Página 1 de 1

Taxas altas de ICMP

Enviado: 22 Jul 2019, 16:22
por sergioneves
Boa tarde.

Nossa rede possui mais de 20 switches 2404 MR e sempre funcionaram perfeitamente. O acesso a eles é extremamente rápido e baixíssimas taxas de ICMP.

Recentemente, adquirimos 10 2404 MR L2+ e percebi que ele não tem o mesmo desempenho em se tratando de acesso ao console web. Estou utilizando o Zabbix pra monitoramento e percebi taxas bem altas de ICMP.

Vejam alguns exemplos:

Imagem

Todos os que estão acima de 1ms, são do modelo L2+.
Tentei ativar alguns recursos de segurança, mas não surtiu efeito. O pior deles é o primeiro, onde eu tenho 4 fibras via Gbic.

Sabem dizer o que pode ser?

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 26 Jul 2019, 15:28
por IntelbrasRedes
sergioneves escreveu:Boa tarde.

Nossa rede possui mais de 20 switches 2404 MR e sempre funcionaram perfeitamente. O acesso a eles é extremamente rápido e baixíssimas taxas de ICMP.

Recentemente, adquirimos 10 2404 MR L2+ e percebi que ele não tem o mesmo desempenho em se tratando de acesso ao console web. Estou utilizando o Zabbix pra monitoramento e percebi taxas bem altas de ICMP.

Vejam alguns exemplos:

Imagem

Todos os que estão acima de 1ms, são do modelo L2+.
Tentei ativar alguns recursos de segurança, mas não surtiu efeito. O pior deles é o primeiro, onde eu tenho 4 fibras via Gbic.

Sabem dizer o que pode ser?


Olá sergioneves,

Esse ping foi feito para o switch ou para um equipamento abaixo dele?

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 26 Jul 2019, 16:37
por sergioneves
Diretamente aos switches.

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 29 Jul 2019, 10:48
por sergioneves
Bom dia.

Hoje, novamente, perdi acesso a um desses switches. Não respondia ao ping. Como se estivesse sem rede, mas tudo que estava conectado nele, estava funcionando. Dei um reset nele e pronto, já voltou ao normal novamente. Com acesso via web normalizado.
Quer dizer, é como se depois de alguns dias ligado, ele simplesmente morresse. Não faz sentido isso.

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 29 Jul 2019, 16:19
por IntelbrasRedes
sergioneves escreveu:Bom dia.

Hoje, novamente, perdi acesso a um desses switches. Não respondia ao ping. Como se estivesse sem rede, mas tudo que estava conectado nele, estava funcionando. Dei um reset nele e pronto, já voltou ao normal novamente. Com acesso via web normalizado.
Quer dizer, é como se depois de alguns dias ligado, ele simplesmente morresse. Não faz sentido isso.


Olá sergioneves,

Por gentileza nos informe seu nome e um número de telefone para podermos acompanhar melhor o seu caso.

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 31 Jul 2019, 09:56
por sergioneves
Olá.
Posso enviar pelo e-Mail suporte@intelbras.com.br ou possuem algum outro?

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 07 Ago 2019, 16:08
por IntelbrasRedes
sergioneves escreveu:Olá.
Posso enviar pelo e-Mail suporte@intelbras.com.br ou possuem algum outro?


Olá sergioneves,

Pode mandar por mensagem privada aqui no fórum.

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 08 Ago 2019, 11:41
por sergioneves
Bom dia.

Devido aos sintomas que citei e também porque no último domingo, um desses switches que citei simplesmente parou de responder, atualizei o firmware de todos os que estavam desatualizados.

Não sei dizer exatamente se era esse o problema (teoricamente, não deveria), mas surtiu muito efeito.
Veja abaixo, como o tempo de resposta deles melhorou absurdamente e agora eu consigo acessar o console web sem maiores problemas. Ainda considero esse acesso web mais lento do que a versão anterior dele (a versão não L2), mas acredito que isso seja também em virtude das informações que ele exibe e ter tanta coisa em flash na tela.

Imagem

Bom, por enquanto, vamos deixar assim e ir monitorando. Qualquer coisa, reporto aqui.

Obrigado.
[]s

Re: Taxas altas de ICMP

Enviado: 17 Set 2019, 10:07
por sergioneves
Bom dia.

Ainda sobre essa versão do 2404. Alguém conseguiu monitorar a velocidade das portas via SNMP pelo Zabbix ?
Eu consegui adicionar, mas ele só consegue pegar as informações básicas de ping. Na descoberta de rede das portas, ele reporta o alerta: Cannot accurately apply filter: no value received for macro "{#IFNAME}".

Já na versão anterior (2404), eu consigo monitorar tudo sem maiores problemas.

Caso alguém saiba de algo, dá uma ajuda aí.
o/