming). Tenho 2 linhas de roteadores disponíveis e gostaria de saber se algum deles são capazes de atender ou não a este meu cenário e se sim, qual linha seria melhor:

- 2 roteadores AP 360;

ou

- 3 roteadores GF 1200

Se algum deles tem suporte ao handover/roaming e se sim como eu devo proceder com as configurações (bridge ou AP) com cabos cascateados nas portas LAN ou diretamente do 1° roteador (tanto no caso do GF 1200 ou PoE do AP 360 (se for possível fazer isto no adaptador PoE via porta LAN);

OBS 1: Não tenho necessidade de conectar dispositivos cabeados a estes roteadores, mas preciso da conexão automática dos dispositivos aos roteadores.

OBS 2: Não haverá necessidade de alto tráfego de dados. Pois só serão conectados a estes dispositivos coletores Zebra que lançam dados de entrada/saída de mercadorias via App (sem uso de streaming de mídias);
Olá, tudo bem?

As duas linhas trabalham de forma diferente.

O GF 1200 é um roteador da linha residencial, ele possui a função InMesh. O senhor pode colocar um dos roteadores via cabo onde chega a conexão da internet e os outros via wifi conectado a esse primeiro GF.

Cada GF 1200 tem uma cobertura de 100 m² e a rede terá no máximo 30 conexões simultâneas. O produto trabalhará com o mesmo nome da rede wifi(SSID) nas duas frequências. Caso o senhor não saia da área de cobertura dos produtos o senhor fará a troca de roteador sem sentir a desconexão.

O AP 360 é recomendado para o cenário corporativo, ele não possui a tecnologia Mesh, porém ele possui o Handover. A cobertura de cada AP é de 400 m², ele suporta 100 usuários conectados se o roteador que estiver gerenciando a rede suportar essa quantidade. Recomendo utilizar um roteador de borda.

O AP 360 é fast ethernet (10/100) e só trabalha com a frequência do 2,4 GHz.

Conecte os dois AP 360 via cabo no roteador de borda do cenário, configure os dois APs em bridge, na parte de wireless ative o smart handover e selecione um AP como principal, o segundo access point somente selecione a opção de smart handover.

A escolha da solução dependerá principalmente da área do estabelecimento e o número de conexões simultâneas.

Fique a vontade para entrar em contato com o suporte técnico para explicarmos com detalhes cada solução.

Ficamos à disposição caso surjam demais dúvidas,

Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006, também é WhatsApp.
Chat: http://www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br
Trancado

Voltar para “HotSpot 300”