Gravações com cortes

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inviara
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Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

Tenho dois HD´s de 4 tb cada da WD Purple nesse NVR. Percebi ja que algumas vezes que puxei gravações dele, no meio delas tem vários "cortes" ou "falhas". O modo de gravação está regular. O que pode ser isso? Que configuração a mais, posso chegar a fim de resolver esse problema?
* Agora recebi um e-mail informando HD sem espaço, sendo que é para ele sobrepor as gravações. Será problema no HD? O que posso fazer também para sanar este problema?
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

inviara escreveu:Tenho dois HD´s de 4 tb cada da WD Purple nesse NVR. Percebi ja que algumas vezes que puxei gravações dele, no meio delas tem vários "cortes" ou "falhas". O modo de gravação está regular. O que pode ser isso? Que configuração a mais, posso chegar a fim de resolver esse problema?
* Agora recebi um e-mail informando HD sem espaço, sendo que é para ele sobrepor as gravações. Será problema no HD? O que posso fazer também para sanar este problema?
Olá inviara!

Por onde você tentou buscar e reproduzir as gravações? Caso tenha feito isso através de um de nossos softwares ou pelo navegador, teria como testar diretamente no NVR para ver se acontecerá o mesmo problema ou se as gravações serão mostradas normalmente? Quanto às câmeras IP, elas são da Intelbras ou de outros fabricantes? Foi configurado direto na interface das câmeras IP para que gravem em modo regular ou ficou configurado como por movimento mesmo?

Quanto à questão do e-mail sobre o HD, caso esteja habilitada a opção para enviar e-mail ou algum outro tipo de alerta quando o HD estiver cheio e ele já estiver sobrepondo as gravações, ele passará a enviar e-mails continuamente. É recomendado que essa opção só seja habilitada quando o equipamento estiver configurado para parar de gravar quando o HD encher, dessa forma serviria como um alerta para trocar o HD o quanto antes.
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inviara
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

As cÂmeras são de outra marca, nas configurações delas está para gravação normal. Fiz a busca no NVD também, e apareceu o mesmo problema, justo o minuto que eu precisava ele sumiu, teve um pulo de 2 minutos na gravação. Bem estranho. Ninguem tem acesso ao aparelho apenas eu.
No NVD aparece informação de HD cheio, mas a gravação esta acontecendo, ja havia feito essa pergunta a vocês e me falaram que é normal, mesmo o HD estando configurado para sobrepor.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

inviara escreveu:As cÂmeras são de outra marca, nas configurações delas está para gravação normal. Fiz a busca no NVD também, e apareceu o mesmo problema, justo o minuto que eu precisava ele sumiu, teve um pulo de 2 minutos na gravação. Bem estranho. Ninguem tem acesso ao aparelho apenas eu.
No NVD aparece informação de HD cheio, mas a gravação esta acontecendo, ja havia feito essa pergunta a vocês e me falaram que é normal, mesmo o HD estando configurado para sobrepor.
É difícil determinar em primeira instância exatamente o que está causando esses cortes nas gravações, precisaríamos investigar um pouco melhor o que está acontecendo. Um ponto que poderia influenciar diretamente nas gravações é a perda da sincronização da data e hora dos equipamentos. Caso o sincronismo seja perdido, a câmera poderia ficar um determinado período sem gravar e voltar a gravar quando fosse sincronizado o horário novamente.

O senhor chegou a configurar um servidor NTP nas câmeras e no NVD? Caso ainda não tenha feito isso, pedimos para que acesse o menu SISTEMA > GERAL > DATA do seu gravador, habilite a função NTP e configure-a conforme o exemplo a seguir:
  • End. Servidor: b.ntp.br
    Porta: 123
    Fuso horário: GMT-03:00 (ou o fuso horário da sua região específica)
    Atualizar período: 1 min
Configure o mesmo servidor FTP nas câmeras IP também pois, por trabalharem com protocolo Onvif, elas não conseguiriam sincronizar a hora com nosso gravador. Além disso, o senhor teria como nos enviar uma foto ou print da busca das gravações do NVD para mostrar na linha do tempo os cortes das gravações para que possamos verificar se esses cortes são sincronizados ou aleatórios? É possível anexar arquivos por aqui mesmo.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

Bom, fiz a configuração no NVD e nas 24 câmeras do servidor de horário, todos ficaram com b.ntp.br (intervalo 1 minuto) pela porta 123.
Vou pegar uma gravação onde se pode perceber o "pulo" da imagem conforme venho relatando. Assim que possível anexo aqui. Enquanto isso vou observar o funcionamento. Grato!
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

inviara escreveu:Bom, fiz a configuração no NVD e nas 24 câmeras do servidor de horário, todos ficaram com b.ntp.br (intervalo 1 minuto) pela porta 123.
Vou pegar uma gravação onde se pode perceber o "pulo" da imagem conforme venho relatando. Assim que possível anexo aqui. Enquanto isso vou observar o funcionamento. Grato!
De nada, ficamos no aguardo do seu retorno com o resultado deste teste!
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

Encontrei outra gravação com o mesmo problema. Fiz o backup, ao executar tanto pelo intelbras media player ou WMP classic, ou VLC, da o mesmo problema. Ao converter para AVI o arquivo foi dividido em 52 "pedaços" de arquivo, e ao executá-lo, também aparece os "cortes" na gravação. Não consigo adicioná-lo aqui, informa que o arquivo é inválido. Vou encaminhar para o e-mail do suporte@intelbras.com.br
Grato!
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

Não havia visto que teria que ser zipado. Segue anexo o arquivo.
Anexos
21_R_11072016_133220.rar
(5.14 MiB) Baixado 646 vezes
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

inviara escreveu:Não havia visto que teria que ser zipado. Segue anexo o arquivo.
Pedimos para que o senhor tente fazer o seguinte:

Acesse o menu ENCODER deste NVD e certifique-se de que os mesmos parâmetros (resolução, taxa de frames e bit rate) que foram configurados para cada canal no modo Regular estão exatamente os mesmos para os modos DM e Alarme também pois muito provavelmente estão diferentes entre os diferentes modos. Por exemplo, resolução 1080p no modo Regular e 720p no modo DM e Alarme. Todos os parâmetros precisam estar exatamente iguais em todos os modos.

Caso as câmeras IP permitam a configuração de diferentes parâmetros de stream para diferentes situações, como nossos gravadores e câmeras IP, acesse a interface web dessas câmeras e certifique-se de que todas elas estão com os mesmos parâmetros configurados para os diferentes modos também.

Após fazer essa configuração, aguarde alguns minutos para dar tempo de o NVD começar a gravar alguns arquivos e faça a busca, reprodução ou download dessas gravações para ver se o problema irá continuar ocorrendo.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por fcandidobr »

Olá,

Estou com o mesmo problema de gravações com cortes descrito acima e quando isso acontece recebo um email de alarme de câmera offline. Quando vou buscar a gravação no período do alarme, vejo que antes de o alarme ser gerado a gravação já apresenta instabilidade com relação ao relógio, pois este começa a "acelerar" e pular alguns segundos até que realmente o problema acontece e perco aproximadamente uns 8 a 9 segundos de gravação por alarme gerado.
Está configurado apenas gravação regular.
As câmeras estão com a seguinte configuração:

* Stream principal
Resolução: 1080p
CBR: 2181 Kbps
FPS: 20

* Stream extra
Resolução: D1
CBR: 727 Kbps
FPS: 20

São 22 câmeras Citrox conectadas no NVD7032.

O fornecedor alega que os alarmes offline gerados são consequência de dois problemas:

1) Bufferização de processamento das imagens – Neste caso não existe perda de imagem e sim as imagens em buffer devido ao trafego da rede, ocorrendo um congelamento da imagem de visualização e após o processamento a imagem acelera como se estivesse adiantando a imagem. Neste caso não ha nenhuma perda e a gravação é feita sem corte nem bufferização da imagem. Porém pelo fato do congelamento chegar até 04 ou 05 segundos (dependendo do trafego) o NVR entende como perda de sinal e envia o e-mail.

2) Perda da conexão da rede – Neste caso o problema é ocasionado pela perda de pacote gerado na rede conforme identificamos, Não só perda de pacotes mas ruídos também que acabam afetando a rede num todo. Neste caso até na gravação se perde alguns segundos.

Pra mim faz sentido a perda de conexão da rede, mas não a bufferização de processamento das imagens.
Aguardo retorno.
Obrigado
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

fcandidobr escreveu:Olá,

Estou com o mesmo problema de gravações com cortes descrito acima e quando isso acontece recebo um email de alarme de câmera offline. Quando vou buscar a gravação no período do alarme, vejo que antes de o alarme ser gerado a gravação já apresenta instabilidade com relação ao relógio, pois este começa a "acelerar" e pular alguns segundos até que realmente o problema acontece e perco aproximadamente uns 8 a 9 segundos de gravação por alarme gerado.
Está configurado apenas gravação regular.
As câmeras estão com a seguinte configuração:

* Stream principal
Resolução: 1080p
CBR: 2181 Kbps
FPS: 20

* Stream extra
Resolução: D1
CBR: 727 Kbps
FPS: 20

São 22 câmeras Citrox conectadas no NVD7032.

O fornecedor alega que os alarmes offline gerados são consequência de dois problemas:

1) Bufferização de processamento das imagens – Neste caso não existe perda de imagem e sim as imagens em buffer devido ao trafego da rede, ocorrendo um congelamento da imagem de visualização e após o processamento a imagem acelera como se estivesse adiantando a imagem. Neste caso não ha nenhuma perda e a gravação é feita sem corte nem bufferização da imagem. Porém pelo fato do congelamento chegar até 04 ou 05 segundos (dependendo do trafego) o NVR entende como perda de sinal e envia o e-mail.

2) Perda da conexão da rede – Neste caso o problema é ocasionado pela perda de pacote gerado na rede conforme identificamos, Não só perda de pacotes mas ruídos também que acabam afetando a rede num todo. Neste caso até na gravação se perde alguns segundos.

Pra mim faz sentido a perda de conexão da rede, mas não a bufferização de processamento das imagens.
Aguardo retorno.
Obrigado
Olá fcandidobr!

O "fornecedor" que se referiu seria a pessoa que lhe fez a venda das câmeras IP e do NVD, seria alguém do suporte técnico da fabricante dessas câmeras ou alguém de nosso suporte técnico? Pelo problema que nos descreveu, é bem provável que as câmeras estejam sim perdendo conexão com a rede e, com isso, parando de gravar por alguns segundos. Um teste interessante seria deixar o ping rodando para o IP das câmeras por alguns minutos ou horas (dependendo da frequência que o problema ocorre) para ver se no momento em que há a perda das gravações a câmera para de responder pelo IP ou se continua respondendo normalmente ao teste de ping.

Para fazer esse teste basta abrir o prompt de comando em um computador que estiver conectado na mesma rede que as câmeras IP e o NVD e digitar o comando ping -t [IP da câmera] (ex: ping -t 192.168.1.108). Apenas deixe o ping rodando por um tempo e depois veja o histórico do ping para conferir se houveram momentos em que a câmera perdeu conexão com a rede, o que justificaria o problema.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por fcandidobr »

Olá,

Quando menciono o fornecedor, quero dizer a pessoa que vendeu, instalou e dá a manutenção do sistema de câmeras do meu condomínio.
Segue um exemplo de alarme e em anexo o vídeo comprovando:

Alarme: Alarme Offline
Alarme no Canal No.: 14
 Horário do inicio do alarme(D/M/A H:M:S): 16/7/2016 17:11:29
Nome do dispositivo de alarme: NVR
End. IP DVR: 192.168.0.3

Alarme: Alarme Offline terminou
Alarme no Canal No.: 14  
Horário de término do alarme(D/M/A H:M:S): 16/7/2016 17:11:38
Nome do dispositivo de alarme: NVR
End. IP DVR: 192.168.0.3

Observe que o relógio "dá umas aceleradas" antes de realmente acontecer o problema de perda de conexão (offline) descrito no alarme. Isso pode estar relacionado ao sincronismo NTP dos gravadores e das câmeras??? Os gravadores estão sincronizados com o servidor b.ntp.br com tempo de atualização de 1 minuto. Não consegui checar a configuração de sincronismo nas câmeras.
Todas as câmeras e os gravadores possuem endereço IP estático.
O problema de fazer o teste do ping -t é que a perda de conexão entre as câmeras e os gravadores pode ocorrer a qualquer período do dia.
Aguardo retorno.
Obrigado.
Anexos
video.zip
Video exemplo alarme offline
(4.28 MiB) Baixado 581 vezes
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

fcandidobr escreveu:Olá,

Quando menciono o fornecedor, quero dizer a pessoa que vendeu, instalou e dá a manutenção do sistema de câmeras do meu condomínio.
Segue um exemplo de alarme e em anexo o vídeo comprovando:

Alarme: Alarme Offline
Alarme no Canal No.: 14
 Horário do inicio do alarme(D/M/A H:M:S): 16/7/2016 17:11:29
Nome do dispositivo de alarme: NVR
End. IP DVR: 192.168.0.3

Alarme: Alarme Offline terminou
Alarme no Canal No.: 14  
Horário de término do alarme(D/M/A H:M:S): 16/7/2016 17:11:38
Nome do dispositivo de alarme: NVR
End. IP DVR: 192.168.0.3

Observe que o relógio "dá umas aceleradas" antes de realmente acontecer o problema de perda de conexão (offline) descrito no alarme. Isso pode estar relacionado ao sincronismo NTP dos gravadores e das câmeras??? Os gravadores estão sincronizados com o servidor b.ntp.br com tempo de atualização de 1 minuto. Não consegui checar a configuração de sincronismo nas câmeras.
Todas as câmeras e os gravadores possuem endereço IP estático.
O problema de fazer o teste do ping -t é que a perda de conexão entre as câmeras e os gravadores pode ocorrer a qualquer período do dia.
Aguardo retorno.
Obrigado.
Agradecemos pelo vídeo fornecido, agora temos uma ideia melhor sobre o que realmente está acontecendo. De qualquer forma, é bem estranho que o problema esteja ocorrendo dessa forma, principalmente pelo fato de os dois casos mencionados neste post tratarem de câmeras Onvif de outro fabricante. Pode sim se tratar de alguma incompatibilidade entre o protocolo aplicado nessas câmeras com nosso gravador e caso realmente seja isso, não há nenhuma solução concreta que podemos fornecer no momento.

Entretanto, é notável que as câmeras estão perdendo comunicação com a rede e consequentemente perdendo a imagem no NVD, porém sem realizar o teste de ping -t que orientamos no e-mail anterior, fica muito difícil identificar se é isso mesmo ou não. O senhor chegou a conferir se os parâmetros de encoder dessas câmeras está configurado da mesma forma para o modo Regular e modo DM (caso possua)? Teria como confirmar também a questão do NTP na interface web das câmeras? É recomendado que seja utilizado nas câmeras o mesmo servidor NTP que utilizou no NVD.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por fcandidobr »

Olá,

O fornecedor diminuiu o bitrate do Stream Principal das câmeras de 2181 kbps para 1454 kbps e os alarmes offline pararam. Pra mim isso não é a solução!
Pelo jeito o problema é na nossa rede. A questão é que temos uma rede funcionando a 100 Mbps e com 22 câmeras. 22 x 2181 kbps = ~48 Mbps mais o Stream Extra 22 x 727 kbps = ~16Mbps. Tráfego de pico total = 64Mbps (as câmeras não ficam transmitindo a 2181 kbps a todo momento!).
Assim, a nossa rede não está aguentando um tráfego de 64Mbps!!!
Sobre o NTP, o fornecedor disse que os NVRs estavam sincronizando com o computador do SIM e este estava sincronizando com um servidor na internet. Ele disse que as câmeras estavam sincronizando com o os respectivos NVRs.
Estamos pensando em adquirir mais câmeras e me preocupa o fato da rede não aguentar um tráfego muito abaixo de 100Mbps.
Vou ter que fazer testes de vazão em cada segmento da rede e tentar detectar onde está o gargalo...
Obrigado.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

fcandidobr escreveu:Olá,

O fornecedor diminuiu o bitrate do Stream Principal das câmeras de 2181 kbps para 1454 kbps e os alarmes offline pararam. Pra mim isso não é a solução!
Pelo jeito o problema é na nossa rede. A questão é que temos uma rede funcionando a 100 Mbps e com 22 câmeras. 22 x 2181 kbps = ~48 Mbps mais o Stream Extra 22 x 727 kbps = ~16Mbps. Tráfego de pico total = 64Mbps (as câmeras não ficam transmitindo a 2181 kbps a todo momento!).
Assim, a nossa rede não está aguentando um tráfego de 64Mbps!!!
Sobre o NTP, o fornecedor disse que os NVRs estavam sincronizando com o computador do SIM e este estava sincronizando com um servidor na internet. Ele disse que as câmeras estavam sincronizando com o os respectivos NVRs.
Estamos pensando em adquirir mais câmeras e me preocupa o fato da rede não aguentar um tráfego muito abaixo de 100Mbps.
Vou ter que fazer testes de vazão em cada segmento da rede e tentar detectar onde está o gargalo...
Obrigado.
Um teste que poderia fazer seria desconectar algumas câmeras dessa rede, mantendo o bit rate de 2181 Kbps, para diminuir o tráfego geral do sistema. Deixe apenas metade das câmeras conectadas por exemplo para verificar se o problema é mesmo com o tráfego da rede ou se é individual com as câmeras.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por fcandidobr »

Pedirei ao fornecedor pra realizar os testes.
Muito obrigado pela ajuda!
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Re: Gravações com cortes

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fcandidobr escreveu:Pedirei ao fornecedor pra realizar os testes.
Muito obrigado pela ajuda!
De nada, sempre que precisar estaremos à disposição! :)
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por inviara »

Fiz a verificação coloquei tudo igual no ENCODER, resolução, taxa de frames e bit rate. Nas cÂmeras também. Fiz a mudança na opção de ARMAZENAMENTO, que estava em regular, coloquei em DM e depois em ALARME, voltei no ENCODER e permaneceu todas as opções da mesma forma. Creio que foi isso que você solicitou. Nas cÂmeras tem a opção de de Stream Principal e Fluxo Sub. Porém em Fluxo Sub, não tem como deixar as configurações iguais as do Stream Principal. Mas em todas as câmeras no Stream PRincipal e no NVD as configurações estão todas iguais. Vou averiguar as gravações e acompanhar.
Aproveitando esse tópico, não sei se pode me orientar sobre outro problema que apresenta nesse NVD, ele está enviando constantemente mensagem para meu e-mail de HD cheio, e na tela principal na barra de informações que aparece na parte inferior, no desenho do HD aparece um triangulo com ponto de exclamação, ao clicar nele vou para opção dos HD´s, tenho 2 HD´s de 4 TB cada da Western Digital Purple. No status aparece regular e no Espaço Livre/Total, aparece 0,00
Os HD´s estão conectados no SATA 4 e 8, pode ser algum problema? Estou perdendo informações?
Outro problema que ocorreu hoje, foi a de que recebi a informação que meu DDNS expirou e devo criar outro. Como tenho acesso remoto de outros servidores nesse DDNS que possuo é complicado alterar. Não tenho outra alternativa?
Desde já agradeço a atenção.
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Re: Gravações com cortes

Mensagem por IntelbrasCFTV »

inviara escreveu:Fiz a verificação coloquei tudo igual no ENCODER, resolução, taxa de frames e bit rate. Nas cÂmeras também. Fiz a mudança na opção de ARMAZENAMENTO, que estava em regular, coloquei em DM e depois em ALARME, voltei no ENCODER e permaneceu todas as opções da mesma forma. Creio que foi isso que você solicitou. Nas cÂmeras tem a opção de de Stream Principal e Fluxo Sub. Porém em Fluxo Sub, não tem como deixar as configurações iguais as do Stream Principal. Mas em todas as câmeras no Stream PRincipal e no NVD as configurações estão todas iguais. Vou averiguar as gravações e acompanhar.
Aproveitando esse tópico, não sei se pode me orientar sobre outro problema que apresenta nesse NVD, ele está enviando constantemente mensagem para meu e-mail de HD cheio, e na tela principal na barra de informações que aparece na parte inferior, no desenho do HD aparece um triangulo com ponto de exclamação, ao clicar nele vou para opção dos HD´s, tenho 2 HD´s de 4 TB cada da Western Digital Purple. No status aparece regular e no Espaço Livre/Total, aparece 0,00
Os HD´s estão conectados no SATA 4 e 8, pode ser algum problema? Estou perdendo informações?
Outro problema que ocorreu hoje, foi a de que recebi a informação que meu DDNS expirou e devo criar outro. Como tenho acesso remoto de outros servidores nesse DDNS que possuo é complicado alterar. Não tenho outra alternativa?
Desde já agradeço a atenção.
Agradecemos pela atualização do caso.

Referente aos outros questionamentos, pelo que conseguimos entender, os HD's já estão completamente cheios e o senhor está recebendo e-mails de alerta informando que o HD está cheio, é isso? O senhor chegou a configurar o NVD para sobrepor as gravações quando os HD's estiverem sem espaço ou para parar a gravação? Isso porque, caso tenha configurado para sobrepor, ficará recebendo esses e-mails de forma contínua, uma vez que os HD's sempre estarão cheios, apenas substituindo gravações mais antigas por mais recentes. O ideal seria apenas deixar a opção de alerta por e-mail habilitada quando o equipamento está configurado para parar a gravação, dessa forma receberia apenas um alerta para se atentar e trocar o HD do equipamento ou fazer o backup das gravações para liberar espaço no HD.

Quanto ao DDNS, o que pode ter acontecido é que não foi feita a confirmação desse domínio no link enviado por e-mail, fazendo com que ele expirasse após 30 dias. O senhor chegou a receber o link de confirmação por e-mail e confirmou o domínio? De qualquer forma, caso o domínio ainda não esteja sendo utilizado em nenhum outro gravador, o que o senhor pode fazer é apenas trocar o domínio para outro qualquer (ex: meudominio2016), salvar as configurações e depois retornar ao domínio original (ex: meudominio) para que possa continuar utilizando o domínio antigo.

Caso tenha problemas ao receber o link de confirmação, favor nos informar.
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