A função VLAN do SF 800 V protege de snfifer de rede e ataque Man-in-the-Middle? - Fórum Intelbras

A função VLAN do SF 800 V protege de snfifer de rede e ataque Man-in-the-Middle?

Moderadores: SuporteIntelbras, Moderador

MoboMobo
Membro

A função VLAN do SF 800 V protege de snfifer de rede e ataque Man-in-the-Middle?

Mensagempor MoboMobo » 01 Dez 2015, 22:46

Pretendo comprar Switch SF 800 V apenas por um motivo: proteger os computadores da rede A dos computadores da rede B, que tenho aqui, contra sniffer de rede (Wireshark)e ataque tipo Man-in-the-Middle.

Pelo que pesquisei e entendi, a criação de Vlans é que protege desse tipo de situação em teoria. E pelo que eu entendi sobre Vlans e pelo que eu li na descrição do produto e em seu manual, http://www.intelbras.com.br/sites/defau ... _800_v.pdf parece que sim, o SF 800 V protege contra sniffer de rede, já que com a função VLAN não há comunicações entre as portas, com exceção de uma.

Eu vi a descrição do SF 800 aqui: http://www.intelbras.com.br/empresarial ... f-800-vlan e lá consta:

Sua função VLAN fixa permite a segmentação da rede por VLANs, o que impede que um computador conectado ao switch acesse outro, já que as portas são tratadas como redes independentes. Isso garante mais segurança e privacidade aos usuários conectados.

Essa segurança e privacidade se dá contra sniffer (wireshark) e ataque como Man-in-the-Middle (https://blog.kaspersky.com.br/what-is-a ... ttack/462/ ) ??

O modelo SF 800 é igual ao SF 800V nesse aspecto? Qual a diferença? Eu achei o SF 800V para comprar e pretendia comprá-lo por causa do preço dessa função de Vlans, que no meu entendimento impede sniffer de redes. Já tenho roteadores aqui e eu queria colocá-los depois do SF 800 V, como mostra a imagem:

Imagem

Dessa forma, se eu ligar o modem, Switch e os dois roteadores para as duas redes que tenho, os clientes conectados no roteador A não conseguirão sniffar os pacotes da rede B? Bem como não conseguirão utilizar o ataque Man-in-the-Middle? E pelo esquema mostrado, ambos os clientes da rede A e B conseguirão ter acesso a internet? Eu posso comprar seguramente esse Switch e ele vai isolar e proteger a rede A da rede B e vice versa e ainda permitir o acesso a internet?
MoboMobo
Membro

Re: A função VLAN do SF 800 V protege de snfifer de rede e ataque Man-in-the-Middle?

Mensagempor MoboMobo » 07 Dez 2015, 11:09

E qual a diferença entre o SF 800 V para o SF 800 Vlan?
SuporteIntelbras
Administrador
Contato:

Re: A função VLAN do SF 800 V protege de snfifer de rede e ataque Man-in-the-Middle?

Mensagempor SuporteIntelbras » 10 Dez 2015, 11:29

MoboMobo escreveu:E qual a diferença entre o SF 800 V para o SF 800 Vlan?

Bom dia MoboMobo,

Sim, ambos os switches SF800V ou SF800 VLAN irão impedir a captura de pacotes e ataques entre as redes A e B, o SF800V já não está mais em linha e o SF800VLAN veio para substituí-lo. Na prática, a diferença entre eles é basicamente a porta de UPlink, no SF800V o seu modem deverá ser conectado na porta 8 enquanto no SF800VLAN o seu modem deverá ser conectado na porta 1.
Nos colocamos a disposição.

--
Suporte Técnico Intelbras
(48) 2106-0006
Chat: www.intelbras.com.br/suporte.php
suporte@intelbras.com.br

Este é o seu espaço para se conectar com outros e compartilhar conhecimento.
Acesse: forum.intelbras.com.br

Voltar para “SF 800 V - Switch 8 Portas Fast Ethernet VLAN + PoE”