Firmware 8.4 família WOM 5A. - Fórum Intelbras

Firmware 8.4 família WOM 5A.

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 20 Ago 2018, 14:40

Caros parceiros do Fórum Intelbras,


Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.

Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*

Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.

* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
romulootavio006
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Out 2017, 09:22

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor romulootavio006 » 21 Ago 2018, 11:50

Olá intelbras, estou passando por alguns problemas com essa nova família WOM 5A, mais precisamente com a WOM 5A MIMO. Nós aqui do provedor no qual eu presto serviços sempre utilizamos cpe da intelbras(wom5000, wom5000i, wom5000mimo) e nunca tivemos grandes problemas, porém desde o começo do ano começamos a implantar as WOM 5A, e começaram a aparecer diversos problemas. Alguns ja foram solucionados com a novas versão e com explicações nos fóruns, porém um dos mais graves ainda não foi solucionado(inclusive com essa nova versão 8.4) que a questão do CCQ e o THROUGHPUT, que são muito inferiores se comparados as WOM5000. Isso está nos dando muitas dores de cabeça, antes tínhamos um politica de qualidade nos clientes onde conseguíamos manter a taxa media de ccq em 98% e sinais abaixo de -65 nos aps, hoje em dia isso não esta sendo mais possível. Peço que por gentileza verifiquem essa parte nas próximas atualizações de Firmwares, pois se não for resolvido, provavelmente não iremos conseguir trabalhar mais com essas antenas.

Desde ja grato pela atenção.
wfsnet
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 23 Mar 2018, 10:42

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor wfsnet » 21 Ago 2018, 12:32

romulootavio006 escreveu:Olá intelbras, estou passando por alguns problemas com essa nova família WOM 5A, mais precisamente com a WOM 5A MIMO. Nós aqui do provedor no qual eu presto serviços sempre utilizamos cpe da intelbras(wom5000, wom5000i, wom5000mimo) e nunca tivemos grandes problemas, porém desde o começo do ano começamos a implantar as WOM 5A, e começaram a aparecer diversos problemas. Alguns ja foram solucionados com a novas versão e com explicações nos fóruns, porém um dos mais graves ainda não foi solucionado(inclusive com essa nova versão 8.4) que a questão do CCQ e o THROUGHPUT, que são muito inferiores se comparados as WOM5000. Isso está nos dando muitas dores de cabeça, antes tínhamos um politica de qualidade nos clientes onde conseguíamos manter a taxa media de ccq em 98% e sinais abaixo de -65 nos aps, hoje em dia isso não esta sendo mais possível. Peço que por gentileza verifiquem essa parte nas próximas atualizações de Firmwares, pois se não for resolvido, provavelmente não iremos conseguir trabalhar mais com essas antenas.

Desde ja grato pela atenção.


Infelizmente vc e a grande maioria dos provedores que usam intelbras estão passando por essa situação, pois, com a WOM 5000 eu tinha tranquilidade e qualidade aí veio a WOM 5A para acabar com tudo, fora o painel 5a 90 que derruba os clientes.

A saída vai ser migrar de marca aos poucos, infelizmente
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 21 Ago 2018, 13:21

romulootavio006 escreveu:Olá intelbras, estou passando por alguns problemas com essa nova família WOM 5A, mais precisamente com a WOM 5A MIMO. Nós aqui do provedor no qual eu presto serviços sempre utilizamos cpe da intelbras(wom5000, wom5000i, wom5000mimo) e nunca tivemos grandes problemas, porém desde o começo do ano começamos a implantar as WOM 5A, e começaram a aparecer diversos problemas. Alguns ja foram solucionados com a novas versão e com explicações nos fóruns, porém um dos mais graves ainda não foi solucionado(inclusive com essa nova versão 8.4) que a questão do CCQ e o THROUGHPUT, que são muito inferiores se comparados as WOM5000. Isso está nos dando muitas dores de cabeça, antes tínhamos um politica de qualidade nos clientes onde conseguíamos manter a taxa media de ccq em 98% e sinais abaixo de -65 nos aps, hoje em dia isso não esta sendo mais possível. Peço que por gentileza verifiquem essa parte nas próximas atualizações de Firmwares, pois se não for resolvido, provavelmente não iremos conseguir trabalhar mais com essas antenas.

Desde ja grato pela atenção.


Olá romulootavio006,

Vamos usar um dos rádios em que você está encontrando dificuldades como parâmetro para as perguntas a seguir.
Qual o modelo do AP?
Qual a potência configurada no AP e no cliente?
Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?
Qual a distância entre os dois equipamentos?
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
romulootavio006
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Out 2017, 09:22

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor romulootavio006 » 22 Ago 2018, 10:23

IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,


Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.

Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*

Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.

* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.





Qual o modelo do AP?

Mikrotik Routerboard Sxt

Qual a potência configurada no AP e no cliente?

A potencia que usamos no AP e de 30dbm, no cliente deixamos no maximo 28dbm

Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?

O Exemplo que irei usar e de um cliente com total visada, se nenhuma obstrução na Zona de Fresnel. O sinal do mesmo no ap está -41 e no cliente está -37, porem o ccq no ap e de 50%

Qual a distância entre os dois equipamentos?

100 metros
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 22 Ago 2018, 12:04

romulootavio006 escreveu:
IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,


Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.

Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*

Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.

* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.





Qual o modelo do AP?

Mikrotik Routerboard Sxt

Qual a potência configurada no AP e no cliente?

A potencia que usamos no AP e de 30dbm, no cliente deixamos no maximo 28dbm

Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?

O Exemplo que irei usar e de um cliente com total visada, se nenhuma obstrução na Zona de Fresnel. O sinal do mesmo no ap está -41 e no cliente está -37, porem o ccq no ap e de 50%

Qual a distância entre os dois equipamentos?

100 metros


Olá romulootavio006,

A potência configurada está muito alta para uma distância de 100 metros, outro ponto é o sinal mostrado no cliente, com suas configurações o sinal teria que ser de no mínimo 28 dBm, neste caso existe um desalinhamento dos rádios e caso estivessem alinhados, devido a este sinal o sinal estaria saturado.

Temos um vídeo que mostra algumas dicas para se obter melhor desempenho em provedores de internet via rádio.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
romulootavio006
Registrado
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Out 2017, 09:22

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor romulootavio006 » 22 Ago 2018, 14:35

IntelbrasRedes escreveu:
romulootavio006 escreveu:
IntelbrasRedes escreveu:Caros parceiros do Fórum Intelbras,


Estamos disponibilizando o novo firmware 8.4 da família WOM 5A.

Melhorias:
» Alterado exemplos do menu Serviços -> Comandos do Sistema;
» Removido o checkbox WDS e deixado por padrão "Cliente WDS", pois o produto não atua como auto-WDS;
» Criado opção "Monitor PPPoE" no menu Wireless -> Avançado.*

Questões Resolvidas:
» Não conecta quando SSID possui dois espaços seguidos entre duas palavras;
» Não permite apagar o script pessoal;
» Quedas de conexão PPPoE utilizando criptografia MPPE;
» Não apresenta botões de "reset" e "salvar" na página de Script Pessoal;
» Script Pessoal não está sendo salvo;
» Inacessível através do AP quando conectado em bridge com WDS.
» PPPoE não conecta quando RB está abaixo de WOM 5A no modo cliente bridge.

* Reinicia interface Wireless quando a conexão PPPoE é perdida.





Qual o modelo do AP?

Mikrotik Routerboard Sxt

Qual a potência configurada no AP e no cliente?

A potencia que usamos no AP e de 30dbm, no cliente deixamos no maximo 28dbm

Qual o sinal é apresentado no AP e no cliente?

O Exemplo que irei usar e de um cliente com total visada, se nenhuma obstrução na Zona de Fresnel. O sinal do mesmo no ap está -41 e no cliente está -37, porem o ccq no ap e de 50%

Qual a distância entre os dois equipamentos?

100 metros


Olá romulootavio006,

A potência configurada está muito alta para uma distância de 100 metros, outro ponto é o sinal mostrado no cliente, com suas configurações o sinal teria que ser de no mínimo 28 dBm, neste caso existe um desalinhamento dos rádios e caso estivessem alinhados, devido a este sinal o sinal estaria saturado.

Temos um vídeo que mostra algumas dicas para se obter melhor desempenho em provedores de internet via rádio.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM


OK, entendo que a potencia pode estar interferindo o ccq, porem se eu abaixar a potencia como vou atender os clientes mais distantes? outro ponto no caso de eu trocar essa antena por uma wom 5000 mimo o problema e solucionado, isso ja contradiz a tese que e a potencia do ap está saturando o sinal, ja fiz testes diminuindo a potencia do cliente porém não mudou muita coisa
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 22 Ago 2018, 15:18

romulootavio006 escreveu:

Olá romulootavio006,

A potência configurada está muito alta para uma distância de 100 metros, outro ponto é o sinal mostrado no cliente, com suas configurações o sinal teria que ser de no mínimo 28 dBm, neste caso existe um desalinhamento dos rádios e caso estivessem alinhados, devido a este sinal o sinal estaria saturado.

Temos um vídeo que mostra algumas dicas para se obter melhor desempenho em provedores de internet via rádio.
https://www.youtube.com/watch?v=ZXfb_X9Y3TM

OK, entendo que a potencia pode estar interferindo o ccq, porem se eu abaixar a potencia como vou atender os clientes mais distantes? outro ponto no caso de eu trocar essa antena por uma wom 5000 mimo o problema e solucionado, isso ja contradiz a tese que e a potencia do ap está saturando o sinal, ja fiz testes diminuindo a potencia do cliente porém não mudou muita coisa


Olá romulootavio006,

Há de se encontrar um equilíbrio entre o sinal do primeiro e ultimo cliente quando ser trata de enlaces via rádio, sabe dizer o modelo e distância do ultimo cliente?
Sobre a questão do WOM 5A MiMo e WOM 5A SiSo, o que muda é o modo de transmissão (MiMo ou SiSo) e a modulação, que no SiSo vai até o MCS 8 enquanto no MiMo vai até MCS 15, a nível de potência e ganho de antena os dois rádios são iguais.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Enoque00
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Mar 2018, 13:05

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor Enoque00 » 23 Ago 2018, 17:07

Também tive muita dificuldade com esse wom 5a mimo, ja fizeram contato comigo e fizemos alguns ajustes e melhorou, pelo menos esta dando pra trabalhar com eles, mais não tem comparação com o mimo antigo de 14 dbi.
Um problema que ele tem que pensei que ia resolver agora e site survey, muito lento local e remoto nem funciona, são coisas que da pra ir trabalhando mais deixa agente chateado.
Aqui ja tenho uns mimo do antigo de reserva, começou da problema no cliente já vamos la troca pelo antigo ja resolve.
Avatar do usuário
PAZINI
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Dez 2015, 10:41

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor PAZINI » 24 Ago 2018, 09:19

Boa dia galera estou usando WOM 5A MIMO conectada em painéis APC 5M 90 e 90+ sem nenhum problema. Painel APC 5A 90 ainda não testei se a intelbras quiser mandar um para teste... :D
thiagomanga
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2018, 20:30

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor thiagomanga » 27 Ago 2018, 20:37

cpe wom 5a minha agreguei 120 megas nao chega nem a 10 megas ´-65 media o que pode ser atualizei elas e nada fiz link ponto a ao ponto b poderiao me dar uma ajuda
thiagomanga
Registrado
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2018, 20:30

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor thiagomanga » 27 Ago 2018, 20:38

opa estao em brigde elas
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 28 Ago 2018, 08:05

thiagomanga escreveu:cpe wom 5a minha agreguei 120 megas nao chega nem a 10 megas ´-65 media o que pode ser atualizei elas e nada fiz link ponto a ao ponto b poderiao me dar uma ajuda


Olá thiagomanga,

Qual a distância entre os dois rádios e qual a potência configurada em ambos?
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
tvdocumbe
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2014, 01:24
Contato:

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor tvdocumbe » 30 Ago 2018, 22:26

quanto ao problema de travar depois de 02 dias e so voltar quando tira da energia,,,,nao adiante reiniciar.....foi resolvido???
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 31 Ago 2018, 11:53

tvdocumbe escreveu:quanto ao problema de travar depois de 02 dias e so voltar quando tira da energia,,,,nao adiante reiniciar.....foi resolvido???


Olá tvdocumbe,

Não temos relatos desse tipo de problema.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
marcospaulo205
Registrado
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Set 2018, 23:01

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor marcospaulo205 » 09 Set 2018, 23:34

boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 10 Set 2018, 08:56

marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem


Olá marcospaulo205,

Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
marcospaulo205
Registrado
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Set 2018, 23:01

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor marcospaulo205 » 10 Set 2018, 11:39

IntelbrasRedes escreveu:
marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem


Olá marcospaulo205,

Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.

qualquer horario
marcos paulo
31 999991605
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 10 Set 2018, 14:02

marcospaulo205 escreveu:
IntelbrasRedes escreveu:
marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem


Olá marcospaulo205,

Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.

qualquer horario
marcos paulo
31 999991605


Contato solicitado!
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br
Avatar do usuário
IntelbrasRedes
Administrador
Mensagens: 2316
Registrado em: 22 Mai 2015, 09:04

Re: Firmware 8.4 família WOM 5A.

Mensagempor IntelbrasRedes » 13 Set 2018, 16:20

marcospaulo205 escreveu:
IntelbrasRedes escreveu:
marcospaulo205 escreveu:boa noite, estou tendo problemas com wom 5A travando a lan so volta funcionar retirando a energia
nao adianta reiniciar remotamente com a Firmware 8.4 porem os que estao na versao 8.1 estao funcionando bem


Olá marcospaulo205,

Por gentileza nos informe um número de telefone, seu nome e o melhor horário para entrarmos em contato.

qualquer horario
marcos paulo
31 999991605


Olá marcospaulo205,

Efetuamos 3 tentativas de contato ontem e 2 hoje, sem sucesso, teria um horário mais propicio para ligarmos?
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br

Voltar para “Família WOM”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante