Teclado não indica bateria fraca para sensor sem fio - Fórum Intelbras

Teclado não indica bateria fraca para sensor sem fio

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

awbess
Membro

Teclado não indica bateria fraca para sensor sem fio

Mensagempor awbess » 04 Out 2017, 00:15

Prezados colegas do fórum,

Tenho duas centrais de alarme da Intelbras: uma AMT2018EG na minha residência e outra AMT4010, no meu prédio. Ambas possuem sensores XAS4000 SMART e XAS4010 SMART, respectivamente. Como a central AMT2018EG não suporta a função SMART, os sensores XAS4000 SMART modulam em OOK, enquanto os sensores XAS4010 SMART modulam em FSK.

Recentemente, com ambas as centrais, um dos sensores ficou com bateria fraca a ponto de não mais disparar a central (no caso da AMT2018EG) ou gerar evento de falha de supervisão e posteriormente não mais transmitir aberto/fechado para a central (no caso da AMT4010). Em ambas as situações, não houve indicação prévia de que a bateria de qualquer sensor estivesse fraca. É algo inusitado e frustrante porque já tenho as centrais com os sensores há um longo tempo e as baterias estavam durando bastante - eu esperava ser avisado antes delas acabarem por completo.

Verifiquei se porventura o bloqueio da detecção de bateria fraca não estava habilitado por engano, mas de fato não está. A documentação da Intelbras assegura que os sensores transmitem o nível de bateria tanto em modulação OOK quanto FSK, portanto não entendo por que o teclado não indicou bateria fraca antes dos sensores deixarem de funcionar completamente.

Alguém tem idéia do que possa estar acontencendo?

Atenciosamente,
Adriano
IntelbrasAlarmes
Membro

Re: Teclado não indica bateria fraca para sensor sem fio

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 07 Out 2017, 15:02

Quando o sensor sem fio começa a ficar com a bateria fraca a central de alarme indica qual sensor está com bateria fraca referente a zona cadastrada.
Pelo teclado aparecerá um triangulo com exclamação ( indica problema na central ), pressionando a seta para cima a central informará o problema.
Caso esteja comunicando com empresa de monitoramento a central irá gerar um evento.
Certifique que o evento está habilitado na central de alarme.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
awbess
Membro

Mensagempor awbess » 07 Out 2017, 16:56

Prezado Suporte Intelbras,

Talvez eu não tenha me expressado corretamente ou minha explicação não foi entendida corretamente. O comportamento indicado acima - indicação de problema no teclado e geração de evento de monitoramento (assumido habilitado) foi exatamente o que não aconteceu quando eu esperava que acontecesse.

No caso da AMT2018EG, a bateria do sensor chegou a um nível tão baixo que o sensor simplesmente deixou completamente de funcionar - não transmitia mais a abertura. Nunca o teclado indicou bateria baixa para a zona correspondente tampouco foi gerado evento de bateria fraca de zona sem fio.

No caso da AMT4010, a única suspeita que tive de que a bateria poderia estar fraca foi a geração de evento de falha de supervisão para a zona específica dois dias antes da bateria acabar por completo. De forma semelhante ao caso da AMT2018EG, a bateria do sensor chegou a um nível tão baixo que o sensor simplesmente deixou completamente de funcionar - não transmitia mais abertura/fechamento. Nunca o teclado indicou bateria baixa para a zona correspondente tampouco foi gerado evento de bateria fraca de zona sem fio.

Conforme indiquei anteriormente, os eventos de bateria fraca estão habilitados na central e a configuração de bloqueio de bateria fraca não está ativado. Eu monitoro ambas as centrais utilizando AMT Mobile v3 em modo Cloud. Espero que o problema tenha sido compreendido e aguardo um posicionamento.

Atenciosamente,
Adriano
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 11 Out 2017, 08:19

Para estarmos verificando o problema informado, por gentileza entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

awbess
Membro

Mensagempor awbess » 16 Out 2017, 14:53

Prezado Suporte Intelbras,

O contato telefônico não resolveu o problema em si, mas foi muito útil no sentido de prover informações que possam ser usadas no diagnóstico futuro desta situação. Segundo o suporte telefônico, situação semelhante jamais havia sido constatada.

Gostaria de compartilhar com os demais usuários do fórum a informação de referência que me foi passada pelo suporte por telefone, pois creio que pode vir a ser útil para outros também. Os sensores sem fio magnéticos transmitem bateria fraca quando a mesma encontra-se abaixo de 2,2V - lembrando que a bateria usada pelo sensor tem tensão nominal de 3V.

Tentarei fazer testes alimentando os sensores com fonte de corrente contínua externa com tensão abaixo de 2,2V e reportarei os resultados aqui no fórum.

Atenciosamente,
Adriano
awbess
Membro

Mensagempor awbess » 02 Nov 2017, 14:22

Prezado suporte Intelbras,

O problema voltou a ocorrer com uma das minhas centrais e, à luz das informações que me foram repassadas pelo suporte da Intelbras por telefone - as quais compartilhei aqui no fórum neste mesmo tópico em resposta anterior, eu finalmente consegui diagnosticar o problema.

Duas zonas sem fio (sensores XAR4010 SMART modulando em FSK) deixaram de transmitir aberto/fechado, sem que o teclado ou mesmo o aplicativo AMT Mobile tivessem reportado bateria fraca - o mesmo problema que tive anteriormente. A central reportou falha de supervisão SMART para ambos antes que o problema ocorresse, mesmo não tendo indicado bateria fraca.

Ao retirar a bateria dos sensores e medir a tensão, constatei que ambas apresentavam tensão de 2,51V. Conforme me foi informado pelo suporte por telefone, a central somente reporta bateria fraca para sensor sem fio através do teclado, gerando o evento correspondente, quando a tensão é inferior a 2,2V - isto explica por que a central não indicou bateria fraca para estes sensores.

Tendo diagnosticado corretamente o problema, resta-me questionar se é possível configurar o nível de tensão usado pela central de alarme como valor de referência para considerar que a bateria do sensor sem fio se encontra fraca. Fica evidente, conforme expus acima, que o valor de 2,2V não é adequado pois o receptor deixa de capturar o sinal de abertura/fechamento antes mesmo que a bateria do sensor atinja este patamar. Um valor de referência de 2,6V, no meu caso, parece-me mais adequado para alarmar bateria fraca antes que o sensor deixe completamente de funcionar.

Atenciosamente,
Adriano
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 06 Nov 2017, 08:25

O nível de tensão do sensores sem fio para estar reportando a bateria baixa não é possível estar alterando, pois se trata de uma característica de funcionamento do sensor. Caso queira entre contato com nosso suporte pelo telefone para estarmos analisando o informado e estarmos buscando uma solução.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

awbess
Membro

Mensagempor awbess » 27 Nov 2017, 13:46

Prezados colegas do fórum,

Continuo trabalhando em conjunto com o suporte da Intelbras visando uma resolução para esta situação. No último contato telefônico com o suporte da Intelbras, após discutir o resultado dos diagnósticos recentes, foi levantada a hipótese de que a causa para a não-indicação de bateria fraca tenha sido queda abrupta de tensão/carga da bateria por ocasião do fim da vida útil, o que remete diretamente à qualidade da mesma. Meus sensores ainda utilizavam a bateria original de fábrica.

Com o exposto acima, a proposta é tentar trocar a bateria por outra de outra marca e observar se o comportamento se repete.

Neste sentido, gostaria de saber que marca de bateria CR2032 os colega do fórum têm usado com sensores XAS4000/4010, assumindo que tenham obtido corretamenta a indicação de bateria fraca. Gostaria de testar qualquer marca de bateria que tenha apresentado comportamento adequado para qualquer colega do fórum.

Atenciosamente,
Adriano
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 29 Nov 2017, 08:42

Efetuando a troca da bateria e apresentando alguma anomalia nos informe, para estarmos lhe auxiliando.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

FernaPK
Membro

Mensagempor FernaPK » 22 Mai 2018, 16:37

Tive o mesmo problema com a minha central esta noite, baterias ainda originais e o alarme disparou de madrugada, desativei e voltei a dormir após verificar que não era nada, ao sair de casa e tentar ligar o alarme ele não ligou, fui ver no amt mobile e tinha uma zona aberta que foi justamente a que disparou na noite anterior, anulei, liguei e fui ao trabalho.
Ao voltar em casa desmontei o sensor e medi a bateria, está com 2,5v e o sensor totalmente inoperante, led não acende, zona fica aberta na central e não fui informado de bateria baixa.
shimpato
Membro
Contato:

Mensagempor shimpato » 22 Mai 2018, 22:10

FernaPK escreveu:Tive o mesmo problema com a minha central esta noite, baterias ainda originais e o alarme disparou de madrugada, desativei e voltei a dormir após verificar que não era nada, ao sair de casa e tentar ligar o alarme ele não ligou, fui ver no amt mobile e tinha uma zona aberta que foi justamente a que disparou na noite anterior, anulei, liguei e fui ao trabalho.
Ao voltar em casa desmontei o sensor e medi a bateria, está com 2,5v e o sensor totalmente inoperante, led não acende, zona fica aberta na central e não fui informado de bateria baixa.

qual o MODELO do SENSOR e da CENTRAL?
qual a versão do Firmware da CENTRAL?
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 24 Mai 2018, 13:29

FernaPK escreveu:Tive o mesmo problema com a minha central esta noite, baterias ainda originais e o alarme disparou de madrugada, desativei e voltei a dormir após verificar que não era nada, ao sair de casa e tentar ligar o alarme ele não ligou, fui ver no amt mobile e tinha uma zona aberta que foi justamente a que disparou na noite anterior, anulei, liguei e fui ao trabalho.

Por gentileza nos informe modelo de central de alarme, sensor sem fio que está utilizando, para estarmos analisando o problema mencionado.

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

awbess
Membro

Mensagempor awbess » 25 Mai 2018, 18:19

Prezados,

Eu iniciei este tópico há cerca de um ano atrás. Substitui todas as baterias por outra marca há cerca de seis (6) meses atrás, em virtude do que havia se discutido previamente neste tópico e os contatos telefônicos que tive com o suporte da Intelbrás. Há cerca de duas semanas, quando eu já esperava que as baterias estivessem próximas do fim de sua vida útil, novamente o problema se repetiu - houve falha de supervisão antes da notificação de bateria fraca.

Se alguém tem sucesso na indicação de bateria fraca e pudesse indicar a marca de bateria que está usando para que eu possa testar, eu apreciaria.

O transtorno só não é maior porque a indicação de falha de supervisão tornou-se, para mim, a indicação de bateria morta - toda vez que recebo uma mensagem de falha de supervisão, já sei que a bateria acabou e precisa ser substituída. Obviamente seria muito melhor ser avisado sobre a bateria fraca com alguma mínima antecedência do que esperá-la morrer completamente para trocá-la.

Atenciosamente,
Adriano
FernaPK
Membro

Mensagempor FernaPK » 26 Mai 2018, 15:13

IntelbrasAlarmes escreveu:

Por gentileza nos informe modelo de central de alarme, sensor sem fio que está utilizando, para estarmos analisando o problema mencionado.

Boa tarde é uma amt4010 smart com sensor xas4010smart.
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 05 Jun 2018, 12:52

“Se o problema ainda persiste, peço que nos envie um e-mail com dois telefones, um horário que esteja próximo a central e o link deste fórum, para que possamos entrar em contato e verificar o que está gerando este problema.

Ou então, para que possamos ganhar agilidade na solução, entre em contato com nossa equipe de suporte por telefone. Nossos telefones de suporte, estão disponíveis em http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico .”

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

FernaPK
Membro

Mensagempor FernaPK » 12 Jul 2018, 22:38

Aguardei o próximo sensor dar sinal de bateria baixa e infelizmente não foi o que aconteceu, a tensão baixou e não tive nenhum aviso de bateria baixa, se a central estiver ligada ela dispara, se estiver desligada eu recebo mensagem no amt mobile de perca de supervisão smart e todos os setores que não tem nenhum sensor cadastrado ficam abertos.
Para voltar a utilizar a central eu preciso trocar a bateria do sensor em questão, ir no painel e apertar apagar, assim fecha todos os setores abertos e consigo voltar a usar o alarme.
Obs: Baterias originais do sensor, sendo trocadas pela primeira vez.
awbess
Membro

Mensagempor awbess » 13 Jul 2018, 06:45

FernaPK escreveu:Aguardei o próximo sensor dar sinal de bateria baixa e infelizmente não foi o que aconteceu, a tensão baixou e não tive nenhum aviso de bateria baixa, se a central estiver ligada ela dispara, se estiver desligada eu recebo mensagem no amt mobile de perca de supervisão smart e todos os setores que não tem nenhum sensor cadastrado ficam abertos.
Para voltar a utilizar a central eu preciso trocar a bateria do sensor em questão, ir no painel e apertar apagar, assim fecha todos os setores abertos e consigo voltar a usar o alarme.

Prezado colega,

Este é exatamente o mesmo problema que eu tenho, tanto com uma central AMT4010 Smart, onde o "sintoma" é idêntico ao seu, quanto com uma AMT2018EG, onde a única diferença é que não recebo mensagem de falha de supervisão, haja vista que este recurso não é suportado nesta central.

O posicionamento do suporte da Intelbras quanto a este problema, o qual me foi informado por telefone, é que é preciso atualizar os firmwares para última versão para resolver este problema, e é isto que estou fazendo neste momento. Para atualização de firmware da AMT2018EG, eu tive outro problema que está sendo discutido aqui no fórum. A central AMT4010 eu devo atualizar na próxima semana e então observar o comportamento.

Atenciosamente,
Adriano
FernaPK
Membro

Mensagempor FernaPK » 14 Jul 2018, 13:54

awbess escreveu:
FernaPK escreveu:Aguardei o próximo sensor dar sinal de bateria baixa e infelizmente não foi o que aconteceu, a tensão baixou e não tive nenhum aviso de bateria baixa, se a central estiver ligada ela dispara, se estiver desligada eu recebo mensagem no amt mobile de perca de supervisão smart e todos os setores que não tem nenhum sensor cadastrado ficam abertos.

Prezado colega,

Este é exatamente o mesmo problema que eu tenho, tanto com uma central AMT4010 Smart, onde o "sintoma" é idêntico ao seu, quanto com uma AMT2018EG, onde a única diferença é que não recebo mensagem de falha de supervisão, haja vista que este recurso não é suportado nesta central.

O posicionamento do suporte da Intelbras quanto a este problema, o qual me foi informado por telefone, é que é preciso atualizar os firmwares para última versão para resolver este problema, e é isto que estou fazendo neste momento. Para atualização de firmware da AMT2018EG, eu tive outro problema que está sendo discutido aqui no fórum. A central AMT4010 eu devo atualizar na próxima semana e então observar o comportamento.

Atenciosamente,
Adriano

Então Adriano, só se resolveram a questão com a versão 2.30 que saiu recentemente pois e atualizei para a versão 2.20 e não resolveu essa questão de aviso de bateria baixa.
awbess
Membro

Mensagempor awbess » 16 Jul 2018, 20:59

FernaPK escreveu:Então Adriano, só se resolveram a questão com a versão 2.30 que saiu recentemente pois e atualizei para a versão 2.20 e não resolveu essa questão de aviso de bateria baixa.

No caso da AMT4010 Smart, o suporte da Intelbras me informou que seria necessário atualizar o firmware da central para a última versão (2.30) e, além disto, seria também necessário, supostamente, atualizar a versão do firmware do receptor sem fio (XAR4000 Smart) para a última versão. Infelizmente a atualização de firmware do receptor é algo de que dependo da assistência técnica para realizar, e conforme relatei anteriormente, tive dificuldade neste sentido no tocante a atualização de firmware da minha central AMT2018EG - estou aguardando a resolução da situação mediada pela Intelbras.

Na data de hoje eu consegui atualizar com sucesso minha central AMT4010 Smart para a versão 2.30 e, de quebra, atualizei também o módulo XEG para versão 1.60. Vou observar o comportamento nesta nova configuração e, se necessário e após orientação da Intelbras quanto à assistência técnica, solicitarei atualização do firmware do receptor XAR4000 bem como da minha central AMT2018EG.

Att.
Adriano
IntelbrasAlarmes
Membro

Mensagempor IntelbrasAlarmes » 17 Jul 2018, 10:18

Por gentileza caso o problema persista nos informe para estarmos auxiliando afim de solucionarmos o problema .

--
(48) 2106-0006
suporte@intelbras.com.br

Voltar para “AMT 4010 SMART - Central de alarme Monitorada”