Interface ITC4000i - pessoa não ouve

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
fpocci
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:43
Contato:

Interface ITC4000i - pessoa não ouve

Mensagem por fpocci »

Caros, uma central Impacta 68i ETH (v. 03.20.11) está com 3 interfaces para celular ITC4000i (v. 0902) devidamente configurada.

Estamos notando um problema ao efetuar ligações onde a pessoa que recebeu a chamada não consegue ouvir a voz de quem ligou, porém quem ligou ouve perfeitamente a voz de quem efetuou a ligação. A cada 4 chamadas em metade delas acontece o problema citado.

Já está ativada a calibração automática da hibrida.

Abaixo dados de um juntor ligado na Interface:

Bloqueio de chamada sainte = Falso
Bloqueio urgente para sainte = Falso
Bloqueio de chamada entrante = Falso
Bloqueio urgente para entrante = Falso
Sinalização de progresso da chamada = ANATEL/ITU.T
Detectar tom de chamada =
Discar mesmo sem detectar tom de linha (após flash na linha) = Verdadeiro
Discar mesmo sem detectar tom de linha = Verdadeiro
Monitoração de linha conectada = Verdadeiro
Tipo de atendimento = Sem Sinalização
Atender durante ring ativo = Verdadeiro
Tipo de discagem = DTMF
Tipo de identificação = Padrão DTMF
Ignora primeiro toque do ringue ao identificar chamada = Falso
Calibração automática da híbrida = Verdadeiro
Recalibrar diariamente a híbrida = Verdadeiro
Impedância = 9000 (linha curta)
Tx offset = 1
Rx offset= 0
Tx caller id DTMF = 0
Tx caller id FSK = 0
Rx offset - discagem = 0


Estado da calibração das interfaces de celular:

8905 = -10.414db
8906 = -10.445db
8907 = -10.874db

As três interfaces estão com bom nivel de sinal, indicador praticamente cheio.

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Interface ITC4000i - pessoa não ouve

Mensagem por IntelbrasTelecom »

fpocci escreveu:Caros, uma central Impacta 68i ETH (v. 03.20.11) está com 3 interfaces para celular ITC4000i (v. 0902) devidamente configurada.

Estamos notando um problema ao efetuar ligações onde a pessoa que recebeu a chamada não consegue ouvir a voz de quem ligou, porém quem ligou ouve perfeitamente a voz de quem efetuou a ligação. A cada 4 chamadas em metade delas acontece o problema citado.

Já está ativada a calibração automática da hibrida.

Abaixo dados de um juntor ligado na Interface:

Bloqueio de chamada sainte = Falso
Bloqueio urgente para sainte = Falso
Bloqueio de chamada entrante = Falso
Bloqueio urgente para entrante = Falso
Sinalização de progresso da chamada = ANATEL/ITU.T
Detectar tom de chamada =
Discar mesmo sem detectar tom de linha (após flash na linha) = Verdadeiro
Discar mesmo sem detectar tom de linha = Verdadeiro
Monitoração de linha conectada = Verdadeiro
Tipo de atendimento = Sem Sinalização
Atender durante ring ativo = Verdadeiro
Tipo de discagem = DTMF
Tipo de identificação = Padrão DTMF
Ignora primeiro toque do ringue ao identificar chamada = Falso
Calibração automática da híbrida = Verdadeiro
Recalibrar diariamente a híbrida = Verdadeiro
Impedância = 9000 (linha curta)
Tx offset = 1
Rx offset= 0
Tx caller id DTMF = 0
Tx caller id FSK = 0
Rx offset - discagem = 0


Estado da calibração das interfaces de celular:

8905 = -10.414db
8906 = -10.445db
8907 = -10.874db

As três interfaces estão com bom nivel de sinal, indicador praticamente cheio.

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Olá fpocci

como o problema acontece com frequência, por favor retire uma ou mais interfaces da central e realize um testes realizando ligações com um terminal analógico conectado diretamente nela, assim conseguimos isolar o problema, se é na central ou na interface GSM.
Na central é possível realizar teste nos juntores analógicos também, basta interligar uma posição de ramal analógico em uma posição de juntor da central. Em outro ramal da central efetue uma ligação para este está interligado e a ligação tocará no ramal atendedor deste juntor.
Ainda não temos registro de problemas similares na central, na interface o problema pode ocorrer devido a sinal ou alguma característica da sinalização da operadora, mas devemos caracterizar.

Se preferir, entre em contato com o nosso suporte para que possamos caracterizar o problema e auxilia-lo nos testes.
http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico-
Avatar do usuário
fpocci
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:43
Contato:

Re: Interface ITC4000i - pessoa não ouve

Mensagem por fpocci »

Boa tarde suporte, obrigado pelo retorno.

Hoje na parte da tarde fiz justamente este teste, ligando um terminal telefonico direto na saida da Interface, sem passar pela central do PABX. Foi então que percebi que o problema persiste, logo concluí que nada tem a ver com o PABX.

Numa situação de teste, com o indicador de sinal cheio, fiz ligação direto da interface para um outro numero celular. O problema ocorreu, sendo que eu ouvia o que era falado mas a minha voz não saia no aparelho celular de destino.

Fiz algumas simulações através do programador (habilitando/desabilitando a opção Ocultar ID, impedância,etc), e o problema persistiu. Neste momento o sinal estava em -83db.

De repente, sem reiniciar a interface, na outra ligação que fiz funcionou normalmente.

Agora de pouco peguei o mesmo problema em outra interface, sendo que do nada também voltou a funcionar. Lembrando que todos estes testes foram feitos com o terminal telefonico conectado direto na interface.

O último teste que fiz foi desconectar a antena, onde o nivel de sinal chegou a -103db, fiz alguns testes e o problema não apareceu durante estes testes. Atualmente utilizamos os chips da Vivo.

Por fim, peguei um chip da Claro, sabidamente o sinal é fraco em nosso local. Com esse chip eu consegui "receber" ligação. Ao tentar efetuar ligação, o mesmo dava sinal de ocupado. O sinal oscilava entre 1 e 2 barras. Não entendi o porque não consegui efetuar ligação com este chip, somente receber.

Estou tentando chegar numa lógica que possa indicar o problema. Amanhã vou efetuar um teste deixando as interfaces operando somente na bateria interna, para ver se pode haver alguma interferência elétrica, apesar que todas as tomadas do CPD são aterradas e ligadas em um No-break central.

Se puder me enviar algum teste, estou à disposição.

Atenciosamente,
Fabricio.
Avatar do usuário
IntelbrasTelecom
Administrador
Mensagens: 1906
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:49

Re: Interface ITC4000i - pessoa não ouve

Mensagem por IntelbrasTelecom »

fpocci escreveu:Boa tarde suporte, obrigado pelo retorno.

Hoje na parte da tarde fiz justamente este teste, ligando um terminal telefonico direto na saida da Interface, sem passar pela central do PABX. Foi então que percebi que o problema persiste, logo concluí que nada tem a ver com o PABX.

Numa situação de teste, com o indicador de sinal cheio, fiz ligação direto da interface para um outro numero celular. O problema ocorreu, sendo que eu ouvia o que era falado mas a minha voz não saia no aparelho celular de destino.

Fiz algumas simulações através do programador (habilitando/desabilitando a opção Ocultar ID, impedância,etc), e o problema persistiu. Neste momento o sinal estava em -83db.

De repente, sem reiniciar a interface, na outra ligação que fiz funcionou normalmente.

Agora de pouco peguei o mesmo problema em outra interface, sendo que do nada também voltou a funcionar. Lembrando que todos estes testes foram feitos com o terminal telefonico conectado direto na interface.

O último teste que fiz foi desconectar a antena, onde o nivel de sinal chegou a -103db, fiz alguns testes e o problema não apareceu durante estes testes. Atualmente utilizamos os chips da Vivo.

Por fim, peguei um chip da Claro, sabidamente o sinal é fraco em nosso local. Com esse chip eu consegui "receber" ligação. Ao tentar efetuar ligação, o mesmo dava sinal de ocupado. O sinal oscilava entre 1 e 2 barras. Não entendi o porque não consegui efetuar ligação com este chip, somente receber.

Estou tentando chegar numa lógica que possa indicar o problema. Amanhã vou efetuar um teste deixando as interfaces operando somente na bateria interna, para ver se pode haver alguma interferência elétrica, apesar que todas as tomadas do CPD são aterradas e ligadas em um No-break central.

Se puder me enviar algum teste, estou à disposição.

Atenciosamente,
Fabricio.

Perfeito Fabricio

realize os testes com a facilidade "Ocultar ID" desabilitada, principalmente com a operadora Claro. Acredito que assim você poderá realizar ligações.
Você está usando uma antena externa ou a antena que acompanha a interface? O ideal é que o sinal esteja entre -81.5 e 0 dBm e não menos que -83 e -89 dBm, ou seja, quanto mais próximo de -81 dBm excelente.

Através do programador é possível verificar a versão, consulte no link abaixo a versão disponível no site, se a sua é diferente, realize a atualização do produto seguindo as dicas do vídeo tutorial:

http://www.intelbras.com.br/empresarial ... itc-4000-i

Responder

Voltar para “ITC 4000i”